Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O Caro AMG1 chamou á atenção para esta noticia noutro tópico mas a discussão virou para a imigração e ninguém passou cartão. Até porque era um assunto requentado já discutido á exaustão há uns anos atrás.
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/tap-estas-sao-as-seis-principais-conclusoes-do-relatorio-da-igf/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
    Na altura eu fiz vários comentários sobre o assunto e nada mudou.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=2061041
    O que acho piada é que falam no desastroso negócio da VEM-Brasil mas "esqueceram-se" de dizer que o mesmo foi feito entre o Sócrates e o Lula em troca das rotas da falida Varig para Portugal.
    Mas acho imensa piada ao facto desta noticia sair exatamente no mesmo dia que esta
    https://expresso.pt/economia/transportes/2024-09-02-presidente-da-lufthansa-em-lisboa-para-negociar-compra-de-participacao-na-tap-f1ea9220

Voltando a citar o caro AMG1 tirei o lápis da orelha e fiz umas contas :
    A Lufthansa quer pagar 200 milhões por 20% da TAP. Portantes avalia a TAP em 1000 milhões.
    Espetáculo vender uma Empresa que recebeu 3200 milhões há 3 anos atrás agora vale 1000 milhões. E é garantido que foram 2300 milhões para o lixo por razões ideológicas.
    https://www.dn.pt/dinheiro/tap-confirma-que-nao-ira-devolver-os-32-mil-milhoes-de-euros-ao-estado-15310848.html/
    Claro que esta discussão dá um jeito enorme ao PNS que foi o brilhante mentor da re-nacionalização e os média fofinhos não param de disparar para o ar...
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 2

Colocado por: CarvaiE é garantido que foram 2300 milhões para o lixo por razões ideológicas.

Mais os 55M de € pagos ao David Neeleman, mais o dinheiro enterrado em jogos de cadeiras como o da Alexandra Reis, mais outras eventuais indemnizações que o Estado ainda pode herdar (?), etc etc.

Este negócio ruinoso da TAP foi acima dos "3,2 mil milhões de euros" de que tanto ouvimos falar.
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 3

Colocado por: CarvaiO Caro AMG1 chamou á atenção para esta noticia noutro tópico mas a discussão virou para a imigração e ninguém passou cartão. Até porque era um assunto requentado já discutido á exaustão há uns anos atrás.
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/tap-estas-sao-as-seis-principais-conclusoes-do-relatorio-da-igf/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
    Na altura eu fiz vários comentários sobre o assunto e nada mudou.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=2061041
    O que acho piada é que falam no desastroso negócio da VEM-Brasil mas "esqueceram-se" de dizer que o mesmo foi feito entre o Sócrates e o Lula em troca das rotas da falida Varig para Portugal.
    Mas acho imensa piada ao facto desta noticia sair exatamente no mesmo dia que esta
    https://expresso.pt/economia/transportes/2024-09-02-presidente-da-lufthansa-em-lisboa-para-negociar-compra-de-participacao-na-tap-f1ea9220

Voltando a citar o caro AMG1 tirei o lápis da orelha e fiz umas contas :
    A Lufthansa quer pagar 200 milhões por 20% da TAP. Portantes avalia a TAP em 1000 milhões.
    Espetáculo vender uma Empresa que recebeu 3200 milhões há 3 anos atrás agora vale 1000 milhões. E é garantido que foram 2300 milhões para o lixo por razões ideológicas.
    https://www.dn.pt/dinheiro/tap-confirma-que-nao-ira-devolver-os-32-mil-milhoes-de-euros-ao-estado-15310848.html/
    Claro que esta discussão dá um jeito enorme ao PNS que foi o brilhante mentor da re-nacionalização e os média fofinhos não param de disparar para o ar...

