Colocado por: RicardoPortoOra bem.. a A1 cortada com os incêndios.. que faz a TAP ? Triplica o preço dos voos porto-lisboa.. é deixar ir tudo a falência!!
Colocado por: Joseba
Ainda bem que o faz.
Se há muita procura e poucos assentos, tem que fazer isso mesmo.
Preocupado ficaria eu se isso não acontecesse...
Colocado por: RicardoPortoÉ o serviço público que temos
Colocado por: eu
Ou queremos uma TAP privada e a dar lucro ou serviço público.
Não podemos ter as duas coisas.
Colocado por: euOu queremos uma TAP privada e a dar lucro ou serviço público.
Colocado por: JosebaA empresa é apenas uma vítima no meio disto tudo.
Colocado por: dmanteigasEu quero uma TAP privada, a 100% e que nunca mais se venha com a conversa de termos de salvar a TAP
Colocado por: regO problema é que os bancos também são privados no entanto andamos a salvá-los
Colocado por: dmanteigas
O que nao tem qq comparacao com a TAP, pois Portugal sobrevive sem a TAP, mas nao sobrevive sem bancos.
E os bancos pagaram o que devolveram. A TAP anda ha 40 anos a devorar recursos dos contribuintes
Colocado por: Joseba
Se portugal sobrevive sem a TAP (o argumento usado é que a concorrencia vai ocupar o lugar), então também vive sem os bancos nacionais. Basta abrir as portas para os Santanders, BBVAs, etc ocuparem o espaço vago....
E os bancos pagaram o que devolveram. A TAP anda ha 40 anos a devorar recursos dos contribuintes
Colocado por: AMG1porque carga de água se deviam salvar os bancos e não a TAP?
Colocado por: AMG1Agora não resisto a uma pequena "provocação", já que o dmanteigas é um ferveroso adepto de Schumpeter e da destruição criativa, porque carga de água se deviam salvar os bancos e não a TAP?
Colocado por: Carvai
Uma pequena correção, o Estado não salvou nenhum Banco. O BPN, o BES e o Banif desapareceram e os respetivos acionistas não receberam um chavo (prontes tinham roubado antes).
O que o Estado salvou foram os depositantes porque se não tivesse intervindo TODOS os depositantes com mais de 100K euros perdiam o dinheiro e o Estado estava obrigado a pagar a todos os depositantes. Não faço ideia dos valores envolvidos mas ouvi falar em milhares de milhões.
O caso BPN foi o mais desastroso mas não sei se tivessem deixado falir sem intervenção teria sido mais barato. O que tenho a certeza é que as consequências de uma corrida aos bancos era muito grave.
No caso da TAP não há depositantes a salvar, há milhares de empregados bem pagos que teriam de mudar de vida. Ou a trabalhar na mesma área com muito menos regalias ou ir para outro lado. No caso dos Bancos houve milhares de empregados a ir para o desemprego ou para reformas antecipadas.
Aceito a provocacao, mas no entanto deixe-me clarificar.
A questao dos bancos ocorreu no contexto que ocorreu e basicamente ou o Estado intervinha ou toda a banca nacional ruia com consequencias gravosas para toda a economia. Tambem porque havia uma dependencia absurda entre a banca nacional e o estado, sendo que um default de qq um dava um default do outro.
E mesmo assim... eu concordei com as CoCos, como forma de 'salvar' os bancos (que na realidade, foi apenas para cumprirem racios de solvabilidade), que ate nao foram um mau negocio para o estado. Alias, se a ajuda do estado a TAP fosse como a da Alemanha a Lufthansa eu tambem nao me queixava. Ja nao concordei com o que se fez com o Banif, BES ou o muitas vezes esquecido BPP (esse sim um absurdo gigante dada a dimensao). Da mesma forma que nao concordei com o 'salvamento' da TAP ou da Efacec. E saudei a decisao deste governo quando nao decidiu enterrar dinheiro dos contribuintes em mais uma 'empresa estrategica' aka INAPA.
Colocado por: Dias12Acho que quando criticam a posição do estado na TAP é mais sobre a operação de re-nacionalizacao pelo governo do PS que depois encostou o estado à parede quando veio a pandemia e o fez injetar lá os 3 mil milhões.
Se calhar, estivesse ainda na esfera privada, quando chegasse a pandemia o estado injetaria à mesma esse valor, mas isso sao outros quinhentos.