Iniciar sessão ou registar-se
    • RB
    • 17 dezembro 2020

# 1

Bom dia.
    Como sou completamente inexperiente nesta matéria agradecia a vossa opinião, para a seguinte situação:
    Herdámos uma pequena casa de 110 m2, dos quais 47 m2 de área coberta, de 2 pisos, no Alto Alentejo.
    Já tenho o projeto de arquitetura aprovado e agora pedem o de especialidades. Fiquei um bocado "assustada" com a quantidade de projetos pedidos:
    - Projeto de estabilidade, com inclusão de projeto de escavação e contenção periférica, projeto de alimentação e distribuição de energia eletrica e projeto de instalação de gás, projeto de arranjos exteriores, quando exista logradouro privativo não pavimentado, projeto de instalações telefónicas e telecomunicações, estudo de comportamento térmico, projeto de segurança contra incendios, projedo de condicionamento acústico.
    Ora, começo a chegar à conclusão que depois de tanto projeto, o que nos resta para obras vai ultrapassar o valor que tínhamos previsto. É que se trata de uma casa só para passar uns dias por ano e nós já estamos um bocado velhotes, poderemos já não usufruir por muitos anos. Para nós é mais uma questão sentimental de preservar o que nos foi deixado. Sei de muitas obras na vizinhança que não foram executadas com projetos. Nós quisemos fazer as coisas dentro da legalidade...Desculpem o desabafo... Mas aparte desabafos, o que eu gostaria de saber era se é normal pedirem tudo isto para uma casinha tão simples?... E já agora se me poderão dar uma estimativa de quanto importam estes projetos.
    Muito grata pela vossa atenção.
    RB
  1.  # 2

RB, mas o arquitecto que lhe fez a arqutiectura, não explicou!?
    Essa pessoa, supostamente será o coordenador de projectos, tem a aobrigação legal e técnica de a orientar sobre o que é necessário ou não submeter.
    Por norma os oficios pedem as especialidades todas, Caberá ao coordenador de projectos, consoante o tipo de intervenção, instruir com pedidos de isenção de projectos ou não...

Não vale apena é sofrer pro antecipação, com uma coisa que ainda não falou com quem de direito. o Tal coordenador de projectos. ele que lhe explique como se vai passar a fase seguinte.

também não acho normal, não ter havido essa conversa antes, nem ter sequer havido proposta de honorários par as especialidades que seriam necessárias. eu aqui, normalmente orçamento o bolo completo. Faz-se analise previa face o projecto das necessidades de projecto. Havendo proposta com os projectos descriminados, se algum não fizer falta, é abater a parcela respetiva.
    • RB
    • 18 dezembro 2020

# 3

Obrigada pela sua resposta. De início não me recordo do arquiteto me ter falado nisso, apenas lembro de se ter falado no de eletricidade, porque a casa não tem. Mas confesso que o problema pode ter sido meu, exatamente por ser mesmo leiga na matéria. Há pouco tempo atrás referiu que se tinha que aguardar para ver o que a câmara pedia (seriam as tais especialidades...) mas não me foi dado orçamento. Nunca esperei que fosse tanta coisa. Entretanto já falámos com ele hoje e nos explicou tudo, inclusive pedidos de isenção. Sendo um técnico por quem temos consideração e confiança posso admitir que talvez por desconhecimento nosso destas coisas não teríamos percebido bem o andamento deste processo que para nós é complexo. Confesso que fiquei assustada. Mas obrigada Pedro Barradas, é sempre bom ter a sua opinião. Grata. Feliz Natal para si e família, acima de tudo com saúde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, CMartin, riscos
  2.  # 4

talvez queira dar uma vista de olhos neste tópico... falam de valores de especialidades, sobretudo na página três, pelo que entendi.

https://forumdacasa.com/discussion/74024/3/projectos-arquitectura/
    • RB
    • 18 dezembro 2020

# 5

Obrigada. Irei ver

0.0075 seg. NEW