Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Picareta
    Já foi aqui explicado que é muito fácil ser empreiteiro, só não percebo é porque é que não mudam de vida e vão para empreiteiros.
    No dia em que eu verificar que existe algum negócio que dá milhões não vou continuar a ganhar tostões, mudo de vida.

Eu não digo que seja fácil nem difícil, agora não me venha dizer que ganham tostões, as margens de qualquer empreiteiro mais que dobraram nos últimos 4 anos, a não ser que seja muito parvo e o dê a ganhar aos subcontratados!
    Não quer isto dizer que estejam mal eu se fosse empreiteiro fazia o mesmo não vou ganhar 50 se posso ganhar 100...
  2.  # 162

No seu caso, 200m3 com uma densidade de aço de 100kg/m3, dá 4800€.
    Só para o ferro, mas uma casa não é feita só de ferro.

+IVA
    Sim, mas serao raras as casas que levam tanto ferro como a minha.
    Ao que parece tirando o ferro os restantes materiais mantêm-se mais ou menos iguais, o empreiteiro com quem falei tambem me tinha falado que o ferro nos ultimos dias tinha aumentado 150€ a tonelada, mas mesmo assim, 200m3 de betao 80.000€ + iva acha que é o preço?
  3.  # 163

Colocado por: DR1982Sim, mas serao raras as casas que levam tanto ferro como a minha.
    Ao que parece tirando o ferro os restantes materiais mantêm-se mais ou menos iguais, o empreiteiro com quem falei tambem me tinha falado que o ferro nos ultimos dias tinha aumentado 150€ a tonelada, mas mesmo assim, 200m3 de betao 80.000€ + iva acha que é o preço?

Um exagero 🤦 eu meti 170m3 30/37 hidrofugo e 15 toneladas de ferro não chegou a 25k já com iva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccgold, DR1982, RUIOLI
  4.  # 164

Colocado por: Dav82Um exagero 🤦 eu meti 170m3 30/37 hidrofugo e 15 toneladas de ferro não chegou a 25k já com iva.

Isso foi dado, não serve como exemplo.
    • Dav82
    • 21 dezembro 2020 editado

# 165

Isso foi dado, não serve como exemplo.

Foi dado porquê? Só se foi porque comprei diretamente á Unibetão e ao Thomaz dos Santos!
    Porque tal como o Dr a mim pela estrutura pediam me 82k mais iva! Lol
    E ainda não fez 1 ano sequer!
    • RUIOLI

# 166

Colocado por: Dav82Foi dado porquê? Só se foi porque comprei diretamente á Unibetão e ao Thomaz dos Santos! Lol

Aqui está o segredo, cortar nos intermediários... porque quem tem boca, vai a Roma.

Para mim o exemplo do Dav82, é um dos mais inpiradores, não é da área, mas tem força de vontade para se mexer e encontrar os melhores negócios... grão a grão, é assim que se poupa umas boas dezenas de milhar de €. E não baixou a qualidade, vai ter na sua obra pessoas com trabalho bastante respeitado aqui no FdC, soluções top.
    Concordam com este comentário: Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  5.  # 167

Colocado por: Dav82

Foi dado porquê? Só se foi porque comprei diretamente á Unibetão e ao Thomaz dos Santos!
    Porque tal como o Dr a mim pela estrutura pediam me 82k mais iva! Lol
    E ainda não fez 1 ano sequer!
    No meu caso 80k + iva é Com tudo incluído, material e mao de obra
    • Dav82

# 168

Colocado por: DR1982No meu caso 80k + iva é Com tudo incluído, material e mao de obra

Os meus 82k mais iva também incluíam mão de obra!
  6.  # 169

Colocado por: Dav82

Os meus 82k mais iva também incluíam mão de obra!
    Mas os quase 25k não, certo?
  7.  # 170

Colocado por: Dav82Os meus 82k mais iva também incluíam mão de obra!
    e os 25K que gastou? foi só betão? Quanto ficou a mãe de obra?
  8.  # 171

Colocado por: DR1982Mas os quase 25k não, certo?

Certo, 25k só betão e ferro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  9.  # 172

Colocado por: HAL_9000O empreiteiro ao subcontratar, e eventualmente adiantar o pagamento, ganha mais de 5k? Parece-me exagerado, apesar de saber que tem de ganhar algum. Daí ter criado a percepção de que a construção está cara.

É o mercado, assim de simples.
    Se você já está atolado de trabalho e ainda lhe aparece mais um, há é que tirar proveito disso, poupando ou investindo, porque depois da "bonança vem a fome". Numa macro-escala, fará que certos DO não construam agora, mas sim daqui a uns anos, fará dispersar as obras ao longo do tempo. Ora e sendo um mercado lucrativo, atrativo, poderá ser que mais se dediquem a ele, e havendo concorrência, os preços baixem. Foi assim sempre.

Esperar que se pratiquem os preços do tempo em que isto foi ao charco é que é estranho.

Eu também não percebo como se ganham milhões a dar chutos numa bola, mas parece não é qualquer um que o faz, e há muito € que dividir por muita gente. Sobre o que diz, eu não sei se 5k€ para subcontratar uma caixilharia é muito ou muito pouco.
  10.  # 173

Colocado por: HAL_9000ganha mais de 5k? Parece-me exagerado

O valor é regulado pelo mercado. Se de facto é exagerado perderá face à concorrência. Agora, se tiver clientela...

