Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: PalhavaExiste oferta de construção nova a preços razoáveis?


    Refere-se a casas em banda, apartamentos, casas geminadas?

    Nos loteamentos parece-me que encontra de tudo um pouco à venda. Acho que os preços de um modo geral são justos para o que se compra. Talvez as casas sejam de um modo geral maiores do que seria necessário, para um país com os rendimentos que temos.

    Se mesmo assim achar caro, não há nada como construir de raiz, em tamanho e qualidade correspondente ao seu orçamento.

    Ou procure numa zona menos cotada.

    Acho que durante anos colocamos o "preço razoavel" num patamar demasiado baixo.
    Agora que os preços começaram a "normalizar" temos a perspectiva que está tudo caro.
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 42

    Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez as casas sejam de um modo geral maiores do que seria necessário, para um país com os rendimentos que temos
    Verdade, aqui ao lado já se discute se os quartos devem ser todos suites ou não, e a maioria está pelo sim. A construção está caríssima, mas o DO ao construir, por norma também abusa um bocado, contra mim falo também.
  3.  # 43

    Colocado por: Joao Dias
    Mas o Palhava falou "com projecto aprovado". Os lotes em venda judicial têm regra geral os projectos caducados na melhor das hipóteses


    Pois, mas terrenos a 25K tem margem de manobra para aprovar projecto e ficar dentro dos 50K. Portanto é possível sim uma moradia T3 a 30 Kms de Lisboa por 200K.
    •  
      RRoxx
    • 18 dezembro 2020

     # 44

    Acho que o pessoal não está a ver o que são 30km....

    Estamos a falar de zonas como mafra, arruda dos vinhos, sobral de monte agraço, castanheiro do ribatejo etc. ai sim é possivel.

    Agora se for 30km e estivermos a falar de cascais, sintra.. ai já é mais dificil.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 45

    Os 30 kms são válidos em todas as direcções :) Obviamente que não considerei a margem sul por motivos de travessia do Tejo.
  5.  # 46

    Numa AUGI os lotes são mais baratinhos.
    Como ninguém faz nada as pessoas avançam com as construções.
    Pagam taxas e licenças à Câmara ou é só construir?
    • RCF
    • 18 dezembro 2020

     # 47

    Colocado por: MariaseveraPagam taxas e licenças à Câmara ou é só construir?

    Se quiserem construir ilegalmente, com os inerente riscos associados, é só construir…
    Se quiserem construir legalmente, pagam os inerentes impostos.
  6.  # 48

    Colocado por: RCFSe quiserem construir ilegalmente,


    isso já é difícil, porque 99% das pessoas constrói com recurso ao crédito e os bancos não emprestam dinheiro nesses casos.

    se estiver nos outros 1% que não precisa de crédito, acho que tb e estupidez ter dinheiro e construir de forma ilegal.
  7.  # 49

    Colocado por: HAL_9000A construção está caríssima,


    Não leve a mal a pergunta, mas porque é que diz que a construção está cara? Com base em quê? Porque acha que isso acontece (se é que acontece)?
  8.  # 50

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão leve a mal a pergunta, mas porque é que diz que a construção está cara? Com base em quê?
    Não levo nada a mal. Digo que a construção está cara, tendo por base o número de anos que eu tenho de trabalhar para a pagar (sendo que até ganho acima da média, contudo sendo a média miserável, isso também não quer dizer nada).

    As casas hoje em dia têm de obedecer a um conjunto de normas, de segurança, de conforto, que muito encarece a sua construção.
    Contudo não sei se isso só por si + o aumento dos materiais justificam os aumentos astronómicos que se verificaram nos últimos 15 anos. Um familiar meu em 2007 fez uma casa de 300 m2 por 60.000 (iva incluído), já com aquecimento por radiadores, parede dupla com 5 cm de isolamento, janelas com vidro duplo (ainda que das mais baratas). No ano de 2020, 60k foi o que gastei em estrutura e telhado. Os ordenados tiveram aumentos, mas não na mesma proporção (nem perto, aprox 100 euros nos casos que me são mais próximos).

    Acho que isso acontece por várias razões, se entre as quais:
    -DO deslumbrados a quererem fazer casas maiores do que as que precisam (atenção que não me excluo), e o empreiteiro vendo o deslumbramento faz as contas de sumir sempre por cima;
    -Empreiteiros a querem aumentar muito as margens de lucro só porque podem (excesso de trabalho) ou porque tendo muito trabalho fazem a obra por subempreitadas (e paga DO);
    -facilidade de acesso a crédito (pelo menos até ao inicio deste ano;
    -redução das politicas do governo de apoio à habitação (já não existem créditos bonificados, logo pagamos o dinheiro mais caro também).

