Colocado por: AMG1Ainda a procissão vai no adro e já se está a desenrolar o filme do costume.
O PSD acaba de anunciar a criação de uma comissão partidária ("mas tecnica") para avaliar o relatorio da comissao técnica independente, com cuja criação tinha concordado.
Até aqui nada de novo, seria só o adiar da decisão a que ja nos habituámos há decadas, eis senão quando se percebe que afinal a ANA, que tem de arcar com a "fatia de leao" dos custos, vem dizer que prefere a opção montijo em vez de alcochete, por uma questão de custos, mas obviamente sem explicar porquê. Mais uma vez, nada mais normal que quem tenha de arcar com o custo, prefira a factura mais pequena...só que ironia do destino, quem e este responsável da ANA?
Nada menos do que o dr. Arnaut, um dignissimo ex ministro e ex dirigente PSD.
Como diz o outro...isto está tudo ligado.
Colocado por: RUIOLI
Já tinham tentado com o Pedro Nuno Santos, quando era ministro...
Colocado por: AMG1
E agora provavelmente vão conseguir.
O argumento do Montenegro de que seria necessario renegociar o contrato de concessão com Vinci, das duas uma, ou quer fazer de nós idiotas ou então o idiota é ele. A Concessionário não só vai querer renegociar, como até terá boa vontade para isso. A alternativa é ter um aeroporto concorrente a servir a mesma região.
Colocado por: RUIOLI
Portanto, com o Pedro Nuno Santos e o Montenegro a ANA está garantida...
Colocado por: euNesta república de bananas, quem manda é o poder económico.
Colocado por: Nmaster1988Mas das poucas que vejo atualmente por a empreza estar nacionalizada é que o governo pode fazer o uso que "quiser" da TAP, exemplo na altura de covid para irem buscar vacinas onde as produzem sem estar sujeito a disponibilidade e custos de companhias externas.
Ir buscar cidadãos portugueses a paises que enfrentam crises ou outras situações, sem estar dependente do mencionado no ponto anterior.
Colocado por: Nmaster1988Mas das poucas que vejo atualmente por a empreza estar nacionalizada é que o governo pode fazer o uso que "quiser" da TAP, exemplo na altura de covid para irem buscar vacinas onde as produzem sem estar sujeito a disponibilidade e custos de companhias externas.
Colocado por: AMG1<
O argumento do Montenegro de que seria necessario renegociar o contrato de concessão com Vinci, das duas uma, ou quer fazer de nós idiotas ou então o idiota é ele. A Concessionário não só vai querer renegociar, como até terá boa vontade para isso. A alternativa é ter um aeroporto concorrente a servir a mesma região.
Colocado por: luisvvA concessionária tem exclusividade num raio de 75 km de Lisboa
Colocado por: luisvv
A concessionária tem exclusividade num raio de 75 km de Lisboa, pelo que "ter um aeroporto concorrente a servir a região" é, como direi? Improvável..
Colocado por: AMG1Em meu entender, a escolha deve ter em conta o exclusivo interesse do país
Colocado por: CarvaiO contrato é público
Colocado por: eu
Onde pode ser consultado?
Colocado por: Carvai
Este é grande busílis da questão. Qual o interesse do País?
Manter a Portela e ter um alternante?
Fechar a Portela e ter um Grande aeroporto a 50 Kms?
Serão os estudos de trafego futuro credíveis?
Será que a TAP irá manter um HUB mesmo privatizada?
Será que a mama do Brasil se irá manter por muito mais anos?
Se a atual concessionário não tiver interesse no novo projeto quem é que vai pagar o novo aeroporto e as novas infraestruturas de acesso?
Essas são as questões politicas que é preciso decidir. A questão técnica é mais fácil de resolver.