Pois, mas eu o que estava a espera era que o negociador da altura, que hoje tem responsabilidades sobre a mesma pasta viesse explicar o negócio de 2015. Em v3z disso vejo o diligente Carvai a assumir a penas dele. Fica-lhe esse sentimento de lealdade, mas não explica o facto de se ter permitido que o pagamento fosse feito com o "pelo do cão ".
    Quanto ao dinheiro que o PNS colocou na TAP, provavelmente foi uma asneira, mas como está com o lapis na mão sempre pode tentar fazer a contas para nos dizer qual seria a factura que pagavamos se a companhia tivesse falido, ou se tivessemos dado o guito que o cavalheiro queria, não teriamos agora a TAP exactamente ma mesma situação da outra do dito cavalheiro que ainda há dias vi que está em processo de pré falencia à espera de uma alma caridosa que o salve.
    Depois, embora eu não confie muito nos capacidades negociais do Pinto Luz, acho que até ele sabe perfeitamente que em qualquer processo negocial o potencial comprador desvaloriza sempre o objecto a transaccionar enquanto o vendedor deve fazer o inverso. Até os ciganos da feira sabem isto.
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 4

Este negócio, se tiver sido mesmo assim, só é comparável ao do Champas, quando nos idos de 60, comprou o BPSM com um cheque "careca" do proprio banco. Mas isso foi um negócio entre privados.
  3.  # 5

Colocado por: AMG1Fica-lhe esse sentimento de lealdade, mas não explica o facto de se ter permitido que o pagamento fosse feito com o "pelo do cão ".

Não se trata de nenhuma lealdade mas de ser coerente com a minha opinião na altura. Como sabe existem milhares de negócios do pagamento com "o pelo do cão" de empresas vendidas por 1$. A questão é porque não usaram o "pelo do cão" nesses milhares de negócios? Eram todos negociados pelo Pinto Luz?
    https://observador.pt/2017/06/07/santander-compra-banco-popular-por-um-euro/
    Mas neste caso nem houve a venda de qualquer activo da TAP - até porque estavam todos penhorados - mas um negócio de aviões com a Airbus que a TAP falida e sem apoio do Estado por imposição da EU nunca seria feito noutras circunstancias.
    • Carvai
    • 3 setembro 2024 editado

# 6

Colocado por: AMG1Este negócio, se tiver sido mesmo assim, só é comparável ao do Champas, quando nos idos de 60, comprou o BPSM com um cheque "careca" do proprio banco. Mas isso foi um negócio entre privados.

Nada de novo ficou com um Banco falido e acrescentou mais uma divida (o cheque careca) ao seu próprio Banco. E parece que o BPSM se tornou um banco rentável em poucos anos.
    E quando o Estado se apropriou dos activos do Champas no 25A nem uma senha de refeição recebeu.
    • Joseba
    • 3 setembro 2024 editado

# 7

Colocado por: AMG1

Pois, mas eu o que estava a espera era que o negociador da altura, que hoje tem responsabilidades sobre a mesma pasta viesse explicar o negócio de 2015. Em v3z disso vejo o diligente Carvai a assumir a penas dele. Fica-lhe esse sentimento de lealdade, mas não explica o facto de se ter permitido que o pagamento fosse feito com o "pelo do cão ".
    Quanto ao dinheiro que o PNS colocou na TAP, provavelmente foi uma asneira, mas como está com o lapis na mão sempre pode tentar fazer a contas para nos dizer qual seria a factura que pagavamos se a companhia tivesse falido, ou se tivessemos dado o guito que o cavalheiro queria, não teriamos agora a TAP exactamente ma mesma situação da outra do dito cavalheiro que ainda há dias vi que está em processo de pré falencia à espera de uma alma caridosa que o salve.
    Depois, embora eu não confie muito nos capacidades negociais do Pinto Luz, acho que até ele sabe perfeitamente que em qualquer processo negocial o potencial comprador desvaloriza sempre o objecto a transaccionar enquanto o vendedor deve fazer o inverso. Até os ciganos da feira sabem isto.

Mas qual pré falencia? Foi uma notícia equivocada.
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 8

Colocado por: Joseba
    Mas qual pré falencia? Foi uma notícia equivocada.

Onde é que viu isso?
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 9

Colocado por: Carvai
    Nada de novo ficou com um Banco falido e acrescentou mais uma divida (o cheque careca) ao seu próprio Banco. E parece que o BPSM se tornou um banco rentável em poucos anos.
    E quando o Estado se apropriou dos activos do Champas no 25A nem uma senha de refeição recebeu.