    Antes era normal ver o comum trabalhador da classe média/média baixa conseguir pagar a casa ao fim de 10 ou 15 anos, agora é impossível

    Admito que possa estar profundamente enganado, e o problema sejam os baixos ordenados e não a construção ser cara. Mas de momento, e pelas razões elencadas, acho caro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Dav82, jg231, AntonioS
  9.  # 51

    Colocado por: HAL_9000Antes era normal ver o comum trabalhador da classe média/média baixa conseguir pagar a casa ao fim de 10 ou 15 anos, agora é impossível


    E para o bem ou para o mal, a inflação ajudava, digam o que disserem sobre a inflação reduzir o poder de compra. Ao fim de 10 anos a mensalidade bancária representava menos de metade da % salarial do que quando obtiveram o empréstimo.



    Colocado por: N Miguel Oliveiramas porque é que diz que a construção está cara?


    Está cara, pq há muita procura para pouca oferta, o empreiteiro dá o preço que entende que vai conseguir construir contratando sub empreiteiros, pq já sabe que nem tem tempo de fazer a obra, aliás, nem precisa de planear, pode fazer asneiras, não planear o trabalho, que mesmo a assim tem lucro. Ou seja, nem precisa de optimizar o seu trabalho, se há uns anos já n o faziam, agora ainda menos.
    Concordam com este comentário: marco1
  10.  # 52

    Já o referi noutros tópicos, o preço dos materiais não tem subido na proporção dos preços da construção, nalguns casos o preço dos materiais tem diminuído desde os últimos 10 anos para cá. Sou "comprador", estou a par dos preços. Também é verdade que as exigências para construir tem sido maiores, e as certificações inclusive.
    Se se justifica custar o dobro/triplo do que acontecia à uma década? Acho que não.
    Concordam com este comentário: Dav82, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  11.  # 53

    Tirem as vossas conclusões...



    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, NLuz, Dav82, OrdepOir
    • DR1982
    • 19 dezembro 2020 editado

     # 54

    Os precos nos últimos tempos aumentaram mesmo muito, ja disse por ca que anda tudo louco a dar orçamentos...
    OK, ha muita oferta e os empreiteiros podem se dar ao luxo de pedir o que querem, mas tambem so entrega os trabalhos quem quer...
    Ontem recebi uma estimativa de um empreiteiro para apenas estrutura, apenas betao, nada mais, de 80k+iva... nao me ocorre mais nada a nao ser que anda tudo tolo
    • NLuz
    • 19 dezembro 2020

     # 55

    Colocado por: RUIOLITirem as vossas conclusões...



    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION,NLuz,OrdepOir



    Irra!!!!
    •  
      aacc
    • 19 dezembro 2020

     # 56

    Colocado por: DR1982Ontem recebi uma estimativa de um empreiteiro para apenas estrutura, apenas betao, nada mais, de 80k+iva...


    Para quantos metros quadrados?
    • RUIOLI
    • 19 dezembro 2020 editado

     # 57

    Para quem gosta de gráficos, fica mais um, era interessante perspetivar como isto vai afetar a construção em Portugal, e não me digam que vai ficar tudo na mesma, ainda estamos anestesiados ou ligados aos ventiladores como preferirem ver... os gráficos anteriores já apresentam ali uma tendência de queda dos preços, não sei se pontual ou como tendência futura



    Image: World Economic Forum COVID-19 Risks Outlook
    •  
      NTORION
    • 19 dezembro 2020 editado

     # 58

    Colocado por: RUIOLITirem as vossas conclusões...



    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION,NLuz,OrdepOir


    Com a mdo a ajustar mais depressa que os materiais, quiçá pq tb subiu mais rapidamente.

    Bom, nos últimos trabalhos adjudicados (roupeiros e portas), tinha orçamento dado em Nov 2019, para aplicar em 2020, como atrasou, só agora adjudiquei para aplicar em 2021, com 5% desconto face ao preço inicial.

    O pessoal do estuque, entrou no início da semana passada (o empreiteiro esperou uns tempos por eles), e perguntaram-me se o capoto era cmg ou com o empreiteiro, pq precisavam de trabalho...

    Tlv seja uma boa altura para pedir orçamentos, houve empreiteiros que já nem davam orçamentos pq tinham o ano de 2021 todo completo, agora algumas dessas obras nem sequer vão chegar a arrancar.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  12.  # 59

    Colocado por: aacc

    Para quantos metros quadrados?
    Ensoleiramento 21x9x 0.30
    Muros cave 55x 2.5x0.20
    2 lages 26x9.60x 0.20
    Muros de piso 41x2.5x0.20

    Apenas isto, estimativa de 80k + iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacc
  13.  # 60

    Com escavação, fundações, mdo, e todo o material? Se fosse em lx 120k secalhar n chegava.
    Concordam com este comentário: mica, barbeiro
 
0.0319 seg. NEW