Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    Estou em fase de construção. Ao nível da cave, que se situa proxima do nível freatico, foi feita a impermeabilização e isolamento da mesma tb com colocação de dreno em volta da mesma.
    Estes drenos irão dar a um poço onde serão colocadas duas eletrobombas que funcionarão alternadamente. As bombas são Lowara Domos 7 VXT.
    Devido à proximidade do lençol freatico, e embora na zona não seja comum existirem falhas de energia, estou a pensar colocar um gerador de arranque automático que acione em caso de falha da rede.
    O gerador servirá apenas para alimentar as bombas.

    Como não conheço o mercado dos geradores gostava de ouvir as vossas recomendações.
    Têm alguma recomendação para gerador de arranque automático?
    Que tipo de manutenção requer um gerador?
    Será melhor gerador ou ups?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Colocado por: Pingpongfoi feita a impermeabilização


    Como fez?
  3.  # 3

    Primário, tela asfaltica, xps 6cm, tela pitonada. E dreno com geotextil em todo o perímetro.

    E gerador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  4.  # 4

    Colocado por: PingpongE gerador?


    E uma motobomba em vez de uma das elétricas?
  5.  # 5

    Pois, não sei qual será a melhor solução qualidade/preço para este efeito.
    O que pretendo é que tenha arranque automático (suponho que deva ter ligação ao quadro geral para isto). As motobombas têm arranque automático?
  6.  # 6

    Colocado por: PingpongAs motobombas têm arranque automático?


    Sim, tem.
  7.  # 7

    Conhece alguma que recomende?
    Que desvantagens têm, para a função que eu pretendo, em relação aos geradores?
  8.  # 8

    Ninguém que tenha conhecimento ou até já tenha utilizado soluções de fornecimento alternativo de energia para alimentar as bombas submersíveis?
    O que recomendam?
  9.  # 9

    Colocado por: PingpongNinguém que tenha conhecimento ou até já tenha utilizado soluções de fornecimento alternativo de energia para alimentar as bombas submersíveis?
    O que recomendam?

    Painéis fotovoltaicos com baterias e eletrobomba de 12V.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pingpong
  10.  # 10

    Colocado por: J.Fernandes
    Painéis fotovoltaicos com baterias e eletrobomba de 12V.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pingpong


    E nos meses de maior chuva e menos sol, em que é mais provável haver quebras na rede elétrica, os painéis fotovoltaicos conseguirão alimentar as eletrobombas?
    Tem ideia dos custos associados?
  11.  # 11

    Colocado por: PingpongE nos meses de maior chuva e menos sol, em que é mais provável haver quebras na rede elétrica, os painéis fotovoltaicos conseguirão alimentar as eletrobombas?

    E uma solução destas conjugada com ligação à rede para quando as baterias não tiverem suficiente alimentação? É uma questão a explorar com técnicos/fornecedores deste tipo de equipamento.

    Não tenho ideia dos custos em Portugal. Lembrei-me desta solução porque usamos muito em África há uns anos atrás para abastecimento de água potável às populações em zonas sem eletricidade. Fazia-se um furo artesiano, montava-se um depósito metálico elevado de 50m3 com painéis fotovoltaicos e baterias no topo, que alimentavam a eletrobomba no fundo do furo, que ligava e desligava através de uma bóia dentro do reservatório. Com as baterias, funcionava de dia e noite. Mas África é muito diferente de Portugal em termos de horas de sol por ano.
  12.  # 12

    Alguém tem a solução de gerador ou motobomba em casa como alternativa em caso de falha de rede?
 
0.0162 seg. NEW