Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Comprei casa há um ano, uma moradia T5 com aquecimento a gás natural, quando fui fazer contrato EDP (Luz e Gás), ficou estabelecido um valor fixo de 53€ todos os meses, ao final de um ano recebo um acerto de 960€.

Achei demasiado, estamos a falar de uma média de 160€ mês em gás e luz… somos apenas dois a viver aqui. Mas como tínhamos utilizado bastante o aquecimento central no inverno… paguei.

Este ano ainda não ligámos o aquecimento, cancelei a factura de valor fixo e estou a enviar as leituras reais… qual não é o meu espanto, que a seguir a factura de 960€ aparece uma com os valores reais a pagar de 170€ (por 1 mês e meio).

50% do gasto é Gás e outros 50% é Luz… Ando a tentar perceber como é que isto é possível. Em média segundo as facturas, gastamos 53m3 de gás mensal… isto dividido por 30 dias dá 1.7, fiz um teste num dia em que não gastamos nada de gás (nem banhos, nem fazer comida, nada) em 24h o contador marcou mais 1m3… isto porque a caldeira continua a ligar várias vezes ao dia para manter a água quente (acho que está a ligar de 4 em 4 horas e cada vez que liga está uns 7 minutos a trabalhar). Isto é normal? Gastar tanto (30m3) só para manter a água quente (40º)?

Em relação à luz… comprei um aparelho para medir consumos, testei o frigorifico e a arca frigorífica e estão os dois ok, nada de consumos excessivos. Ainda estou a tentar perceber de onde vem o gasto também.

Algumas ideias/sugestões?
  2.  # 2

Tentar primeiro perceber se há algumas fugas, gas e electricidaee.
    Desligue tudo, tudo mesmo e verifique se contadores estão parados.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  3.  # 3

E quanto tempo é preciso estar desligado para perceber? O contador de eletricidade é daqueles inteligentes/digitais.
  4.  # 4

Se desligar tudo os contadoroes devem parar de imediato de contar pois nao ha consumo.
  5.  # 5

e o isolamento da casa e a caixilharia? não pode ter ai alguma perda de calor que obriga a caldeira a trabalhar mais? qual é o ano de construção da casa? e o certificado energético classificou a casa em que nivel?

entre luz e gás devo gastar em média 100€ por mês, mas o gás é de bilha e a casa é um T2. por isso gastar 160€ por mês em luz e gás para um T5, não acho exagerado.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  6.  # 6

Colocado por: LuisPereiraSe desligar tudo os contadoroes devem parar de imediato de contar pois nao ha consumo.

LuisPereira já desliguei tudo, fotografei os contadores, daqui a uma hora vou lá ver novamente.

Colocado por: pauloagsantose o isolamento da casa e a caixilharia? não pode ter ai alguma perda de calor que obriga a caldeira a trabalhar mais? qual é o ano de construção da casa? e o certificado energético classificou a casa em que nivel?

entre luz e gás devo gastar em média 100€ por mês, mas o gás é de bilha e a casa é um T2. por isso gastar 160€ por mês em luz e gás para um T5, não acho exagerado.

É uma casa relativamente moderna, com caixilharia metálica de vidro duplo, certificado energético D, a casa é de 2003. Talvez uma média de 160€ mensais seja normal com o aquecimento central a ligar diariamente no inverno... até ai até posso aceitar, mas este ano não liguei o aquecimento e mesmo assim paguei uma factura de 170€ por 1 mês e meio.

170€ é muito... estamos a falar de duas pessoas, uma delas está fora de casa o dia todo durante a semana, não cozinhamos todos os dias, dois banhos por dia, umas 2h de TV por dia, e o meu portátil está ligado o dia todo (porque trabalho em casa), temos dois portões eléctricos que abrem duas vezes ao dia e basicamente é isto.
    • eu
    • 17 dezembro 2020

# 7

Colocado por: afcramalhoisto porque a caldeira continua a ligar várias vezes ao dia para manter a água quente

Para manter que água quente? A caldeira está ligada a um acumulador de água, é isso ?
    Concordam com este comentário: Belhinho
  7.  # 8

Colocado por: afcramalhocertificado energético D, a casa é de 2003

já entendi... se não fosse o aquecimento central provavelmente o certificado ainda era um E.

