Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Negócios altamente danosos pra os contribuintes, enquanto isso eles continuam e a gente vai discutindo uns com os outros. Tá bom é pra ser governante, fónex.
  2.  # 2

1) muitas, muitas companhias de transporte aéreo faliram nos últimos anos, com prejuízo de investidores e credores. o mundo continuou e a grande maioria destas companhias foi absorvida noutros grupos.

2) não sei se a TAP é bem ou mal gerida, mas decorrente do ponto anterior, parece-me ser uma industria de capital intensivo (dívida), onde as receitas não estão garantidas, num mercado altamente concorrencial e agressivo.

3) compreendo quem defende que ter uma TAP é do interesse do país. imagino por exemplo o caso de países africanos com companhias que falham os testes de seguridade, como foi o caso de Angola há coisa de poucos anos, e são impedidas de voar à Europa, e ter um político que possa dizer à TAP "tens de suprir a necessidade". as teias da política e dependencia económica e segurança nacional às vezes são dificeis de entender e creio que nenhuma Nação poderosa possa ser governada por alguém bem-intencionado.

4) não tenho nenhum amor pela TAP. do lado político e da gestão da empresa e de investidores tem havido drama (arma política) e desconfiança de corrupção desde que me lembro de ser gente. do lado dos trabalhadores igualmente não vi nunca um "obrigado" sempre que os contribuintes injectam dinheiro na empresa.

para resumir, espero que vendam a TAP, e acabem com a marca TAP.
    Concordam com este comentário: Carvai, Dias12, dmanteigas
  3.  # 3

O mais engracado de tudo isto é que a TAP estava privatizada, a geringonça reagatou, veio a pandemia e injectamos milhares de milhoes. Agora a AD volta a preparar a venda e a esquerda continua a querer manter a TAP e a querer acusar a direita de há 10 anos atrás terem feito falcatruas na venda.
    Eu ja nao suporto o discurso da esquerda.
    Concordam com este comentário: psergio57, Bondi
    • AMG1
    • 7 setembro 2024

# 4

Nao acabem é com ela ja. Esperem até ao final da proxima semana, porque eu já tenho bilhetes comprados.

Isto da privatização, venda, ou lá aquilo que cada um lhe chama, até se está a compor para ser mais um entre PS e PSD.
    O PSD quer privatizar a maioria do capital, ja o PS quer que o estado fique maioritario. Ora como o PSD parece não encontar comprador para mais de 25 ou 30% (até agora parece só vai nos 20%), nada mais fácil do que isto para chegarem a mais um acordo de regime!
    No fim o PSD desculpa-se com as condições do mercado e o PS ganha uma medalha de cortiça por ter vencido a bravata.
    Entretanto cada um dos lados vai atirando uns foguetes, para os jornais venderem, as televisões ocuparem horas a "serrar presunto" e nós por aqui podermos "mandar postas de pescada", como se a nossa opinião contasse para alguma coisa, ou pelo menos a fingir que a opiniao deles, nesta matéria, vale mais do que a nossa.
    Concordam com este comentário: Carvai
  4.  # 5

Colocado por: euNão sabia que só os Lisboetas é que podem usufruir da TAP.

Os outros também podem, se fizerem escala em Lisboa.
    Quando eu estou no aeroporto do Porto a olhar para os quadros de partidas e chegadas, já é raro ver voos da TAP, depois lêem-se as notícias e confirma-se que só cerca de 10% dos voos são da TAP. Em Faro esta percentagem ainda é menor.
    Já para não falar de que os voos domésticos Porto-Lisboa e para as ilhas são, em geral, mais baratos noutras companhias; e não estou a fazer as contas ao "extra" que cada português pagou para o seu bilhete da TAP, incluindo os que nunca viajam de avião.

Mas congratulemo-nos com as posições dos defensores da TAP pública, que segundo os próprios, é tudo no interesse dos cidadãos/contribuintes portugueses.

De todos estes pró-TAP pública, há que destacar a coerência granítica dos bloquistas que defendem numa só frase a manutenção da TAP pública a todo o transe e o fim da maior parte dos voos intercidades europeias por motivos ambientais.
    • reg
    • 13 setembro 2024

# 6

Mais um negócio ruinoso, privatização sem ser 100% vai dar ao mesmo que é basicamente lucros privados e prejuízos do estado.
  5.  # 7

Colocado por: J.Fernandes

De todos estes pró-TAP pública, há que destacar a coerência granítica dos bloquistas que defendem numa só frase a manutenção da TAP pública a todo o transe e o fim da maior parte dos voos intercidades europeias por motivos ambientais.

