Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: AMVP
    Se virarmos mais à esquerda, mesmo no PS, tal é difícil de conseguir

No PS, mais a esquerda do PS nao creio que exista e pelo que vimos ontem é também esta a posição dele. Alias, as palavras do Pires de Lima, que transcrevi, são-lhe mesmo indiretamente dirigidas.
    Depois a posição oficial do PS, pela voz do Costa é também essa.
  2. No PS, mais a esquerda do queno Pedro Nuno Santos não creio....
    • eu
    • 7 junho 2023
    Não é a TAP, mas está relacionado: https://www.dn.pt/dinheiro/ministro-da-economia-anuncia-venda-da-efacec-a-fundo-alemao-16490963.html

É uma aparente boa notícia... resta saber os detalhes.
  3. Colocado por: AMVPIsso é que já não sei, será que temos capacidade e vontade para essa criação de empresas?

Se temos milhares de pessoas a trabalhar em empresas insolventes a viver de dívida, mas que vão recebendo o seu salário ao fim do mês, temos duas coisas: pessoas que trabalham para o empobrecimento da economia nacional e pessoas que não têm o mínimo de incentivo para mudarem de vida e criarem negócios próprios.
    Concordam com este comentário: eu
  4. Colocado por: AMVP
    Quer que eu acredito que o americano tem mais peso do que o estado português na airbus?

Mas qual é a duvida, na altura o Estado representava uma Companhia falida que não ía conseguir cumprir a encomenda dos A350. O mesmo Estado que já tinha preterido os Airbus400 para a Força Aérea em favor da Embraer.
    Depois tem "o americano" que representava a AZUL a Companhia em maior crescimento na America do Sul e a unica a introduzir a Airbus no mercado Norte Americano. E para a Airbus era um "gajo" mais credivel que qualquer boy do PS que nunca tinha gerido uma lojinha quanto mais uma companhia aérea.
    A nacionalização da TAP tal como acabar com as PPP da saúde foram decisões ideológicas do Governo legitimamente eleito. Se depois correram mal não vale a pena andarem com narrativas que culpa foi do Salazar
  5. Colocado por: Carvai
    ...não vale a pena andarem com narrativas que culpa foi do Salazar

E nao foi com ele que a história da TAP começou? 😀
  6. Colocado por: AMG1

E nao foi com ele que a história da TAP começou? 😀

Pois foi com o General Humberto Delgado nos comandos. Ironias da História.
  7. Colocado por: CarvaiMas qual é a duvida, na

Eu tb não tenho duvida, não penso é o mesmo
  8. Colocado por: AMG1E nao foi com ele que a história da TAP começou?

Diz que o regabofe e o buraco sem fim começaram em 75...
  9. Colocado por: CaravelleDiz que o regabofe e o buraco sem fim começaram em 75...

Criada nos anos 1940, privatizada em 1953 e sem problemas financeiros até 1975, ano em que foi nacionalizada...
  10. Colocado por: Caravelle

Diz que o regabofe e o buraco sem fim começaram em 75...

Lamento, mas não percebo. Trata-se de uma pergunta retórica?

Julgo que percebeu que a relação que estabeleci nao passava de uma piada, por terem anteriormente mencionado o Salazar. Imagino que saiba que em 1975 já o homem estava a fazer tijolo há algum tempo.
  11. Colocado por: J.Fernandes
    Criada nos anos 1940, privatizada em 1953 e sem problemas financeiros até 1975, ano em que foi nacionalizada...

A TAP tal como muitas empresas portuguesas do Estado ou privadas viviam num mercado fechado ou quase exclusivo antes do 25A. Com as nacionalizações selvagens e a tomada dos sindicatos pelo PCP as coisas começaram a descambar.
    A TAP vivia á custa dados territórios portugueses em África e dos polos de emigração que a partir de 75 começaram a ter concorrência. Mas o que causou mais estragos foi terem absorvido os 2 Boeing's 707 e respetivas tripulações e a entrada de centenas de funcionários ligados aos novos partidos e sindicatos. Depois ao longo dos anos foram tomadas medidas disparatadas que impediram de ter uma privatização normal.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  12. A TAP foi, desde o seu nascimento até hoje detida na totalidade ou maioritariamente pelo estado. Isso só nao aconteceu entre 2015 e 2016, período em que o estado foi acionista minoritário.
    Procurar alguma relação entre as delirantes nacionalizações de 1975 e a situação actual da TAP, até pode servir para alguns invocarem demónios esquecidos e (bem) enterrados, mas nao serve para explicar nada do que se passa na TAP hoje.
  13. Bom ontem, parece-me, que entendi uma forma de negociar que desconhecia. Então, uma empresa encomenda algo a um fornecedor e obtem um desconto financeiro mas esse desconto é dado ao accionista e não a sociedade. Desconhecia que isto se processa-se assim, sempre a aprender.
  14. Pois pode sempre aprender que os verdadeiros empresários são os que sabem fazer bons negócios.
    O negócio com a Airbus foi excelente para o empresário e para a TAP.
    Hoje no F***book apareceu-me um post de publicidade da TAP a mostrar que graças ao tal negócio a empresa é das mais eficientes na operação dos aviões. (já agora a principal missão da TAP será ser eficiente e não um abrigo para boys & girls.)
    Aqui vai uma parte do anuncio publicitário
      tap.jpg
  15. Colocado por: Carvaisempre aprender que os verdadeiros empresários são os que sabem fazer bons negócios.

