Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: HAL_9000Acha mesmo que existe algum exército de algum país que tenha interesse na nossa ZEE que tenha medo da "arma submarina" portuguesa? Nós temos um exército de faz de conta, felizmente vivemos em paz.

Em termos estrategicos :
    Portugal como pais pequeno e " pobre" nao pode ter forcas armadas para vencer um exercito como o Espanhol , tal é impossível .
    Tem sim de ter umas forcas armadas que apesar de nao conseguirem vencer numa " guerra total" possam isso sim infligir pesadas baixas na forca inimiga , diminuido a moral , retirando apoio da opiniao publica do pais adversário, perdendo assim a vontade de lutarem num atoleiro de Vidas .
  2.  # 242

As unidades mais valiosas de uma armada inimiga nao se movimentariam livremente enquanto os submarinos portugueses naofossem neutralizados .

A nossa ZEE é estrategica , e nestas questaos nao ha amigos.

Havendo recursos a explorar nao existe etica ...
    Veja la o que tentaram fazer com o petrolio do mar de Timor ? Dois paises nao reconhecidos pelo ONU como administradores de Timor assinam um tratado para explorar um recurso que nao lhes pertence ...
    E podia continuar
  3.  # 243

Colocado por: enf.magalhaesEm termos estrategicos :
    Portugal como pais pequeno e " pobre" nao pode ter forcas armadas para vencer um exercito como o Espanhol , tal é impossível .
    Tem sim de ter umas forcas armadas que apesar de nao conseguirem vencer numa " guerra total" possam isso sim infligir pesadas baixas na forca inimiga , diminuido a moral , retirando apoio da opiniao publica do pais adversário, perdendo assim a vontade de lutarem num atoleiro de Vidas .
    Em teoria eu até concordaria consigo,se não existisse uma NATO e uma União Europeia com vários países com soberania. Acho que estes acordos são muito mais dissuasores de qualquer tipo de guerra, do que qualquer submarino que Portugal pudesse ter.

O negócio dos submarinos nem me fazia confusão nenhuma se pelo meio não tivessem havido as habituais luvas, sem que hajam culpados. Isso é que me faz questionar se a aquisição dos mesmos foi estratégica para o país, ou estratégica para alguém em particular.
  4.  # 244

Colocado por: enf.magalhaesAs unidades mais valiosas de uma armada inimiga nao se movimentariam livremente enquanto os submarinos portugueses fossem neutralizados .
    Acho que o Magalhães por ventura anda a ver demasiados filmes de Guerra :)
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 17 dezembro 2020

# 245

Colocado por: enf.magalhaesAs unidades mais valiosas de uma armada inimiga nao se movimentariam livremente enquanto os submarinos portugueses fossem neutralizados .

Mas que armada inimiga? Está a falar de que potencial adversário?

Será que vale a pena gastar milhares de milhões de euros por causa de uma hipotética ameaça imaginária? Quando temos outras ameaças bem reais como os incêndios florestais ou as ameaças terroristas?
    • eu
    • 17 dezembro 2020

# 246

Colocado por: HAL_9000ou estratégica para alguém em particular.

Mas ainda há dúvidas?
  5.  # 247

Colocado por: HAL_9000Em teoria eu até concordaria consigo,se não existisse uma NATO e uma União Europeia com vários países com soberania. Acho que estes acordos são muito mais dissuasores de qualquer tipo de guerra, do que qualquer submarino que Portugal pudesse ter.

O negócio dos submarinos nem me fazia confusão nenhuma se pelo meio não tivessem havido as habituais luvas, sem que hajam culpados. Isso é que me faz questionar se a aquisição dos mesmos foi estratégica para o país, ou estratégica para alguém em particular.

Nah ...
    Entao a Grecia e a Turquia nao sao Nato ?
    Porque é que chipre continua dividida?
    Porque é que existem incursoes agressivas de cacas turcos em espaco aereo grego?
    Porque é que um submarino turco tentou penetrar na zona Grega?
    • eu
    • 17 dezembro 2020

# 248

Colocado por: enf.magalhaesEntao a Grecia e a Turquia nao sao Nato ?

A Turquia na NATO foi um enorme erro...
  6.  # 249

Colocado por: eu
    Mas que armada inimiga? Está a falar de que potencial adversário?

Será que vale a pena gastar milhares de milhões de euros por causa de uma hipotética ameaça imaginária? Quando temos outras ameaças bem reais como os incêndios florestais ou as ameaças terroristas?

