Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros membros,

Moro numa moradia nova que tem um sistema Solar de água quente marca TERMICOL com 2 paneis e um deposito de 286 litros modelo ATKH300. Não tem bombas de circulação.
    Todo o sistema está instalado no telhado da moradia, os paineis inclinados e virados a SUL e o deposito logo por cima atrás.
    Os tubos têm cerca de 7 metros até torneira da cozinha, depois mais 5 metros para WC_1 ou mais 8 metros para WC_2.

Problemas que já identificámos:

- Sempre que queremos usar água quente seja na cozinha ou casas de banho, para lavatorio ou banhos, a água quente demora cerca de 2-3 minutos a chegar à torneira. Desperdiçamos imensa água.

- O tanque gasta imensa electricidade de noite para manter a água quente

- O sistema de aquecimento do tanque não tem qualquer visor ou sensor para nos informar da temperatura a que a água está a ser armazenada a cada momento

- O regulador da temperatura de marca THERMOWATT T105 PTS3 (termostáto) é tosco com falta de precisão. Parece uma peça com 50 anos de idade.

As minhas perguntas:

1. O tanque tem classificação energética C, mas pelo que pude saber é obrigatorio para a casa obter a classificação energética A. Isto faz algum sentido? É que quem cá mora é que fica condenado a pagar contas de electricidade e de água desperdiçada, que é mantida quente todas as noites ao frio porque o tanque está no telhado.

2. Como posso medir a temp. da água no tanque para optimizar a configuração? Que equipamentos existem?

3. Vale apena e/ou pode usar-se um esquentador eléctrico instantaneo como seja o modelo JUNKERS ED6-2S para reforçar o aquecimento em casa e ser mais imediato, evitando assim o desperdício de água? Será que estes equipamentos se desligam assim que entra água quente do tanque?

4. O que acontece se eu decidir cortar a energia eléctrica ao tanque no telhado, para que o sistema apenas funcione em modo solar? Há perigo de contaminação da água pelas horas do periodo nocturno em que está a arrefecer?

4. O meu certificado energético (class. A) diz que o sistema de Água Quente Sanitária é 83% mais eficiente do que a média. Não vejo como, porque o sistema consome cerca de 3-4kWh por noite (medidos com um sistema ENGAGE) e ainda vamos no Outono (8-15ºC de noite).

Gostaria de ler comentários de quem perceber destes sistemas e outros, e possa ajudar a esclarecer-me a mim a todos os que tenham sistemas iguais para percerber qual a melhor solução.

Obrigado.

Cumps.,
    Rodrigo Matias
  2.  # 2

O seu sistema é termossifão pelo que em principio vem diretamente à cozinha em zona reservada para esquentador de apoio e daí seguir para alimentação da cozinha e posterior dos wc's o que significa percas térmicas significantes neste caso deve-se considerar um sistema de retorno que não existe.

Como o apoio está com resistência daí estes problemas existirem neste caso pode optar por um esquentador termostatico de apoio solar ou em alternativa um termocumulador no interior para não estar exposto ao arrefecimento nocturno mas deve considerar sempre na saída do depósito uma válvula termostatica se ela já existir porque é obrigatório deve verificar a sua regulação possivelmente encontra-se neste momento fechada e não deixa passar a água quente à temperatura desejada.

Deve verificar se a tubagem que vem do painel direto à cozinha é de multicamada se for e se optar por um esquentador de apoio deve colocar uma válvula termostatica regulada para 70 o porque a tubagem multicamada só está preparada para uma temperatura de serviço até 90o, se for de cobre ou inox não precisa.

Respondendo às suas questões :

1- Embora o equipamento tenha essa classificação será o conjunto com outras estruturas nomeadamente a caixilharia que valoriza a classe energética, o sistema solar ajuda grandemente na classificação final.

2-Pode através de uma sonda regulada a um controlador solar mas este equipamento é admissível em sistemas de circulação fechada que não é o seu caso,neste caso não tem vantagens.

3-Pode nas condições que descrevi anteriormente pode e deve regular a resistência através de um relógio programador para as horas que mais necessita de utilização de água quente.

4-Esses consumos não são normais veja na resistência à que temperatura está ajustado retira a tampa no acumulador e verifica a mesma mas com o relógio resolve este problema .

Cumprimentos

0.0135 seg. NEW