E conseguem dizer isso sem rir... o que ainda é mais impressionante!

A tap é uma autentica fachada, uma palhacada! Neste momento só serve a capital do império e os únicos voos diretos que tem com partidas do porto, faro e ilhas ou são para dar alguma (pouca) ligacão às comunidades emigrantes, ou então para servir os imigrantes.

Por outro lado, e só a titulo de exemplo, vê-se a Lufthansa com 3 voos diários a partir do Porto para Frankfurt e para Munique, alguns deles em Airbus A321 completamente cheios... Da mesma forma que KLM, Air France, Iberia etc operam muito e bem a partir do Porto. ( para não falar nas low cost).

A Tap deliberadamente entregou o ouro "aos bandidos"...
  6.  # 8

Mas vocês acham que os tripulantes da TAP estava disponíveis para se mudarem da Linha do Estoril para a Foz? Mais depressa iriam para o Dubai.
    Concordam com este comentário: ecteixeira
  7.  # 9

Colocado por: CarvaiMas vocês acham que os tripulantes da TAP estava disponíveis para se mudarem da Linha do Estoril para a Foz? Mais depressa iriam para o Dubai.

Só existem tripulantes e pilotos no Estoril/Cascais???
    • eu
    • 13 setembro 2024

# 10

Colocado por: J.Fernandes
    Mas congratulemo-nos com as posições dos defensores da TAP pública

Eu sou totalmente contra as ajudas colossais do Estado à TAP.

Mas dizer que só serve os Lisboetas é simplesmente patético.
  8.  # 11

Colocado por: euMas dizer que só serve os Lisboetas é simplesmente patético.

Não é patético, é uma afirmação que tem mais de verdadeiro do que à primeira vista parece. Quem viaja de e para o Porto ou de e para Faro sabe bem que é assim. Nestes aeroportos a presença da TAP é pouco mais que residual.
    Concordam com este comentário: ecteixeira, Bondi
    • eu
    • 13 setembro 2024

# 12

Então eu devo ser um caso muito especial, pois já voei na TAP muitas vezes, e vivo a mais de 200 Km de Lisboa.
  9.  # 13

Colocado por: euEntão eu devo ser um caso muito especial, pois já voei na TAP muitas vezes, e vivo a mais de 200 Km de Lisboa.

Que a TAP serve cada vez mais o aeroporto de Lisboa e um facto é até já postei aqui factos neste fórum...
    Pode viver a 200 km de Lisboa e mesmo assim ser o aeroporto mais próximo de si, agora pessoal do norte cada vez mais tem que ir a Lisboa.
    Já não ando na TAP á anos e acredite que já andei por quase 30 países em lazer, felizmente existe outras ofertas e low costs
    Concordam com este comentário: ecteixeira, Bondi
    • eu
    • 14 setembro 2024

# 14

Colocado por: spvaleQue a TAP serve cada vez mais o aeroporto de Lisboa e um facto

Sem dúvida, mas o aeroporto de Lisboa não serve apenas para os Lisboetas.
  10.  # 15

Colocado por: ecteixeira

E conseguem dizer isso sem rir... o que ainda é mais impressionante!

A tap é uma autentica fachada, uma palhacada! Neste momento só serve a capital do império e os únicos voos diretos que tem com partidas do porto, faro e ilhas ou são para dar alguma (pouca) ligacão às comunidades emigrantes, ou então para servir os imigrantes.

Por outro lado, e só a titulo de exemplo, vê-se a Lufthansa com 3 voos diários a partir do Porto para Frankfurt e para Munique, alguns deles em Airbus A321 completamente cheios... Da mesma forma que KLM, Air France, Iberia etc operam muito e bem a partir do Porto. ( para não falar nas low cost).

A Tap deliberadamente entregou o ouro "aos bandidos"...

Desculpa a frontalidade mas esse teu penultimo parágrafo só mostra que não entendes como funciona o mercada de Hub and Spoke na Aviação.

Todas essas companhias que enumeraste, Lufthansa, KLM, AF, Iberia, fazem voos do Porto para os seus hubs (Frankfurt e Munich, Amsterdam, Paris CDG, Madrid).
    Como o Porto não é Hub da TAP é claro que ela não pode oferecer voos do Porto para todos esses destinos.