Eu não me passava pela cabeça por em causa as capacidades se gestão do homem, isso seria só contradizer a história.
    Quanto ao negócio, como disse foi entre privados, até lho podiam ter oferecido.
    Quanto a nacionalização pos 25 abril, ele nao recebeu os tais títulos que lhe permitiram concorrer (ou melhor, ganhar) a privatização quando ela foi feita anos mais tarde?
    Pergunto porque não sei mesmo, não é treta.
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 10

Colocado por: Carvai
    Não se trata de nenhuma lealdade mas de ser coerente com a minha opinião na altura. Como sabe existem milhares de negócios do pagamento com "o pelo do cão" de empresas vendidas por 1$. A questão é porque não usaram o "pelo do cão" nesses milhares de negócios? Eram todos negociados pelo Pinto Luz?
    https://observador.pt/2017/06/07/santander-compra-banco-popular-por-um-euro/
    Mas neste caso nem houve a venda de qualquer activo da TAP - até porque estavam todos penhorados - mas um negócio de aviões com a Airbus que a TAP falida e sem apoio do Estado por imposição da EU nunca seria feito noutras circunstancias.

Bom, que a TAP não valia um caracol e que se viram gregos para arranjar quem ficasse com aquilo, já todos sabemos e soubemos logo na altura. Talvez até por isso tambem nos podiam ter dito que a estavam a oferecer. Quem sabe se algum de nós também não se podia candidatar.
    Eu nem sei se percebi bem, mas aparentemente o valor é exactamente o mesmo (ao euro) que a Airbus receberia se o contrato não fosse por diante, ou seja a responsabilidade ja estava assumida pela TAP. A companhia foi literalmente oferecida!
    O certo é que o homem sempre acabou por encaixar uns milhões no fim do jogo. Provavelmente por burrice do Costa/PNS, mas para ele deve ter sido bom e para qualquer outro cá do burgo também seria e o guito sempre saía do estado mas entrava na economia, assim voou para o outro lado do atlantico.
  4.  # 11

Hum
    Interessante
    Esta noticia do neeleman, regressa exactamente no dia, em que é anunciada uma proposta da luftansa, para compra parcial de activos, depois de uma injecao estatal de 4 mil milhoes dos contribuintes.
    Open mind..
    Coincidencias..
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  5.  # 12

Colocado por: smartHum
    Interessante
    Esta noticia do neeleman, regressa exactamente no dia, em que é anunciada uma proposta da luftansa, para compra parcial de activos, depois de uma injecao estatal de 4 mil milhoes dos contribuintes.
    Open mind..
    Coincidencias..

Está tudo em pânico com um possível fim do "fartar vilanagem"....
    Concordam com este comentário: smart, Zé Meirinho
  6.  # 13

Colocado por: smartHum
    Interessante
    Open mind..
    Coincidencias..
    E é uma notícia que não acrescenta nada de novo. Toda a questão dos fundos Airbus foi discutida na CPI à TAP no ano passado, foi avaliada pela Parpublica e considerada válida, e, veja-se lá, até o Tribunal de Contas deu aval positivo.

Para os mais distraídos, o negócio foi basicamente assim:
    - O estado tem que vender uma empresa em falência técnica, com 400M€ de capitais negativos e 1000M€ em responsabilidades;
    - O governo do Passos poe a TAP à venda: numa primeira fase, o unico interessado nao presta garantias bancárias (o Efromovic da Avianca) e o processo é parado;
    - Em 2015 (+/-), há um interessado, o Neeleman, com credibilidade no sector, que presta garantia bancária (avalizada "só" por 1 dos 2 maiores fabricantes de aviões do mundo e detida pelos governos frances, alemão e espanhol) e é o escolhido;
    -Paga 10M€ e compromete-se a injectar 240M€ na companhia (dos 25M€ não podem sair do balanço da empresa para que, em caso de incumprimento do caderno de encargos, o estado pudesse exercer o direito de reversão da empresa pelo menos 25M€ melhor do que como a vendeu, e resalva que toda a dívida contraída após a privatização a ficar da responsabilidade do adquirente) - lembrando que era uma empresa em falência técnica antes da venda;
    - Como é que o Neeleman presta a garantia? Com empréstimo da Airbus numa operação do tipo:
    -Neeleman: Alô, Airbus? Emprestas-me ~300M€ para meter numa companhia que vou comprar? Quando aquilo for meu, eu compro-te 52 aviões novos, e abdico dos slots de produção de 12 A350;
    -Airbus: Ok, parece-me bem, tu és um gajo com quem já trabalhamos há muito tempo e acreditamos que compensa, toma lá o cheque;
    - A TAP é então vendia ao Neeleman e ao Barraqueiro (em duas fazes, primeiro parcial, depois na totalidade): este podia ter sido o final de feliz da triste história de uma empresa que enterrou até àquela data milhoes de euros aos contribuintes ao longo da sua vida, e que a partir dali nao enterraria mais 1€;
    -... só que não, porque em 2016, num contrato que nem a IGF nem ninguem conhece, o Costa, ajudado pelo amigalhaço Lacerda "Pro-bono" Machado, recompra a maioria do capital social (mas nao dos direitos econímicos) e voltamos a ter responsabilidade na dívida (passada, presente e futura) da TAP (e o PS a voltar a poder meter lá os boys e as girls - e.g mulher do Medina);
    - A cereja no topo do bolo vem em 2020, com compra da totalidade da empresa (em plena pandemia com a indústria de restos, e numa empresa que mesmo antes da pandemia continuava em falência), e que, mais uma vez num contrato que nem a IGF nem ninguem tem acesso, ainda determina o pagamento de 55M€ ao Neeleman (valor este que ninguem explicou, que nem PNS nem Medinac explicaram na CPI à TAP, e que ninguem sabe porque foram 55M€ e não 60, ou 54 ou 56, ou 200, ninguem sabe).

