Colocado por: CarvaiNaturalmente que eu também não acredito no Pai Natal.
Em 2015 a TAP estava falida e sem crédito sequer para pagar salários. E a UE não autorizava mais ajudas do Estado como os tais 3 MIL Milhões que foram dados a pretexto da COVID. E tinha uma encomenda de 12 A350 que não podia cumprir, e teria de pagar uma indemnização de alguns milhões.
Naturalmente que o negócio da Airbus não é receber indeminizações mas vender aviões. Assim apareceu o tal malfadado empresário, cliente importante pelas compras feitas pela AZUL do Brasil e do USA a propor um negócio muito interessante :
-Trocar a encomenda dos 12 por 60 outros aviões que a Airbus ainda nem tinha começado a produzir.
- O negócio da privatização ainda não estava concretizado pelo que foi um acordo feito á condição.
- A Airbus para além do empresário também conhecia bem o Fernando Pinto na altura CEO da TAP e já a "trabalhar" para o previsível novo patrão.
- As habituais comissões pagas nestes grandes negócios em todo o Mundo não iam para os habituais "clientes" (políticos, Administradores, etc) mas para uma holding que ia ficar com a TAP.
- Esse dinheiro foi encaminhado para a TAP para suprir necessidades imediatas mas com a condição de no futuro retornar á holding. Foi por isso que o PNS pagou os 55 milhões para amortizar esse valor que toda a gente sabia que era "legitimo".
- Na altura da privatização parcial da TAP a tal Holding pagou 10 milhões por uma parte de uma empresa que valia 600 milhões negativos.
- Quem saiu a perder foram os passageiros da TAP pois os assentos dos novos NEO são uma porcaria principalmente eu que sou alto e não tenho dinheiro para viajar em 1ª.
Colocado por: AMG1Procurar alguma relação entre as delirantes nacionalizações de 1975 e a situação actual da TAP, até pode servir para alguns invocarem demónios esquecidos e (bem) enterrados, mas nao serve para explicar nada do que se passa na TAP hoje.
Colocado por: J.Fernandes
O que se passou em 1975 e que continua, mais ou menos, a passar-se ainda hoje, explica tudo.
Só a partir de 1975 é que a TAP apresentou prejuízos ano após ano, com a exceção de dois anos.
Colocado por: AMG1nao sei o que seja.
Colocado por: AMG1estafada ladainha de que se é público é obrigatoriamente mal gerido
Colocado por: AMG1ou sequer gerida no interesse do seu proprietário, que ainda por cima somos nós todos.
Colocado por: AMG1acabou-se o protecionismo!
Colocado por: AMG1até porque tenho a certeza que o Nellman também iria "comer de cebolada" outro governante qualquer fosse ele do PSD do PS, ou qualquer outro dos muitos cromos que temos a tratar da "coisa pública".
Colocado por: AMG1Alguém mandou o sr. Nellman embora?
Ou será que, como disse o sócio dele, a companhia precisava de capital, eles não tinham e o estado colocou condições para o emprestar que o sr. Neelman nao aceitou e resolveu antes aproveitar a oportunidade que estupidamente lhe estava a oferecer de mão beijada (com 55 milhões) de se pôr ao fresco, mesmo desperdiçando um negócio fabuloso que era ficar agarrado a um monte de dividas ainda maior do que o inicial e sem ver perspectiva de se ver livre do socio forçado que era o estado.
Colocado por: AMG1Alguém mandou o sr. Nellman embora?
Ou será que, como disse o sócio dele, a companhia precisava de capital, eles não tinham e o estado colocou condições para o emprestar que o sr. Neelman nao aceitou
Colocado por: J.Fernandes
Claro que mandaram o Neeleman embora! Logo no início do governo Costa a ideia era renacionalizar a companhia, porque senão limtavam-se a avançar com financiamento de emergência na pandemia, num acordo que obrigasse o acionista privado a pagar mais tarde, tal como fizeram todos ou quase todos os governos da europa; mas não, os marxistas da treta que temos no governo quiseram de volta a fábrica de tachos que sempre tiveram à mão, sem querer saber do dinheiro dos contribuintes.
Colocado por: J.FernandesLogo no início do governo Costa a ideia era renacionalizar a companhia,
Colocado por: AMG1O Nellman é um espertalhão
Colocado por: AMVPFazia parte do Programa de Governo
Colocado por: J.Fernandesmemorando com a troika que previa a privatização da TAP.
Colocado por: CarvaiPois é, por isso é um empresário de sucesso. Se fosse burro ia para ministro (piada populista)
Colocado por: AMVPFinalmente, alguém que saiba que o memorando da Troika foi assinado pelo governo de Sócrates.
Colocado por: J.Fernandes
Porquê? Haverá alguém que pensa que foi o Passos?!