Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Alguém sabe informar-me se posso fazer alterações em obra, em relação ao que foi aprovado na planta pela câmara? Seria coisas simples (penso eu) mas que até dariam nas vistas uma vez que são nós alçados. Eu tenho um janelao fixo com 3,5 metros de altura e 2,5 de largura numa mezzanine e acho que é um exagero, eu não tinha noção da mediada. Tenho também duas janelas duplas cada uma com 1,80 de largura e eu queria tirar à vontade 30 /40 cm. As mesmas têm a soleira a 60cm do chão e eu queria subir até uns 90cm. Posso simplesmente fazer estas alterações no decorrer da obra? Terei de pedir à camara ou posso alterar e rerificar no fim?
  2.  # 2

    Essas alterações têm de ser licenciadas, uma vez que alteram os alçados. O melhor é submeter no fim um projeto de alterações, em que englobe todas as alterações que fez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  3.  # 3

    Quando for entregar as telas finais entrega com as alterações na Camara, paga mais um X, eu fiz o contrário que você diz, aumentei na dimensão das janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  4.  # 4

    Sendo alterações que necessitam de licenciamento, atenção aos prazos.
    Se entregar esse licenciamento só no final vai ter que esperar pela sua aprovação para ter a licença de utilização, dependendo da câmara, isso pode ser rápido ou coisa para demorar uns bons meses.
    Se a licença de utilização for necessária para o empréstimo do banco, a coisa pode ser complicada
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  5.  # 5

    Também tenho feito algumas alterações em obra incluindo medidas de janelas inclusive fiz uma janela que não estava em projeto, a informação que tenho é que será corrigido com a entrega das telas finais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaSe a licença de utilização for necessária para o empréstimo do banco, a coisa pode ser complicada

    Isto que o ze diz aqui é muito importante, atenção às suas contas e à capacidade de suportar a ultima tranche "do seu bolso" até ter a totalidade do dinheiro do empréstimo bancário.. se é que o fez!
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpires
    Isto que o ze diz aqui é muito importante, atenção às suas contas e à capacidade de suportar a ultima tranche "do seu bolso" até ter a totalidade do dinheiro do empréstimo bancário.. se é que o fez!


    Pois, aí está algo que ainda não percebi, no banco disseram-me isto, o arquiteto disse-me o mesmo. A ultima tranche vem depois de tudo pronto? Mas se está tudo pronto vou querer a ultima tranche para mobílias e equipamentos? Não foi para isso que fiz um empréstimo, até porque se acabar tudo sem a ultima tranche, já não a quero.
  8.  # 8

    Colocado por: AlmeidasNão foi para isso que fiz um empréstimo, até porque se acabar tudo sem a ultima tranche, já não a quero.
    Basicamente o banco quer uma garantia que o Almeidas consegue a licença de habitabilidade e por isso retém a última tranche. Logo, ou não precisa dela e nunca a usa, ou alguém vai ficar a "arder" com ela: Você se tiver capacidade, ou o seu empreiteiro.
  9.  # 9

    Colocado por: Almeidas

    Pois, aí está algo que ainda não percebi, no banco disseram-me isto, o arquiteto disse-me o mesmo. A ultima tranche vem depois de tudo pronto? Mas se está tudo pronto vou querer a ultima tranche para mobílias e equipamentos? Não foi para isso que fiz um empréstimo, até porque se acabar tudo sem a ultima tranche, já não a quero.

    O avaliador do meu banco só cá veio há coisa de 1 semana.. já eu moro cá há 4 meses 😅
    Mas eu só pedi 2 tranches durante toda a obra.. depende da sua disponibilidade €€€
  10.  # 10

    Atenção, em alguns municípios o tipo de alteração referida tem que ser alvo de projecto de alteração.
    Não pode ser simplesmente entregue em Telas Finais.
    Alteração de Arquitectura e alteração das especialidades a que haja lugar.
    Atenção aos prazos.

    Efetivamente o banco só liberta a ultima tranche após a emissão da Licença de Utilização.

    Colocado por: Almeidas

    Pois, aí está algo que ainda não percebi, no banco disseram-me isto, o arquiteto disse-me o mesmo. A ultima tranche vem depois de tudo pronto? Mas se está tudo pronto vou querer a ultima tranche para mobílias e equipamentos? Não foi para isso que fiz um empréstimo, até porque se acabar tudo sem a ultima tranche, já não a quero.
 
0.0158 seg. NEW