Se é verdade que o Neeleman não meteu dinheiro dele na TAP? Sim é, e eu nao vejo problema nenhum nisso, porque houve alguem que meter por ele, confiando que teria retorno (para mim, equivalente a ir a um banco). Se depois da compra e enquanto a TAP fosse do Neeleman a 100% a empresa tivesse ido ao charco, era a Airbus que ficava a arder com os 300M€, porque, relembro, a empresa estava em falência técnica e a massa falida nao cobria o valor da dívidas (nem de perto nem de longe). O António Pedro Vasconcelos que há em mim preferia este filme, em vez da realidade atual de meter pelo menos 3200M€ dos meus impostos na valeta.

Com isto tudo, parece-me bem óbvio de ver que a culpa é do Passos (ou na sua ausência, do Pinto Luz)... só nao vê quem não quer...
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, psergio57, dmanteigas, Carvai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, Bondi, Dias12
  7.  # 14

Quem não é de Lisboa que use Ryanair, Easyjet e afins porque TAP é para os Lisboetas usufruirem e TODOS pagarem.
    • eu
    • 4 setembro 2024 editado

# 15

Colocado por: LuisPereiraQuem não é de Lisboa que use Ryanair, Easyjet e afins porque TAP é para os Lisboetas usufruirem e TODOS pagarem.

Não sabia que só os Lisboetas é que podem usufruir da TAP.
  8.  # 16

Colocado por: LuisPereiraQuem não é de Lisboa que use Ryanair, Easyjet e afins porque TAP é para os Lisboetas usufruirem e TODOS pagarem.

Onde fica o aeroporto que serve de HUB para a empresa?
    A Iberia também é só dos madrileños?
    A Air France só dos parisienses?
    A BA só dos londrinos?
    A KLM só dos que moram em Amsterdam?
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 17

O unico problema do negocio da privatizacao da TAP em 2015, foi nao se ter privatizado 100% da empresa e retira-la por completo do perimetro do estado.
    Isso e que realmente nos lesou a todos e bem
    • AMG1
    • 4 setembro 2024

# 18

Colocado por: tigoncalE é uma notícia que não acrescenta nada de novo. Toda a questão dos fundos Airbus foi discutida na CPI à TAP no ano passado, foi avaliada pela Parpublica e considerada válida, e, veja-se lá, até o Tribunal de Contas deu aval positivo.