Colocado por: afcramalho170€ é muito.

170€ por mês e meio são cerca de 110 por mes.

não ligou o aquecimento, mas não tem a caldeira ligada para aquecer a agua para os banhos? existe um gasto na mesma. se calhar o gasto do aquecimento é a diferença entre esses 110€ e os 160€ em média de quando ligava o aquecimento.

e os eletrométricos? são A, B ou menos. Basta um arca congeladora antiga que o consumo é brutal.

o que você acha muito, mediante os tipos de eletrométricos que tem, poderá ser normal.

o máximo que já paguei de luz foi 270€, o aquecimento cá em casa em com AC. De certa forma o "conforto" em casa tem que se pagar.
  8.  # 9

Colocado por: eu
    Para manter que água quente? A caldeira está ligada a um acumulador de água, é isso ?

Não percebo nada do assunto, estou a tentar perceber, mas diria que a minha caldeira tem um acumulador de água inbutido que mantém a agua a 40º, é da marca Biasi. Ela tanto serve para aquecer a agua dos banhos como para o aquecimento central, neste momento como não estou a usar o aquecimento, essa opção estão desligada.

Colocado por: pauloagsantos

já entendi... se não fosse o aquecimento central provavelmente o certificado ainda era um E.

170€ por mês e meio são cerca de 110 por mês.

não ligou o aquecimento, mas não tem a caldeira ligada para aquecer a agua para os banhos? existe um gasto na mesma. se calhar o gasto do aquecimento é a diferença entre esses 110€ e os 160€ em média de quando ligava o aquecimento.

e os eletrométricos? são A, B ou menos. Basta um arca congeladora antiga que o consumo é brutal.

o que você acha muito, mediante os tipos de eletrométricos que tem, poderá ser normal.

o máximo que já paguei de luz foi 270€, o aquecimento cá em casa em com AC. De certa forma o "conforto" em casa tem que se pagar.

Sim existe um gasto na mesma. Como referi no post inicial, por mês gastamos 53m3 em gás, a caldeira só para aquecer a água para os banhos gasta 30m3... isto porque eu fiz o teste, 24h a não gastar nada de gás e ver quanto é que ela gastava em 24h só a manter a água quente e gastou 1m3. Agora eu não faço ideia se estes valores são normais ou não, assim derepente acho muito... já marquei com um técnico para vir fazer a revisão geral da caldeira, talvez me saiba esclarecer alguma coisa sobre os consumos também.

Comprei um aparelho que mede o consumo, liguei tanto a arca como ao frigorifico apresentam valores normais. O frigrofico tem 4 anos e a arca uns 6 meses.
  9.  # 10

Colocado por: pauloagsantoso máximo que já paguei de luz foi 270€, o aquecimento cá em casa em com AC. De certa forma o "conforto" em casa tem que se pagar.
    É verdade, o conforto tem de se pagar. O preço da eletricidade que se paga no nosso país é que é um absurdo.

Quando ao user, pelo que percebi, agora está com um consumo de 50 euros/luz/mês. Não me parece exagerado, se tiver uma potência contratada de 10.35, metade desse valor são taxas. O gás é que acho um valor enorme. O gás Natural não deveria ser barato? EU para banhos (2 diários, a esquentador) e cozinhar, pago uns 7 eur gás/mês. Com o aquecimento ligado até percebo, agora sem?
  10.  # 11

Colocado por: afcramalhosó para aquecer a água para os banhos gasta 30m3...
    30 m3 para águas de banhos, parece-me manifestamente exagerado.
    Concordam com este comentário: ricat
  11.  # 12

Colocado por: HAL_9000EU para banhos (2 diários, a esquentador) e cozinhar, pago uns 7 eur gás/mês. Com o aquecimento ligado até percebo, agora sem?

mas um esquentador aqueçe apenas a água que é usada para o banho.

ele deve ter um deposito, não sei se com 100l, 150l ou 200l, que tem sempre água quente através da caldeira a gastar gás. Se for de 200l, é diferente ter 200l de água a 40º, todo o dia disponivel para tomar banho, do que aquecer 50l apenas para tomar um duche.
  12.  # 13

Eu sei disso, mesmo assim se manter a água quente implica um gasto de 50 euros mensais em gás, existe uma ineficiência enorme. É preferível instalar um esquentador para banhos e esperar 1min pela água quente.
  13.  # 14

Colocado por: HAL_9000É preferível instalar um esquentador para banhos e esperar 1min pela água quente.