Se é para mim passa-me ao lado. Tb há por ai mt gente a fazer mt bons negócios e eu não os quero fazer, apesar de serem bons, financeiramente, para quem os faz.
    Aprenda que um seu funcionário negociar uma aquisição, o desconto financeiro vai para o bolso dele e não para o seu e nunca se esqueça que isso é bom para si.
  16. Eu sei que acredita que esses supostos empresarios tinham mais caacidade negocial do que o estado português, mas isso é uma fantasia. Não estou com isto a dizer que o governo da altura tenha feito algo ilegal, mas a vida é o que é e às vezes tem de ser. Agora menos, não somos desprovidos de inteligência ou de compreensão
  17. Colocado por: AMVPAgora menos, não somos desprovidos de inteligência ou de compreensão

Portantes também não acredita que os banqueiros tenham tido qualquer influência na estória dos certificados de aforro. Foram mesmo os poderosos e inteligentes governantes que tomaram a decisão sem pressões.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  18. Colocado por: CarvaiPois pode sempre aprender que os verdadeiros empresários são os que sabem fazer bons negócios.
    O negócio com a Airbus foi excelente para o empresário e para a TAP.
    Hoje no F***book apareceu-me um post de publicidade da TAP a mostrar que graças ao tal negócio a empresa é das mais eficientes na operação dos aviões. (já agora a principal missão da TAP será ser eficiente e não um abrigo para boys & girls.)
    Aqui vai uma parte do anuncio publicitário
      tap.jpg

Espero que o anuncio ao menos seja patrocinado pela Airbus, talvez sobre a forma de um descontito num qualquer pagamento futuro, porque publicidade de borla não é coisa para os dias de hoje.

Agora parece-me haver aqui algum equívoco. Eu ainda não vi ninguém a dizer que o negócio que o Nellman fez foi mau, o que não faria qualque sentido porque pelo nenos para ele foi ótimo. Provavelmente também foi bom para a TAP, mas também não é pela publicidade, ou pelo entusiasmo acritico sobre as capacidades do homem, que o vamos saber.
    A questão nunca esteve na capacidade negocial do Nellman que é por demais evidente que é muita, mas sim na incapacidade do estado, ou melhor, dos gestores publicos em fazer bons negócios. Porque se o negócio era bom para a Airbus esta fa-lo-ia com quem lho propusesse ou aceitasse. Eu dou pelo menos o beneficio da dúvida em reconhcer que os gestores da Airbus nao devem ser estupidos ao ponto de recusarem um bom negócio para a empresa, apenas por ter como contraparte um estado.
    Claro que as duvidas se adensam quando ficamos a saber que na altura em que o negocio estava em preparação, o gestor publico já estava na folha de pagamentos do Nellman, mas isso só vê quem quer ver e se alguns teimam em não ver...problema deles!
  19. Naturalmente que eu também não acredito no Pai Natal.
    Em 2015 a TAP estava falida e sem crédito sequer para pagar salários. E a UE não autorizava mais ajudas do Estado como os tais 3 MIL Milhões que foram dados a pretexto da COVID. E tinha uma encomenda de 12 A350 que não podia cumprir, e teria de pagar uma indemnização de alguns milhões.
    Naturalmente que o negócio da Airbus não é receber indeminizações mas vender aviões. Assim apareceu o tal malfadado empresário, cliente importante pelas compras feitas pela AZUL do Brasil e do USA a propor um negócio muito interessante :
    -Trocar a encomenda dos 12 por 60 outros aviões que a Airbus ainda nem tinha começado a produzir.
    - O negócio da privatização ainda não estava concretizado pelo que foi um acordo feito á condição.
    - A Airbus para além do empresário também conhecia bem o Fernando Pinto na altura CEO da TAP e já a "trabalhar" para o previsível novo patrão.
    - As habituais comissões pagas nestes grandes negócios em todo o Mundo não iam para os habituais "clientes" (políticos, Administradores, etc) mas para uma holding que ia ficar com a TAP.
    - Esse dinheiro foi encaminhado para a TAP para suprir necessidades imediatas mas com a condição de no futuro retornar á holding. Foi por isso que o PNS pagou os 55 milhões para amortizar esse valor que toda a gente sabia que era "legitimo".
    - Na altura da privatização parcial da TAP a tal Holding pagou 10 milhões por uma parte de uma empresa que valia 600 milhões negativos.
    - Quem saiu a perder foram os passageiros da TAP pois os assentos dos novos NEO são uma porcaria principalmente eu que sou alto e não tenho dinheiro para viajar em 1ª.

0.4053 seg. NEW