Se nao tivessemos Marinha , sera que a expansao da nossa plataforma Continental seria tranquila? Ja assim a Espanha opoe-se na zona das ilhas selvagens
  7.  # 250

Colocado por: HAL_9000Acho que o Magalhães por ventura anda a ver demasiados filmes de Guerra :)
    Concordam com este comentário:eu

Geoestrategia .
    Os acordos sao para cumprir ate surgir uma oportunidade de negocio melhor...
  8.  # 251

A Turquia é Nato e chegou a ser pro russa. Na siria a turquia é contra a nato e contra a russia ...
    Quando existem grandes intereses nao existem amigos
  9.  # 252

Colocado por: enf.magalhaesEntao a Grecia e a Turquia nao sao Nato ?
    Porque é que chipre continua dividida?
    Porque é que existem incursoes agressivas de cacas turcos em espaco aereo grego?
    Porque é que um submarino turco tentou penetrar na zona Grega?

Algo foi efetivado? Se a Turquia tentasse algo contra a Grécia, tinha a Europa toda à perna. Acha que eles são burros?
    A razão das incursões não sei, até podem andar a testar as defesas Gregas, mas daí a efetivarem algum ataque vai uma enorme distância.
  10.  # 253

Colocado por: enf.magalhaesQuando existem grandes intereses nao existem amigos
    Quando existem grandes interesses Portugal não conta para o totobola.

Se os submarinos são assim tão importantes para defender os nossos interesses económicos e geoestratégicos, espero que a marinha os guarde melhor do que o exército guarda as armas :S
    • eu
    • 17 dezembro 2020 editado

# 254

Colocado por: enf.magalhaesSe nao tivessemos Marinha , sera que a expansao da nossa plataforma Continental seria tranquila? Ja assim a Espanha opoe-se na zona das ilhas selvagens

Em primeiro lugar, uma coisa é a Marinha outra bem diferente são os submarinos, que são apenas uma parte da marinha.

Em segundo lugar, ter os dois submarinos ou não, em NADA altera a posição de Espanha.

Em terceiro lugar, a expansão da plataforma continental é do interesse do País, mas será que é legítima a nível Internacional? Veremos o que diz a ONU.
  11.  # 255

Colocado por: HAL_9000

Algo foi efetivado? Se a Turquia tentasse algo contra a Grécia, tinha a Europa toda à perna. Acha que eles são burros?
    A razão das incursões não sei, até podem andar a testar as defesas Gregas, mas daí a efetivarem algum ataque vai uma enorme distância.

As pretensoes turcas sao algumas ilhas gregas e recursos do mar daquela zona .
    Se a grecia nao tivesse a capacidade de inflingir graves danos à turquia durante uma possivel invasao , ja a turquia tinha invadido algumas ilhas gregas . A turquia seria condenada diplomaticamente , mas nao haveria intervencao militar da Nato por meia duzia de ilhotas gregas, muito menos da UE
  12.  # 256

Colocado por: eu
    Em primeiro lugar, uma coisa é a Marinha outra bem diferente são os submarinos, que são apenas uma parte da marinha.

Em segundo lugar, ter os dois submarinos ou não, em NADA altera a posição de Espanha.

Em terceiro lugar, a expansão da plataforma continental é do interesse do País, mas será que é legítima a nível Internacional? Veremos o que diz a ONU.

Menos possibilidades tinhamos se nao fossemos capazes de a guardar militarmente
  13.  # 257

Daqui a pouco está a dizer que o melhor mesmo é desenvolvermos uns mísseis nucleares para demover quem tem pretensões contra nós.

A questão não eram umas ilhotas gregas, mas as vidas que se perderiam devido a um ataque a um estado membro. Além disso as sanções diplomáticas e provavelmente económicas a Turquia não seriam mais gravosas que qualquer proveito que pudessem tirar das ilhas gregas?
  14.  # 258

Continuem a votar PS e companhia malta!!
  15.  # 259

Colocado por: Vítor Magalhãestem dado bom uso ao Trident pelo menos

POis realmente devem mascar muita chewing gumm...
    Grande parte do pessoal militar não faz puto.
  16.  # 260

Colocado por: enf.magalhaesEu nao defendo o nome TAP . Defendo a defesa dos nossos interesses geo estrategicos ...

Logo que uma companhia assegure x voos para os locais estrategicos A , B e C seja a TAP ou a companhia privada " minho airlines " seja por apoio x ou isencao fiscal Y

Os interesses estratégicos são defendidos pelo valor comercial, há passageiros, há voos seja qual for a companhia. Se não há passageiros só há voos com bilhetes mais caros ou com subsídios, que provavelmente ficam muito mais baratos que a TAP.

0.0752 seg. NEW