Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Estou em fase de construção de uma casa em Ermesinde e surgiu uma questão relativa à abertura da porta do WC da suite.
    Existe alguma obrigatoriedade relativamente à porta abrir para fora? Ou é indiferente abrir para fora ou para dentro, desde que hajam condições de circulação para uma cadeira de rodas?

Obrigado!
  2.  # 2

Boa tarde Carlos,
    Desde que asseguradas as acessibilidades, tal como diz, é indiferente a porta da casa de banho, da suite ou qualquer outra, abrir para fora ou para dentro.
    Em situações em que, efectivamente, só se consegue garantir as acessibilidades (circulação interior), com a porta a abrir para fora, então, sim, será obrigatório. Que eu saiba, é isto.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmtns
  3.  # 3

Colocado por: carlosmtnsBoa tarde!

Estou em fase de construção de uma casa em Ermesinde e surgiu uma questão relativa à abertura da porta do WC da suite.
    Existe alguma obrigatoriedade relativamente à porta abrir para fora? Ou é indiferente abrir para fora ou para dentro, desde que hajam condições de circulação para uma cadeira de rodas?

Obrigado!

é esse o wc previsto para as acessibilidades, se sim então a porta ao abrir não se pode sobrepor ao circulo para manobrar a cadeira de rodas, se não, então é irrelevante abrir para fora ou para dentro, é uma questão de gosto.

na minha suite coloquei a porta do wc a abrir para fora. o formato do wc e a disposição das loiças assim o obrigou.
  4.  # 4

As duvidas, tiram-se com o seu arqutiecto... Resolva com ele e com o director técnico de obra... A situaão que descreve, não permite dizer nada. faltam dados.
  5.  # 5

Grato pelos comentários e já conseguir obter mais informação quanto àquilo que necessito.

A questão é mais complexa do que parece. A casa está em construção a cargo que uma empresa que as constrói e vende. Não tenho acesso direto ao arquiteto, apenas ao Engenheiro da obra que coloca entraves a tudo e mais alguma coisa.

Completei uma das plantas com as medidas e fiz o círculo de 1,5m (por aquilo que pesquisei é esta a medida exigida), pelo que não obedece a essa norma, mesmo a porta abrindo para fora. No entanto, o engenheiro da obra continua a dizer que a porta tem de abrir para fora.

Colocado por: Pedro BarradasAs duvidas, tiram-se com o seu arqutiecto... Resolva com ele e com o director técnico de obra... A situaão que descreve, não permite dizer nada. faltam dados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosmtns
      WC.PNG
  6.  # 6

carlos, isso já por si, não cumpre as acessibilidades. portanto a questão da porta é o menos.
  7.  # 7

é meter a sanita a 20cm da parede. uma banheira/ duche com minimo de 80cm de largo, e repor o bide centrado com o resto da IS... ou não o meter.
  8.  # 8

Colocado por: carlosmtnsNo entanto, o engenheiro da obra continua a dizer que a porta tem de abrir para fora.

se o que tiver atrás da porta for a sanita, tb eu punha a porta a abrir para fora, imagina estar sentado no trono e levar com a porta na cara. se for o bide é um problema semelhante.

abrir a porta para o outro lado , tem o lavatório, tb não dá. Nesse wc concordo em ter a porta a abrir para fora.

sendo o wc da suite, ficava bem dois lavatórios.
  9.  # 9

Colocado por: carlosmtnsNão tenho acesso direto ao arquiteto
    é uma questão de ir ver quem é está no processo na CM.
  10.  # 10

Do outro lado da porta está um closet em "L".
    Acho que é mais propício levar com a porta quando estou a escolher a roupa do que no trono :)

Colocado por: pauloagsantos

se o que tiver atrás da porta for a sanita, tb eu punha a porta a abrir para fora, imagina estar sentado no trono e levar com a porta na cara. se for o bide é um problema semelhante.

abrir a porta para o outro lado , tem o lavatório, tb não dá. Nesse wc concordo em ter a porta a abrir para fora.

sendo o wc da suite, ficava bem dois lavatórios.
  11.  # 11

E, também, Carlos é recomendado ou sugerido (mas, repito, não obrigatório) as portas das casa de banho abrirem para fora por questões de socorro.
    Talvez seja essa a razão do engenheiro insistir.
    Imagine que estando dentro da casa de banho alguém se sente mal, será, por princípio, mais fácil acudir tendo a porta a abrir para fora, tanto para quem queira saír da casa de banho, como para quem queira entrar, estando do lado de fora da casa de banho.
    Pense se isto não tem importância, para si.
  12.  # 12

Colocado por: CMartinE, também, Carlos é recomendado ou sugerido (mas, repito, não obrigatório) as portas abrirem para fora por questões de socorro.
    Talvez seja essa a razão do engenheiro insistir.
    Imagine que estando dentro da casa de banho alguém se sente mal, será, por princípio, mais fácil acudir tendo a porta a abrir para fora, tanto para quem queira saír da casa de banho, como para quem queira entrar, estando do lado de fora da casa de banho.

Concordo que em questão de incêndio é mais prático abrir para fora, quando dentro da casa de banho e queira fugir.
    Mas em caso de arrombamento (de fora para dentro) iria dificultar.
  13.  # 13

A sugestão (que é legislativa) baseia-se mais nisto :
    "A primeira recomendação resulta de preocupações de segurança. Sempre que possível deve evitar-se instalar nas IS da habitação portas de batente abrindo para dentro. Caso ocorra uma queda no interior da IS, estas portas podem dificultar o socorro (o corpo caído pode impedir a abertura). Esta preocupação já não se coloca de forma tão evidente nas restantes divisões da casa, porque têm uma área maior e uma zona junto à porta geralmente mais desimpedida.

A segunda recomendação vai ao encontro do espírito das normas de acessibilidade para a habitação. Caso no projecto original exista uma porta de batente abrindo para dentro, devem ser asseguradas condições que permitam, mais tarde, em caso de necessidade, a instalação de uma porta que abra para fora ou de uma porta de correr."
    Fonte : http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/2007/04/wc-porta-abre-para-dentro-ou-para-fora.html

Pesquise o assunto que penso que ficará esclarecido, em termos das acessibilidades das casas de banho em habitação. Mas, como lhe disse, eu entendo que seja uma recomendação e não uma obrigatoriedade, de segurança.

0.0147 seg. NEW