Tem que esperar à mesma que a água nos tubos do acumulador até ao wc está fria.
  14.  # 15

Mas há aí gato. Será que o contador está marado?
  15.  # 16

Colocado por: ricardo.rodriguesTem que esperar à mesma que a água nos tubos do acumulador até ao wc está fria.
    se tiver recirculação é quase instantâneo, só tem de ativar a bomba antes. No esquentador é que isso não funciona
    • eu
    • 17 dezembro 2020 editado

# 17

Colocado por: afcramalhoisto porque eu fiz o teste, 24h a não gastar nada de gás e ver quanto é que ela gastava em 24h só a manter a água quente e gastou 1m3

Só para ter a certeza que interpretei bem: sem gastar nenhuma água quente, a caldeira consome 1m3 de gás por dia?

Se for assim, alguma coisa está profundamente errada nessa instalação.

Será que tem um sistema recirculador de água quente e é isso que está a gastar a água quente ?
  16.  # 18

Colocado por: euSó para ter a certeza que interpretei bem: sem gastar nenhuma água quente, a caldeira consome 1m3 de gás por dia?

Há caldeiras murais que tem um modo "confort" em que ela mantem um pequeno deposito de AQS sempre quente para que esta esteja mais rapidamente disponível. Normalmente dá para desligar.

A minha tinha e desliguei essa função, pois só a usamos para os banhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  17.  # 19

Não se queixe. Para aquecer um T5 com classe energética D, não está mau. Poderá poupar reduzindo as divisões (se possível) a aquecer e desligando essa treta de manter a água quente.
    Imagine se fosse a zagóleo...:-)
  18.  # 20

Colocado por: eu
    Só para ter a certeza que interpretei bem: sem gastar nenhuma água quente, a caldeira consome 1m3 de gás por dia?

Se for assim, alguma coisa está profundamente errada nessa instalação.

Será que tem um sistema recirculador de água quente e é isso que está a gastar a água quente ?

Sim exatamente, 1m3 por dia sem gastar nada de gás. Ela liga (acho que de 4 em 4 horas) e está cerca de 7 minutos a trabalhar presumo eu a manter a agua quente a 40º.

Colocado por: hangas

Há caldeiras murais que tem um modo "confort" em que ela mantem um pequeno deposito de AQS sempre quente para que esta esteja mais rapidamente disponível. Normalmente dá para desligar.

A minha tinha e desliguei essa função, pois só a usamos para os banhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

É exactamente isto pelo que percebo. Então a tua tem essa opção desligada, o que quer dizer que a caldeira apenas é ligada quando forem tomar banho? Acho que o problema do gasto do gás elevado é mesmo este... tenho de arranjar forma de desligar isso, mas já olhei para os manuais e não vi essa opção.

Será que desligando essa opção, não influencia nada se quiser depois utilizar o aquecimento central, certo?

Colocado por: HAL_9000É verdade, o conforto tem de se pagar. O preço da eletricidade que se paga no nosso país é que é um absurdo.

Quando ao user, pelo que percebi, agora está com um consumo de 50 euros/luz/mês. Não me parece exagerado, se tiver uma potência contratada de 10.35, metade desse valor são taxas. O gás é que acho um valor enorme. O gás Natural não deveria ser barato? EU para banhos (2 diários, a esquentador) e cozinhar, pago uns 7 eur gás/mês. Com o aquecimento ligado até percebo, agora sem?

Sim tinha uma potencia contratada de 10.35, mudei antes de ontem para 6,9. Quando recebi o acerto (1 anos após comprar a casa) o escalão de gás também mudou, para escalão trÊs que pelo que vi também pago muito mais de taxas.

0.0202 seg. NEW