Iniciar sessão ou registar-se
    • Zafa
    • 12 dezembro 2020

     # 1

    Depois de me terem sugerido pesquisar sobre salamandra a pellets para aquecer a sala, estive a fazer um comparativo em excel, para os modelos Slim, com a informação obtida do site dos fabricantes cujo link deixo aqui. O ficheiro está editável, pelo que podem alterar a informação.

    Uma dificuldade com que me deparei é que nas fichas técnica, manuais e demais documentação que encontrei no site dos fabricantes, não é feita qualquer referência ao ruído(db) dos equipamentos, seja ao mínimo ou ao máximo ou sequer uma média, para o cliente ter um ponto de referência e de comparação entre modelos.

    Com tanto comentário que já li de pessoal a queixar-se que o ruído é uma desvantagem e como a maior parte instala este tipo de equipamentos em zonas de convívio para aquecer o espaço, sempre pensei que o fabricante ou as entidades certificadoras fizessem por disponibilizar a informação ao cliente final, o que não verifico. Pelo que a única opção é aferir do ruído nos estabelecimentos comerciais, assumindo que existe o modelo pretendido para demonstração.

    A única referência ao ruído(db), que encontrei on-line foi para o modelo Nevada da Solzaima que encontrei alguém que numa resposta de um técnico referiram que o normal eram 49,9(db). E mesmo após afinação dos parâmetros a pessoa não estava contente com o equipamento por causa do barulho.

    Tal como já referi, no meu caso procuro um modelo slim para colocar à entrada da sala, que é um ponto central.
    A ideia seria fazer algo como o que está na imagem.
    Neste momento estou inclinado para equipamentos que permitam a ligação pela lateral, de modo a poder ter a salamandra o mais encostada possível á parede que será em alvenaria.

    A nível de modelos, estes 2 abaixo parecem-me muito interessantes mas estou indeciso entre escolher um com mais consumo/h e maior volume de aquecimento, ou outro com um consumo/h inferior mas também com menos volume de aquecimento.
    A nível de preços em média a Clara anda pelos 2500€ e a Nevada pelos 2000€, ou seja a diferença entre equipamentos é inferior a 500€ sem contar com montagem nem acessórios, nem kit de ventilação, etc.

    1º - Da Bronpi a Clara por ser eficiente (91%-96%) consumos hora na média do que tenho lido (0,94Kg-2,5Kg) depósito grande (18Kg) e um volume de aquecimento de 283m3.

    2º - Da Solzaima a Nevada por ser eficiente (91%-96%) consumos hora reduzidos (0,68kg-1,6Kg) depósito (15Kg) e um volume de aquecimento mais reduzido 161m3.

    No meu caso em particular o local onde a pretendo colocar tem 94m3, gostava de canalizar o ar para 3 divisões a menos de 6m em linha recta que fazem as 4 juntas um total de 187m3, tendo a zona habitável no total 270m3, isto são medidas brutas sem contar com mobiliário nenhum. Como vou ter VMC com duplo fluxo, mais cedo ou mais tarde as temperatura na casa acabará por estabilizar.

    Uma das empresas a quem pedi orçamentos, desaconselhou-me a insuflacção do ar quente para outras divisões. Estou a aguardar que me explique o porquê!

    O que me ocorre no imediato é que possa ser por causa:
    - do ruído das ventoinhas da ventilação, provavelmente será maior no local de instalação;
    - da perda de algum desempenho térmico neste caso no local de instalação, pois parte do aquecimento será distribuído para outras áreas;
    - Algum tipo de "dano/deterioração" no local de passagem das condutas e da instalação das grelhas. Já li quem tenha comentado que as paredes ficaram amareladas;
    - Fluxo do ar quente nos locais de destino ser diminuto, a não ser que a máquina esteja ao máximo, o que suponho que seja incómodo para quem estiver no sofá a menos de 2m de onde a pretendo colocar;
    - Barulho do sistema de ventilação ser audível através das saídas do ar quente.

    Alguém tem algum destes modelos que possa dar feedback? Ruído, consumos reais, o que acharem relevante.
  1.  # 2

    Veja também se os modelos permitem entrada de ar frio via tubagem do exterior é muito importante
    • Zafa
    • 12 dezembro 2020

     # 3

    Colocado por: RicardoPortoVeja também se os modelos permitem entrada de ar frio via tubagem do exterior é muito importante


    Pelo que vi dos 3 primeiros da lista (Nevada, Clara, Boreal 12 Slim) tem todos entrada seja com diâmetro 40 ou 50 e saída padrão de 80mm.
    Tem todas saída para cima, por trás e pela lateral, entrada por trás e pela lateral.
    A Clara a nível técnico, e pelos dados disponíveis, parece-me ser idêntica à Boreal.
    No entanto a Solzaima e Bronpi, tem muitas casas da especialidade a vender estas marcas no distrito de Leiria.
    A Boreal, é mais barata há no Leroy, mas depois a nível de assistência é aquela incógnita. Enquanto as outras, pelo menos sei que são marcas estabelecidas aqui na zona e há vários sítios onde poderei pedir assistência se não estiver satisfeito.
  2.  # 4

    Boa tarde,
    Pelo que chegou a optar?
    • jpbplc
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 5

    Eu tenho uma salamandra da EcoFAB www.ecofab.pt e estou extremamente satisfeito.
    Elevada potência calorífica, e para a questão que levantou, o ruído, é extremamente silenciosa. Os ventiladores são super silenciosos.
    Estou muito satisfeito.
    Cumprimentos,
    • Zafa
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: paulosBoa tarde,
    Pelo que chegou a optar?


    Após análise e como queremos uma salamandra slim. A nossa escolha, para já é na Bronpi Clara. Visitamos o representante cá na zona, foi impecável esclarecedor, explicou que tem o mesmo modelo em casa e que se quisermos até podemos lá passar, para ter uma percepção do ruído, mas com isto do COVID, não estou muito inclinado para isso. Também explicou que como tem mais potência e ventoinhas maiores, fará sempre mais ruído do que por exemplo a Nevada, pois tem maior fluxo de ar.
    Foi-nos desaconselhada a entrada de ar frio da rua para a máquina, pois tem havido reclamações do desempenho da máquina, sendo que nos foi explicado que o equipamento como faz a gestão automática da admissão do ar os tubos de admissão, por vezes estão mal dimensionados ou tem curvas, ou estrangulamentos o que origina uma quebra de rendimento.

    Para nós e como a casa é pequena, a não ser que nos proponham algo com melhor desempenho e na mesma ordem de preços, será o que iremos ter para aquecer o openspace e depois com a VMC de fluxos cruzados, o espaço acabará por atingir mais cedo ou mais tarde uma temperatura "homogénea" pela casa toda, pelo menos é essa a minha esperança.
  3.  # 7

    Isso do ar exterior acho muito estranho.
  4.  # 8

    Boas.

    Se pretende uma salamandra silenciosa, então pondere as Haas+sohn. Tenho uma (não o modelo slim) e é mesmo silenciosa. Não tem ventilador, mas aquece muito bem e é bastante económica. Também tem uma chama espetacular, até parece uma salamandra a lenha. Quando a comprei, não conhecia a marca, nem qualquer outra, apenas a escolhi por questões de alergias e por apresentar maior robustez de construção aparente de todas as outras que estavam em exposição na loja. Após o arranque, consome aproximadamente 50W.
    Para o que pretende tem este modelo , no entanto, não permite canalizar o ar e tem um preço mais elevado que os 2500€.
 
0.0141 seg. NEW