Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, tenho quase 5mil euros e queria comprar uma moradia barata e recuperável numa pequena cidade / vila para habitação própria até 30mil euros para isso recorrendo a empréstimo.
    No entanto quais são os reais custos processuais desde contactar o agente até estar com chave na mão a viver na minha casa? Pelo que me disseram mil euros não chega, é só papel, como pode ser tanto????
  2.  # 2

bem cada banco tem os seus custos no crédito habitação, alguns fixos, outros variáveis consoante o preço do imóvel.

quanto aos custos basta fazer uma simulação num site de um banco qualquer que fica com uma ideia, fiz uma rápida no bpi dava 2200€ de custos.

agora falando a sério por 30.000€ mesmo numa aldeia do interior duvido que encontre uma casa com condições para a habitar.
    Concordam com este comentário: memeotor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: memeotor
  3.  # 3

Colocado por: pauloagsantosbem cada banco tem os seus custos no crédito habitação, alguns fixos, outros variáveis consoante o preço do imóvel.

quanto aos custos basta fazer uma simulação num site de um banco qualquer que fica com uma ideia, fiz uma rápida no bpi dava 2200€ de custos.

agora falando a sério por 30.000€ mesmo numa aldeia do interior duvido que encontre uma casa com condições para a habitar.
    Concordam com este comentário:memeotor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:memeotor

Então mas 2200 só para o banco, correto? Depois o Estado ainda leva outro tanto? Ou esses 2200 é já dentro de casa a viver normalmente?
    30.000 por uma casa que precisa remodelações mas com estrutura boa...as obras vou fazendo eu.
  4.  # 4

Colocado por: pauloagsantosagora falando a sério por 30.000€ mesmo numa aldeia do interior duvido que encontre uma casa com condições para a habitar.

Existe!
    Existe sim.

O problema é não se conseguir trabalho com facilidade onde há esses preços.

Serras do interior de Portugal.

Até nas capitais de distrito do interior há verdadeiras pechinchas.

A procura faz o preço.

Eu comprei um "palacete" com 300m2 por 25k, estava há 10 anos à venda.
    Um sítio natural maravilhoso sem a monocultura de"calipos".
  5.  # 5

Encontram-se imóveis por 30k, mas estava a contar só dar o valor da entrada e apenas uma quantia menor para a papelada, os bancos não podem englobar esses encargos no empréstimo? Acho que a CGD faz isso?
    Que saudades do financiamento 100%....
  6.  # 6

Colocado por: MariaseveraEu comprei um "palacete" com 300m2 por 25k, estava há 10 anos à venda.
    Um sítio natural maravilhoso sem a monocultura de"calipos".
    Recentemente ou durante a crise? Eu também julgava que por 30k não se conseguia comprar nada em condições.

Quanto ao autor do tópico, os valores que vi praticados recentemente ultrapassam os 2000 euros de facto
  7.  # 7

E não se esqueça que tem que ter 20% do valor da compra pois o banco só empresta 80% do valor da avaliação ou da compra (o mais baixo).
  8.  # 8

Os bancos emprestam até 90%.
    Não são todos que emprestam os 90%, mas pelo menos a CGD e o NB sim. Obvio que depende do cliente e das garantias/risco.
  9.  # 9

Como já disseram, os bancos emprestam até 85 ou 90% do valor mais baixo entre escritura e avaliação.
    Numa simulação de emprestimo habitacao apresentaram-me estes encargos:
    Registos prediais: 535€
    Doc particular autenticado: 488€
    Comissao dossier: 301€
    Avaliação: 239€
    Preparacao da escritura: 197€
    +IMT
    +Imposto selo

Acho que apenas os dois ultimos dependem do valor do imovel
    • RCF
    • 18 dezembro 2020

# 10

Colocado por: bfdescontos+IMT
    +Imposto selo

Sim. E para valores de 30000€ não se paga IMT.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

Colocado por: Mariasevera
    Eu comprei um "palacete" com 300m2 por 25k,

Em 2018.

O interior já há mais de 70 anos que está em processo de êxodo de populações para o estrangeiro e grandes cidades do litoral.

Logo há muitas famílias que perderam a ligação à terra e que se querem desfazer de casas e terras.
    Mas compradores não aparecem.

Os novos habitantes rurais são sobretudo hippies estrangeiros.
    Concordam com este comentário: A. Madeira
  11.  # 12

Claro que o "palacete" não estava novo.
    Já gastei bastante dinheiro na recuperação.
    E encontrar alguém para fazer foi difícil.
  12.  # 13

Colocado por: MariaseveraClaro que o "palacete" não estava novo.

No entanto construir uma casa daquele tamanho aos preços de hoje.
    300m2=300 mil euros?
  13.  # 14

No interior profundo existe quintas com boas areas com reconstruções a necessitarem de uns miminhos, a preços bem em conta. É preciso ter a coragem e condições de ir para lá :)
  14.  # 15

Colocado por: HAL_9000u também julgava que por 30k não se conseguia comprar nada em condições.

o pais não é todo igual, mas na minha zona casas por 30.000, até existem, casas como a dos meus avós, cheias de salitre, sem wc e a cozinha sem água canalizada. Não são obviamente casas em condições de serem habitadas, e que precisam ainda de umas boas obras para se tornarem nisso.

Colocado por: MariaseveraO problema é não se conseguir trabalho com facilidade onde há esses preços.

se houvesse trabalho, havia pessoas e os preços não seriam certamente esses.
  15.  # 16

Colocado por: pauloagsantosriam certamente esses.

Quem pode pode.
    E o teletrabalho veio demonstrar que não importa o sítio onde se está para desenvolver trabalho.

O pior são os filhos e as escolas.

Mas mesmo assim há boas opções no interior e uma vida mais salutar sem se ser escrava de pagar casa e contas.
  16.  # 17

Colocado por: bfdescontos
    Falta o valor da escritura, não?
  17.  # 18

Colocado por: pauloagsantos
    agora falando a sério por 30.000€ mesmo numa aldeia do interior duvido que encontre uma casa com condições para a habitar

Um exemplo de casas a menos de 30mil; A casa principal é a que tem o balcão, claro que necessita de restauro, mas pelo preço e pelas áreas é quase oferecida.

https://www.belaserra.com/propriedade/2-casas-de-habitacao-para-restaurar-122m2/
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Mariasevera
  18.  # 19

Muita gente devia ver que em Portugal ainda é possível viver bem e com pouco dinheiro.
    Tem é que se saber viver.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  19.  # 20

Um processo de crédito, tudo incluido, custa entre 1600€ e 1800€, dependendo do banco.
    O resto são impostos:
    IMT
    Imposto de selo sobre o valor de aquisição 0,8%
    Imposto de selo sobre o valor do crédito 0,6%

0.0235 seg. NEW