Colocado por: AMG1Quem ja teve, no mundo real, de tomar decisões complicadas sabe perfeitamente que, em geral, essas decisões nunca foram em função do ideal, mas do possivel.
Colocado por: euMas a decisão poderia ter sido outra:https://eco.sapo.pt/2021/10/14/apos-75-anos-alitalia-chega-ao-fim-e-passa-a-ita/
Colocado por: AMG1
Esta é mesmo a decisao ideal. Só mesmos os italianos para se lembraram disto. Matam um monstoo gigante e criam outro mais pequeno, mas igualmente dependente do estado. Agora é só esperar que ele cresça e suspeito que nao vai demorar muito.
Sinceramente escapa-me por completo a bondade desta solução.
Colocado por: eu
Quanto à base da decisão deste governo, vamos ser claros, teve como critério principal o apoio de BE e PCP à geringonça. Foi uma das moedas de troca.
Colocado por: AMVP
Às vezes há vantagens, por exemplo ao nível de acordos de empresa.
Sim, mas apenas enquanto não reproduzirem na nova estrutura o que tinham na anterior. Nao esqueça que estamos a falar de Itália.
A Belgica e a Suíça ja passaram por isto e resolveram desta forma, mas nao são nem a Itália, nem Portugal.
Colocado por: AMG11. Ja estávamos no segundo governo do Costa, ou seja a geringonça ja tinha acabado.
Colocado por: AMG1eu confesso que nao tenho certezas sobre qual teria sido a melhor opção, ja você certamente mais esclarecido do que eu, parece ter a certeza que a falência teria sido o melhor
A política de passar novamente a TAP para o Estado começou em 2016:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/estado_garante_metade_dos_votos_na_tap_mas_privados_protegem_investimento
Esse paternalismo é escusado, neste fórum discutimos opiniões e convicções, ninguém tem certezas absolutas.
A política de passar novamente a TAP para o Estado começou em 2016:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/estado_garante_metade_dos_votos_na_tap_mas_privados_protegem_investimento
Esse paternalismo é escusado, neste fórum discutimos opiniões e convicções, ninguém tem certezas absolutas.
Colocado por: AMG1Só que em causa, julgava eu pelo menos, estava a decisão de retomar o controlo da companhia, em face da impossibilidade dos privados evitarem a falência, no âmbito da pandemia.
Acho que voce ainda não percebeu que o guito (esse ou outro, porventura um pouco menos) tinha de lá ser colocado (estava inscrito no contrato desde 2015), nem que fosse sobre a forma de empréstimo, senão o caminho era a falência, porque o privado não queria ou não tinha capital para aguentar a pandemia.
Faz ideia do que representava a falência?
De acordo com um estudo de uma consultora dessas finórias de que os liberais gostam muito, o custo a 10 anos nunca seria inferir a 10 mil milhões. Veja lá os hospitais que construia e os medicos que podia contratar.
Isto é um cancro há décadas, que a privatização de 2015 nao resolveu e que a reversão agravou. A unica saída é a entrega, nem que seja sem recuperar nada do que lá foi metido (2500 milhões), mas com a garantia de que não volta atrás.
Colocado por: luisvvEu adoro quando para "valorizar" a TAP se misturam vendas com valor de carga transportada e gastos dos passageiros transportados
Colocado por: AMG1Ainda assim, nao resisto a perguntar-lhe porque acha que uma solução como a seguida pelo governo italiano para a Alitalia seria melhor do que a seguida pelo governo português para a TAP, isto naturalmente tendo em conta aquilo sobre o qual julgo estarmos de acordo: a redução, ou melhor ainda o terminar de custos e responsabilidades para o estado.
Na minha opinião, parece-me que a solução dos Italianos de acabar com a Alitalia e criar uma companhia mais pequena, mais eficiente e mais focada nas operações lucrativas, vai ser mais sustentável a médio/longo prazo.
disclaimer: não é uma certeza absoluta, é uma opinião.
Colocado por: AMVPcriar ao lado algo que pode via a ser um monstro mas ganham-se anos até ter a mesma dimensão
O ideal é vender o "pequeno monstro" a privados antes de ele crescer...
Colocado por: AMVPo ideal seria todos, incluindo trabalhadores, terem noção que não se podem criar monstros
Colocado por: AMVPTb há monstros privados!
Os estudos de "impacto económico" são normalmente verdadeiras obras de ficção. Vale tudo para justificar medidas puramente políticas ou para suportar uma negociata.
E não é só no caso da TAP, é geral.