Claro que por vezes há posições comerciais onde alguém com menos escrúpulos pode tirar partido num quase torcer de braço.

De forma geral, enquanto houverem pessoas em grande número dispostas a pagar os preços actuais pela construção, estas irão manter-se obviamente, e quiçá subir. Já se deixarem de haver tantos clientes....

Está a ver onde quero chegar? :)
  11.  # 174

Colocado por: pguilhermeEstá a ver onde quero chegar? :)
    Eu estou a ver pguilherme. Aliás, eu pedi 10 orçamentos, com base na mesma lista descritiva (não tinha mapa de quantidades é um facto), e tive diferenças de quase 100 mil euros (sem IVA). Isto para uma obra que conto que me vá custar no total em 200k IVA incluído.

Portanto eu sei que estes preços no fundo são definidos pelo mercado. O problema é que nos ciclos em que os empreiteiros têm menos trabalho, e portanto estão dispostos a baixar as margens de lucro, as pessoas por norma estão menos disponíveis para investir (ou porque não conseguem empréstimo, ou porque em época de crise é melhor manter a liquidez).

Quem no fundo faz grandes negócios, é que tem bastante liquidez, pode esperar pelo melhor momento para investir.
    Concordam com este comentário: pguilherme, Dav82
  12.  # 175

Colocado por: N Miguel OliveiraSobre o que diz, eu não sei se 5k€ para subcontratar uma caixilharia é muito ou muito pouco.
    EU também não sei. Mas depois penso quantos dias de trabalho representam 5k limpos, e começo a achar que é exagerado para um trabalho quem em tempo útil não leva mais de uma semana.
    Neste momento vou adjudicar eu. O tempo que me levou, foram 30 min para enviar meia dúzia de emails, e o tempo de ir à obra para retificar as medidas.
    Mesmo que eu considere 2 dias de trabalho meu, 5k compensa claramente.

Eu pretendo que o empreiteiro tenha lucro na minha obra, caso contrário vai fazer quilo tudo mal. Só não gosto é de sentir que o meu tempo e o meu trabalho tem pouco valor, quando me pedem assim 5k para adjudicar uma especialidade.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, pguilherme, DR1982
  13.  # 176

Colocado por: HAL_9000O tempo que me levou, foram 30 min para enviar meia dúzia de emails, e o tempo de ir à obra para retificar as medidas.
    Mesmo que eu considere 2 dias de trabalho meu, 5k compensa claramente.

Na mouche.
    Fez um estimativa de custos, do seu tempo e age de acordo com o resultado.

Colocado por: HAL_9000Eu pretendo que o empreiteiro tenha lucro na minha obra, caso contrário vai fazer quilo tudo mal.

Pequena ressalva, tb neste sentido: articule bem esta empreitada, se necessário dê um pouco de ganhar ao empreiteiro de forma a lubrificar qq atrito que possa ter sido criado.
  14.  # 177

Colocado por: PicaretaOs custos subiram porque os empreiteiros aumentaram as margens de lucro.
      Jul2020.GIF
      Dez2020.GIF

Qual era o preço do aço em 2010? :)
  15.  # 178

Colocado por: pguilhermelubrificar qq atrito que possa ter sido criado.
    Penso que não foi criado qualquer atrito, uma vez que ficou acordado desde início que eu poderia adjudicar diretamente as empreitadas de : carpintaria, caixilharia, eletricidade e canalização. De qualquer maneira obrigado.
  16.  # 179

Colocado por: HAL_9000Penso que não foi criado qualquer atrito, uma vez que ficou acordado desde início que eu poderia adjudicar diretamente as empreitadas de : carpintaria, caixilharia, eletricidade e canalização. De qualquer maneira obrigado.
    Isso é pretica comum aqui pela zona tambem, o empreiteiro faz apenas a parte de estrutura e o resto o DO afjudica diretamente...
    É importante referir que em caso de problemas é mais complicado acionar a garantia porque podem começar com o jogo da empurra, mas é como comprar um carro num stand e a um particular, ja se sabe ao que se vai...
  17.  # 180

Colocado por: HAL_9000Aliás, eu pedi 10 orçamentos, com base na mesma lista descritiva (não tinha mapa de quantidades é um facto),

Mas repare, eu não sei é se já percebeu onde está o "problema".
    Você além do trabalho em si, não paga apenas o tempo de orçamentar a sua obra, está a pagar também o tempo de fazer os outros 9 orçamentos/visitas/reuniões/telefonemas/emails que essa empresa fez (a outros 9 clientes) e que não ganhou. Ainda por cima, sem mapa de quantidades sequer.

Você diz que demorou 30min a enviar emails, e deu um salto à obra para medir. OK.
    Mas ver a coisa no seu conjunto, como encaixa com os outros materiais, conciliar os trabalhos das outras empresas dar-lhe-ão trabalho depois, trabalho que ainda não contabilizou. Além disso, se você se enganar ou tiver chatices, se não respeitar o projecto térmico, etc. etc... é você o responsável. Se alguém o faz por si, não pode nem deve cobrar o mero preço de custo.

Por alguma razão ele cobrará 5k€, e essa razão é porque haverá quem o pague.
    Também porque muitos DO ganham mais trabalhando e delegando serviços com certa garantia, que na poupança do "faça você mesmo".
    Concordam com este comentário: NLuz, pguilherme, Joao Dias

0.0481 seg. NEW