Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho visto várias questões neste fórum relativamente a electricidade, e consegui esclarecer algumas dúvidas, no entanto ainda me restam algumas, e decidi registar-me e colocar algumas questões, penso que seja o local certo.

    Para contextualizar, estou a viver num terreno, onde existe a casa principal, e a casa dos antigos caseiros (vou descrever como anexo), tanto a construção como instalação eléctrica têm mais de 50 anos, as construções foram restauradas à cerca de 20 anos, no entanto toda a instalação eléctrica se mantêm.

    - A instalação eléctrica é monofásica;
    - O diâmetro dos cabos é de 1,5mm em todo o terreno;
    - Apenas existe terra nas cozinhas (onde se encontram as maquinas de maior potencia);
    - No início deste mês, alterei a potência contratada de 3,45 kVA para 5,75 kVA;
    - É praticamente impossível ou altamente caro trocar a os cabos;

    Na casa principal, o quadro geral têm apenas 2 disjuntores, bastante antigos (penso que de cerâmica), um de 10A para luzes e um de 16A para tomadas.

    Quando foi feito o anexo, foi feita uma puxada eléctrica da casa principal, no entanto não foi acrescentado um disjuntor próprio, foi feita depois do disjuntor de 16A.

    O anexo tem 1 disjuntor bipolar de 40A e 2 disjuntores de curva C, ambos de 16A.

    Tendo em conta a puxada em questão, quando as 2 casas estão a utilizar equipamentos com maior potência (máquinas de lavar, chaleiras, microondas), o quadro principal vai a baixo.

    1ª duvida:

    Tendo em conta o diamtro dos cabos (1,5mm), não posso disjuntores acima de 16A correto?

    2ª duvida:

    A minha ideia seria trocar os disjuntores da casa principal por uns mais recentes, devo manter as medidas dos disjuntores actuais?

    3ª duvida:

    Penso que faz sentido instalar um IDP (ou DDP se acharem melhor) no quadro do anexo, deverá ter ser igual ou superior ao conjunto da amperagem dos disjuntores, certo?
    Neste caso um de 40A, se adicionasse um disjuntor de 16A só para uma tomada à parte na cozinha, teria de ser de 63A?

    4ª duvida:

    Caso tenha equipamentos a funcionar no anexo que não mandem a baixo o disjuntor de 16A do anexo, a casa principal liga uma chaleira, o disjuntor da casa principal de 16A (onde deriva a instalação do anexo) vai a baixo, porque soma as potencias destes equipamentos todos certo?

    5ª duvida:

    Eu queria evitar fazer uma nova puxada do quadro principal, porque ainda são alguns 30 metros de distância, entre as construções, no entanto, se for mesmo necessário faze-lo, acrescentaria um disjuntor apenas para esta puxada, qual seria a potência ideal?

    6ª duvida:

    Imaginemos que faço uma nova puxada e acrescento um disjuntor, não vale a pena usar um de C20A ou C25A, devido ao diâmetro dos cabos certo?


    Desde já agradeço as possíveis respostas e peço desculpa pelo elevado número de questões.

    Vou anexar as imagens dos quadros em questão.

    Cumprimentos,
    Ricardo Pereira.
      quadro-anexo.jpg
      quadro-principal.jpg
  2.  # 2

    A primeira parte é o esquema atual, segundo o que investiguei, deveria fazer como está na 2?
      esquema.jpeg
  3.  # 3

    25A >63A!??

    Olhe tem de arranjar um eletricista para ver consigo. há mais detalhes para ter em conta.
  4.  # 4

    63A seria o IDP.

    O de 25A seria um disjuntor no quadro principal, o máximo que vi foi o de 40A, isso já implicaria um cabo de 10mm
  5.  # 5

    Uma instalação elétrica com 50 anos com circuitos de 1,5mm não vai funcionar seja qual for a capacidade dos disjuntores que meta, muito pelo contrário pode provocar isso sim o aquecimento e incêndio da instalação.
    Custe o que custar, tem de refazer todos os circuitos com a espessura adequada à finalidade dos terminais (iluminação/tomadas).
    Tem de reforçar e instalar boa terra
    E dimensionar/seccionar o quadro à rede.