Agora ve o outro lado da moeda. A TAP oferece voos de Lisboa para Lyon, Toulose, Nantes, Marseille, Paris. Quantas cidades francesas a Air France liga directamente a Lisboa?
    E se quiser o exercício aplica-se igualmente ao mercado espanhol, ou alemão.

A TAP não está a inventar a roda. A TAP faz aquilo que o resto da indústria também faz...
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 16

Colocado por: Joseba

Desculpa a frontalidade mas esse teu penultimo parágrafo só mostra que não entendes como funciona o mercada de Hub and Spoke na Aviação.

Todas essas companhias que enumeraste, Lufthansa, KLM, AF, Iberia, fazem voos do Porto para os seus hubs (Frankfurt e Munich, Amsterdam, Paris CDG, Madrid).
    Como o Porto não é Hub da TAP é claro que ela não pode oferecer voos do Porto para todos esses destinos.

Agora ve o outro lado da moeda. A TAP oferece voos de Lisboa para Lyon, Toulose, Nantes, Marseille, Paris. Quantas cidades francesas a Air France liga directamente a Lisboa?
    E se quiser o exercício aplica-se igualmente ao mercado espanhol, ou alemão.

A TAP não está a inventar a roda. A TAP faz aquilo que o resto da indústria também faz...
    Concordam com este comentário:eu

A tua resposta está, na sua forma, correcta...

No entanto... existindo rotas que se revelam lucrativas para outras companhias não seriam também para a Tap? A tap já tem base no Porto e pode portanto fazer voos spoke a partir de lá...

A grande questão é, no entanto, que todas essas companhias / aglomerados de companhias que voam para o Porto (e com grande sucesso) e que gerem o seu negocio com base em HUB's Gigantes... São empresas com mais do que 80% do seu capital de investidores privados. Não são empresas publicas, não foram resgatadas pelos cidadãos dos paises onde operam... e imagina, dão lucro.
    Concordam com este comentário: Dias12
  12.  # 17

Colocado por: JosebaA TAP não está a inventar a roda. A TAP faz aquilo que o resto da indústria também faz...

Não, a TAP não está a fazer aquilo que as outras companhias fazem! Que outra companhia concorrente, para além do preço dos bilhetes, cobrou mais 3000+ milhões de euros a um conjunto de clientes, potenciais clientes e pessoas que nunca viajam?!

Porque da duas uma, ou a TAP concorre com as outras companhias em mercado livre com a estratégia que bem entender para o seu hub, mas, claro, sem subsídios do contribuinte; ou recebe dinheiro do estado com o argumento que assim poderá prestar determinado serviço que em concorrência livre não poderia prestar e tem que ser consequente. Não pode é pedir sol na eira e chuva no nabal.
    Concordam com este comentário: Carvai, psergio57, Dias12, ecteixeira
    • Dias12
    • 15 setembro 2024 editado

# 18

Realmente a CP a olhar para a TAP deve ficar parva.
    Faz serviço público (suburbanos, regionais, passes baratos, etc) com os (poucos) recursos que o estado lhe deixa ter (no tempo da "pós-austeridade" da geringonça até a compra de novos rodados precisava duma assinatura do ministério das finanças) e o estado só há pouco tempo ficou com a divida da CP. Divida essa resultado de anos e anos a fazer explorações "sociais" sem receber compensações do estado.
    A TAP cada vez mais esquece o 2o maior aeroporto do país e recebe dinheiro a rodos dos contribuintes. Enfim. Nunca vou entender isto.
    Concordam com este comentário: ecteixeira, dmanteigas
  13.  # 19

A TAP serve para sugar o dinheiro ao contribuinte.

Empresa que recentemente recebeu 3 200 Milhões, fora outras compensações, e que neste momento, aparentemente, já só está avaliada em 1 000 Milhões de Euros enfim...

Só de pensar que, por exemplo, o novo hospital central e universitário da Madeira terá um custo total estimado de 350 Milhões...

Na minha opinião a TAP tem de ser privatizada o mais urgentemente possível e sem retorno.
    Concordam com este comentário: psergio57, ecteixeira
  14.  # 20

Ora bem.. a A1 cortada com os incêndios.. que faz a TAP ? Triplica o preço dos voos porto-lisboa.. é deixar ir tudo a falência!!
    Concordam com este comentário: Carvai, HAL_9000

0.4829 seg. NEW