Para os mais distraídos, o negócio foi basicamente assim:
    - O estado tem que vender uma empresa em falência técnica, com 400M€ de capitais negativos e 1000M€ em responsabilidades;
    - O governo do Passos poe a TAP à venda: numa primeira fase, o unico interessado nao presta garantias bancárias (o Efromovic da Avianca) e o processo é parado;
    - Em 2015 (+/-), há um interessado, o Neeleman, com credibilidade no sector, que presta garantia bancária (avalizada "só" por 1 dos 2 maiores fabricantes de aviões do mundo e detida pelos governos frances, alemão e espanhol) e é o escolhido;
    -Paga 10M€ e compromete-se a injectar 240M€ na companhia (dos 25M€ não podem sair do balanço da empresa para que, em caso de incumprimento do caderno de encargos, o estado pudesse exercer o direito de reversão da empresa pelo menos 25M€ melhor do que como a vendeu, e resalva que toda a dívida contraída após a privatização a ficar da responsabilidade do adquirente) - lembrando que era uma empresa em falência técnica antes da venda;
    - Como é que o Neeleman presta a garantia? Com empréstimo da Airbus numa operação do tipo:
    -Neeleman: Alô, Airbus? Emprestas-me ~300M€ para meter numa companhia que vou comprar? Quando aquilo for meu, eu compro-te 52 aviões novos, e abdico dos slots de produção de 12 A350;
    -Airbus: Ok, parece-me bem, tu és um gajo com quem já trabalhamos há muito tempo e acreditamos que compensa, toma lá o cheque;
    - A TAP é então vendia ao Neeleman e ao Barraqueiro (em duas fazes, primeiro parcial, depois na totalidade): este podia ter sido o final de feliz da triste história de uma empresa que enterrou até àquela data milhoes de euros aos contribuintes ao longo da sua vida, e que a partir dali nao enterraria mais 1€;
    -... só que não, porque em 2016, num contrato que nem a IGF nem ninguem conhece, o Costa, ajudado pelo amigalhaço Lacerda "Pro-bono" Machado, recompra a maioria do capital social (mas nao dos direitos econímicos) e voltamos a ter responsabilidade na dívida (passada, presente e futura) da TAP (e o PS a voltar a poder meter lá os boys e as girls - e.g mulher do Medina);
    - A cereja no topo do bolo vem em 2020, com compra da totalidade da empresa (em plena pandemia com a indústria de restos, e numa empresa que mesmo antes da pandemia continuava em falência), e que, mais uma vez num contrato que nem a IGF nem ninguem tem acesso, ainda determina o pagamento de 55M€ ao Neeleman (valor este que ninguem explicou, que nem PNS nem Medinac explicaram na CPI à TAP, e que ninguem sabe porque foram 55M€ e não 60, ou 54 ou 56, ou 200, ninguem sabe).

Se é verdade que o Neeleman não meteu dinheiro dele na TAP? Sim é, e eu nao vejo problema nenhum nisso, porque houve alguem que meter por ele, confiando que teria retorno (para mim, equivalente a ir a um banco). Se depois da compra e enquanto a TAP fosse do Neeleman a 100% a empresa tivesse ido ao charco, era a Airbus que ficava a arder com os 300M€, porque, relembro, a empresa estava em falência técnica e a massa falida nao cobria o valor da dívidas (nem de perto nem de longe). O António Pedro Vasconcelos que há em mim preferia este filme, em vez da realidade atual de meter pelo menos 3200M€ dos meus impostos na valeta.

Com isto tudo, parece-me bem óbvio de ver que a culpa é do Passos (ou na sua ausência, do Pinto Luz)... só nao vê quem não quer...
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho,psergio57
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

A sua historia corresponde aos factos que se conhecem, mas parece que lhe falta um pequeno pormenor.
    O empréstimo da Airbus para o Neeleman pagar ao estado, corresponde exactamente a garantia que a TAP, antes da privatização, ja tinha prestado à Airbus, o que deixa antever que o Neeleman podia nao valer assim tanto quanto pintam.
    Se era possivel ser de outra forma, muito provavelmente não!
    Mas para ser assim também podiam ter entregue a companhia só ao Pedrosa, que assim ficava tudo em casa.
    Mas acima de tudo podiam ter dito ao pais que tinha oferecido a companhia e não que a tinham vendido com um encaixe de 300M.
    Eu não gostei que o Costa e o PNS tivesem feito de nos parvos, com todo o negocio que se seguiu, porque razão havia de gostar que o PPC e o Pinto Luz também tivessem feito o mesmo.
  10.  # 19

Sim, a companhia podia ter ido para qualquer um, e qualquer um podia ter feito o que o Neeleman fez, mas não fizeram. Quem teve a visão e a capacidade de trocar os 350s pelos 330 neo's e 320 neo's foi o Neeleman, ponto final.
  11.  # 20

Colocado por: JosebaSim, a companhia podia ter ido para qualquer um

Nao podia nao... porque a malta tem memoria curta. Mas naquela altura existia um total de 0 interessados crediveis na TAP
    Concordam com este comentário: tigoncal

0.4445 seg. NEW