Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma moradia geminada, em que apenas uma das paredes está encostada ao vizinho. Para tentar reduzir ao máximo o ruído a transmissão do ruído da casa dos vizinhos, no projecto foi considerada uma parede dupla com tijolo de 11 e lã de rocha de 6cm, resultando numa parede com aproximadamente 30cm de espessura.

    Em relação às estruturas, foi colocado XPS entre as duas casas para que não fiquem "encostadas", por forma a reduzir ao máximo a transmissão de ruído.

    Parece-me que esta solução é adequada e não deverei ter grandes problemas, no entanto, para tentar ganhar mais algum espaço interior, o empreiteiro sugeriu encostar a lã de rocha na parede do vizinho, e usar apenas um tijolo de 11 ou 15.

    Gostaria de ter uma 2ª opinião antes discutir esta solução com a equipa projectista. O que acham desta opção? Faz algum sentido? Ou é preferível manter a parede dupla e perder alguns cms dentro de casa?
  2.  # 2

    Portanto estava previsto 11+6+11 = 28cm + 2cm (revestimento) = 30cm
    E o que o empreiteiro propõe é 6+11 = 17cm + 2cm (revestimento) = 19cm

    Claramente parece que a segunda solução peca por ter sido reduzida ao mínimo...porque não opta por uma solução intermédia, em que aumenta ligeiramente o isolamento (8cm) e em vez de uma fiada de tijolo de 11cm aplica uma fiada de tijolo térmico (20cm)?
    Daria-lhe 28cm + 2cm (revestimento) = 30cm
  3.  # 3

    O que vai fazer nas vigas e nos pilares ?
  4.  # 4

    Colocado por: econom.pedroPortanto estava previsto 11+6+11 = 28cm + 2cm (revestimento) = 30cm
    E o que o empreiteiro propõe é 6+11 = 17cm + 2cm (revestimento) = 19cm

    Claramente parece que a segunda solução peca por ter sido reduzida ao mínimo...porque não opta por uma solução intermédia, em que aumenta ligeiramente o isolamento (8cm) e em vez de uma fiada de tijolo de 11cm aplica uma fiada de tijolo térmico (20cm)?
    Daria-lhe 28cm + 2cm (revestimento) = 30cm


    Falei hoje novamente com o empreiteiro sobre isto, e o que sugere é a lã de rocha + tijolo térmico de 14cm.
    Não há tijolo térmico de 20, o mais próximo é de 19. Também já tinha pensado nessa solução.
  5.  # 5

    Colocado por: Coimbramoradia2020O que vai fazer nas vigas e nos pilares ?

    Tem lã de rocha entre os pilares/vigas e a outra casa.
  6.  # 6

    e nao vai entrar agua para a la de rocha?
  7.  # 7

    Colocado por: LuisPereirae nao vai entrar agua para a la de rocha?

    Não tinha pensado nisso.
    Teria que ser impermeabilizado no topo e nas laterais. Não sei se seria um problema.
  8.  # 8

    Colocado por: rigsyTem lã de rocha entre os pilares/vigas e a outra casa.

    Que espessura?
    Nas sapatas e vigas de fundação tb levou?
  9.  # 9

    se diminuir os 30 cm não vai ficar coim os ressaltos dos pilares e vigas?
    eu no seu caso não prescindia do xps a encostar ao vizinho pois é mais denso e não vai sofrer o esmagamento que a lá de rocha permite
    penso que para junta de dilatação até o mais indicado era mesmo eps
    • rigsy
    • 14 dezembro 2020 editado

     # 10

    Colocado por: zedasilva
    Que espessura?
    Nas sapatas e vigas de fundação tb levou?

    Tenho ideia que foi lã de rocha de 6cm.
    Nas sapatas e vigas de fundação levou XPS de 3 ou 4 cms.
  10.  # 11

    Colocado por: marco1se diminuir os 30 cm não vai ficar coim os ressaltos dos pilares e vigas?

    Fico apenas com um ressalto na chaminé, e que já tinha com parede de 30cm.
    Os pilares são de 20cm.
  11.  # 12

    Colocado por: rigsyTem lã de rocha entre os pilares/vigas e a outra casa.

    Betonaram contra a lã de rocha?
  12.  # 13

    Colocado por: PicaretaBetonaram contra a lã de rocha?

    Era preciso ser muito ...
 
0.0170 seg. NEW