Colocado por: AMG1
A sua historia corresponde aos factos que se conhecem, mas parece que lhe falta um pequeno pormenor.
O empréstimo da Airbus para o Neeleman pagar ao estado, corresponde exactamente a garantia que a TAP, antes da privatização, ja tinha prestado à Airbus, o que deixa antever que o Neeleman podia nao valer assim tanto quanto pintam.
Se era possivel ser de outra forma, muito provavelmente não!
Mas para ser assim também podiam ter entregue a companhia só ao Pedrosa, que assim ficava tudo em casa.
Mas acima de tudo podiam ter dito ao pais que tinha oferecido a companhia e não que a tinham vendido com um encaixe de 300M.
Eu não gostei que o Costa e o PNS tivesem feito de nos parvos, com todo o negocio que se seguiu, porque razão havia de gostar que o PPC e o Pinto Luz também tivessem feito o mesmo.
Colocado por: JosebaSim, a companhia podia ter ido para qualquer um, e qualquer um podia ter feito o que o Neeleman fez, mas não fizeram. Quem teve a visão e a capacidade de trocar os 350s pelos 330 neo's e 320 neo's foi o Neeleman, ponto final.
Colocado por: AMG1Afinal o que nos disseram foi que tinham vendido a companhia por 300 milhoes, mas esqueceram-se de nos dizer que os 300 milhoes eram nossos...perdão, da TAP.
Colocado por: AMG1Por facilidade de linguagem tenho-me referido aos duzentos e tantos milhoes como dinheiro, quando na verdade se tratava, como também já o disse, de uma garantia. Ou seja essa garantia estava inscrita nas contas da Tap e, consequentemente, tida em consideração na valorização da companhia.
Depois e como ja mencionei varias vezes, não tenho qualquer dificuldade em aceitar que provavelmente não haveria melhor solução, agora porque não foi isto público?
Naturalmente que não seria enquanto decorria o negócio, mas e depois?
Se existiam razões válidas para fazer o negócio naquelas circunstâncias e o governo tinha legitimidade para o fazer, porque não esclarecer todos os contornos, até porque isto acabaria sempre por se tornar publico.
Colocado por: Bondi
O costa também não divulgou os contratos e não o vejo muito preocupado com isso....
Colocado por: marco1AMG1
mas afinal os 300 m não foram para o estado? para nós?
Colocado por: PickaxeGostava era de saber porque é que deram os 55M ao Neeleman.
Colocado por: AMG1<Está a fazer confusão, nunca foi dito que a companhia tido sido vendida por 300M€, foi por 10M€ e o adquirente assumia a dívida da empresa. Ainda que, por hipotese, houvesse mesmo a garantia de 300M€ (que ja tentei explicar que o que havia era uma posição na aquisição de 12 A350 a bom preço, mas a obrigação de os pagar na mesma, coisa que a TAP já tinha dificuldade em fazer e ainda nem os tinha recebido), a TAP tinha capitais proprios negativos de pelo menos 400M€, mais 1000M€ em dívida nao vencida. O animal nao tinha pelo nenhum, e os poucos bigodes que tinha eram dos bancos ou das locadoras dos aviões, que nao fosse a maior parte da dívida estar na CGD, o que ia permindo contrair crédito para pagar o vencido e assim ir sobrevidendo e empurrando para a frente com a barriga, à muito que a TAP teria ido ao charco.
Afinal o que nos disseram foi que tinham vendido a companhia por 300 milhoes, mas esqueceram-se de nos dizer que os 300 milhoes eram nossos...perdão, da TAP.
Colocado por: marco1ok já percebi, mas depois já seria o Neeleman ( a tap) a pagar os 52 aviões com esses 300 certo?
Colocado por: AMG1
Se existiam razões válidas para fazer o negócio naquelas circunstâncias e o governo tinha legitimidade para o fazer, porque não esclarecer todos os contornos, até porque isto acabaria sempre por se tornar publico.
Colocado por: tigoncal
Já esclareceu na CPI. Tanto o Pinto Luz (que praticamente assinou de cruz) mas sobretudo o Sérgio Monteiro foram inquiridos exatamente sobre este assunto em Março de 2023. E o governo da e a parpublica sabiam da origem do dinheiro, foram pedidos pareceres a 2 escritorios de advogados sobre a legalidade do instrumento e o tribunal de contas considerou legal e eficaz. Se quiser perder 2h30 (eu perdi, por isso é que acho que percebi o processo de privatização), está o linkaqui. Segundo o Neeleman,aqui, o governo do Costa em 2016 quando recompra a maioria do capital, tambem ficou a saber da origem dos fundos. Não se sabe é mais nada desde a recompra pelo Costa em 2016, que condiçoes foram acordadas, qual a duração, quais as penalizaçoes, quais as obrigaçoes, quais os mecanismos de controlo... nada. Já para nao falar dos 55M€, que desses então nem se percebe o racional do valor, mas que de certeza que tem a ver com as condiçoes do contrato de 2016.
Colocado por: CarvaiDivulgar 9 anos depois no exato dia em que a Lufthansa mostra a realidade de uma Empresa falida apesar dos generosos apoios dos contribuintes (ou vitimas do saque fiscal).
Colocado por: CarvaiSe fosse só isso....
Está explicado...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/inspetor-geral-de-finan%C3%A7as-do-caso-tap-deu-ajuda-ilegal-a-ex-governantes/ar-AA1q4tNB?ocid=msedgdhp&pc=LCTS&cvid=9829a9869b994cde9c5b532653913743&ei=19