Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia para todos,

    Como está no título, em anexo mando algumas fotos de tectos da minha casa. Este fenômeno acontece em quase todas as paredes viradas a norte ou a leste.

    Do que se trata? Condensação, infiltração ou humidade?

    Como posso resolver? Algum produto para remover isto ou agora é mesmo só pintar e se sim com que tipo de tinta?

    Por sinal tem janelas A+ por toda a minha casa, embora as últimas só foram instaladas há 1 mês.

    Agradecia a quem me puder esclarecer/ajudar a resolver este problema.

    Muito obrigado.
      35.jpg
      23.jpg
      16.jpg
  2.  # 2

    Alguém para me dar uma ideia, por favor?
  3.  # 3

    Colocado por: Doctor ZDo que se trata? Condensação, infiltração ou humidade?


    pontes termicas



    Colocado por: Doctor ZComo posso resolver?


    isolando a casa



    Colocado por: Doctor ZAlgum produto para remover isto ou agora é mesmo só pintar e se sim com que tipo de tinta?


    passar com um pano seco para tirar a maior e depois água com lixivia. Mas irá voltar a aparecer.
    •  
      RRoxx
    • 18 dezembro 2020

     # 4

    Ventilar e ventilar companhia limitada.

    Descontaminar e aplicar esmalte (depois fica com água a escorrer na parede mas não ganha bolor com tanta facilidade)
  4.  # 5

    Condensação, falta de ventilação...limpe isso com lixívia ou produto para fungos. Deixe secar e pinte com tinta antifungos, sempre ajuda a reduzir o aparecimento. Se não tem ventax, meter uma também ajuda..
  5.  # 6

    Colocado por: RRoxxVentilar e ventilar companhia limitada.

    Descontaminar e aplicar esmalte (depois fica com água a escorrer na parede mas não ganha bolor com tanta facilidade)


    Todos os dias ventilo a casa, deixo todas a janelas da casa em oscilo batente durante várias horas.
    Tenho janelas novas de vidro duplo de classe A+ por toda a casa e no quarto da minha filha, que está
    virada a norte, a janela é até de vidro triplo.

    Algum produto que me recomendam em específico? Já vi que no Leroy Merlin há vários produtos para
    esse tipo de problemas, uns serão talvez mais eficiente do que outros.

    Também vi que havia daqueles deshumidificadores de pastilhas, será eficiente? Também já vi receitas
    caseiras com sal grosso a absorver a humidade. O que acham?
  6.  # 7

    Ja tem a receita nos comentários acima.
    •  
      RRoxx
    • 18 dezembro 2020

     # 8

    Ventila a casa... Não ventila a zona afectada de certeza. Isso tem algum extractor? A ventilação natural como está feita?

    Para que raio interessa a classe das janelas?
  7.  # 9

    Colocado por: RRoxxPara que raio interessa a classe das janelas?


    nestes casos até é melhor umas janelas fraquinhas para ventilar melhor.

    mas de pouco serve uma janelas boas se o resto do isolamento da casa não existe.

    o facto de ser nas paredes viradas a norte e a este é um ponto a favor para uma ponte térmica resultante do mau isolamento ou da falta dele nas paredes e no teto. Dantes como as casas eram todas frias isso nem aparecia, mas agora o pessoal aquece as casas e o ar quente ao encontrar uma parte da parede ou do tecto mais frio condensa nessa zona, fazendo que esteja sempre húmida o que provoca o aparecimento dessas manchas escuras.

    pode minimizar o problema pintando com tintas melhores que facilitem a lavagem com lixivia de tempos a tempos, mas resolver só isolando a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  8.  # 10

    Colocado por: RRoxxVentila a casa... Não ventila a zona afectada de certeza. Isso tem algum extractor? A ventilação natural como está feita?

    Para que raio interessa a classe das janelas?

    Só ventilação manual, ou seja, com a janelas abertas. Não tenho VMC.

    Sim, estou a ver que vou ter de limpar isso e pintar com um tinta boa contra a humidade e fungos.

    O facto de por lá um deshumidificador a trabalhar, também pode ajudar?

    Para isolar a casa, o que me aconselham?
  9.  # 11

    O desumidificador (adequado para os m2 da divisão em questão) irá ajudar, mas não há milagres.
    Para isolar, sem conhecer a casa, condicionantes, etc, diria que o capoto/etics seria uma boa solução para eliminar essas pontes térmicas.
 
0.0160 seg. NEW