    Quanto ao anexo. Não fazendo uma baixada independente para ele, deve no mínimo fazer um quadro secundário dedicado.

    Qual é o disjuntor que dispara é o seu de 40a , ou o interruptor da EdP (cinzento à esquerda da foto)?
    Concordam com este comentário: RMPG
  6.  # 6

    O que dispara é sempre o disjuntor de 16A ou o geral de 40A (que estão à esquerda do contador). O da EDP nunca disparou, que é o que está à direita do contador).

    Ja tive 2 orçamentos de eletricistas, aconselharam a: trocar os disjuntores de 10A, 16A e o geral de 40A por uns mais recentes, e acrescentar um de 25A com cabos de 4mm, o que era a minha ideia também.

    O anexo têm quadro próprio e terra própria, no entanto vou trocar o cabo de terra, aconselharam um de 10mm, em vez do que está atualmente que só tem 2,5mm.

    Tendo o material e técnico que me faça este serviço, sobra uma questão:

    Os cabos que vêm do poste de eletricidade são de 4mm ou 6mm (no fim de semana confirmo), no entanto os cabos que saem do contador até ao interruptor geral de 40A (o da esquerda, que têm os 2 disjuntores em cima) são apenas de 1,5mm. Para alterar para uns de 4mm, terá que ser a EDP correto?
    •  
      aacc
    • 16 dezembro 2020

     # 7

    Colocado por: rjcpereira- É praticamente impossível ou altamente caro trocar a os cabos;


    Em quanto não mexer nisto, não pense em mais nada.
  7.  # 8

    Colocado por: aacc

    Em quanto não mexer nisto, não pense em mais nada.


    Eu iria alterar os disjuntores, mantendo a ampregem, simplesmente iria acrescentar mais um de 25A (com cabos novos de 4mm)
  8.  # 9

    Meu caro, para mexer nos aparelhos selados da EDP, é óbvio que têm de ser eles a fazê-lo até ao interruptor do SEU quadro.
    Esse quadro, deve prever um quadro secundário para o anexo com as devidas proteções e dimensionamento, bem como refazer toda a instalação elétrica com fios novos e de secção adequada.
    Se não está disposto a fazer isto, está a inventar o que dá sempre mau resultado.
    Se já tem orçamentos para as alterações e como vai ter de desselar, a EDP muito provavelmente não vai fazer essa nova ligação sem verificar a compatibilidade do SEU quadro feito por eletricista credenciado.
    Por isso faça as coisas como deve de ser e não invente.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  9.  # 10

    Colocado por: rjcpereiraEu iria alterar os disjuntores, mantendo a ampregem, simplesmente iria acrescentar mais um de 25A (com cabos novos de 4mm)


    E os cabos que estão a montante dos disjuntores? Não adianta pôr 4mm a jusante se a montante os cabos não estiverem adequadamente dimensionados.
    Concordam com este comentário: rjcpereira
  10.  # 11

    Os fios de secção 4mm tem de sair do disjuntor da EDP para o IDR do quadro elétrico. A partir daí é que se faz o restante dimensionamento da rede seja em 4, 2,5 ou 1,5mm.
    P exemplo entre o quadro principal e o secundário a secção pode continuar a ser de 4, mas o seccionamento dentro de cada quadro já tem de se adaptar à funcionalidade de cada circuito.
    Concordam com este comentário: RMPG, rjcpereira
  11.  # 12

    Certo, a nivel de material tenho tudo o que é necessário para o técnico instalar, os cabos que vêm do poste de eletricidade são de 4mm, o problema são os que ligam o contador ao interruptor geral que está à esquerda (que é da responsabilidade do cliente) são de 1.5mm.

    Obrigado pelas vossas respostas, vou agendar com o técnico para esta semana e ver se consegue fazer o trabalho sem ter de pedir à EDP para desselar/selar
  12.  # 13

    Sem desselar não vejo como possa fazer essa substituição,mas...
    Acho que já percebeu como resolver corretamente. Boa sorte,
    Concordam com este comentário: rjcpereira
 
0.0133 seg. NEW