Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas pessoal tenho uma duvida , eu e a minha irma compramos 1 terreno e queremos fazer um furo de agua para alimentar as 2casas. é possivel ? 1 furo e ligar individualmente ficar independente se ela precisar aciona a bomba dela se eu aciona a minha .para nao gastar luz um do outro. obrigado
  2.  # 2

    desde que n se venham a zangar por causa do furo...
    Concordam com este comentário: SS1128, barbeiro
  3.  # 3

    Olhe que isso não funciona lá muito bem.
    Como mete duas bombas num furo corrente ?
    Se fosse um poço...
  4.  # 4

    tem de ser um furo porque nao se pode fazer 1 furo ao lado do outro.
  5.  # 5

    E se uma se lembra de gastar a agua toda? Por vezes os problemas começam por esse tipo de coisas...
  6.  # 6

    um furo uma bomba, digo eu. nunca vi duas bombas no mesmo furo, nem sei se tal é possivel.
    •  
      aacc
    • 18 dezembro 2020

     # 7

    Uma bomba por cima de outra... não sei é se os dois tubos cabem no buraco?
  7.  # 8

    Uma bomba cabe por cima da outra, na boa.
    O que não cabe , é uma bomba, com cabo de luz e tubo, por cima de outra que já tem cabo e tubo.
  8.  # 9

    1 furo de agua para alimentar duas habitações
    ok
    se ambas as habitações forem da mesma pessoa
    não ok
    se ambas as habitações forem de proprietários diferentes... eu até já estou a ver o problema das partilhas de águas.

    não te metas nisso

    mal mal já vai ser fazerem dois furos, em que talvez um acabe por ficar sem agua, quem sabe ahahahah
  9.  # 10

    Boas, penso que a questão do user seja a impossibilidade de cada um fazer o seu furo, uma vez que têm de estar à distância de 100m entre eles.
    Pelo que me informei, poderá haver casos em que a entidade, que dá autorização para a realização de captação de água, autorize com menos distância entre os furos (se não estou em erro a distância mínima excecional é de 30 metros, quando bem fundamentada).
    Caso não queira, ou não possa fazer dois furos o que pode fazer é calcular o valor médio de gastos de luz com a bomba e dividirem entre os dois.
  10.  # 11

    Quanto à questão de levar a conflitos futuros pelo esgotamento da água, ambos têm de ter noção que isso é perfeitamente possível (esgotamento da água) mas isso tanto acontece com 1 furo ou dois que tenham o mesmo "recurso" hídrico.
    Também importa saber se existe água em quantidade ou não e qual o fim (se é para encher 2 piscinas, se é para regar, etc.)
    Conheço quem partilhe um furo e que não tenha problemas, no entanto, o fim, para uma das partes é meramente residual.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  11.  # 12

    Tenho 1 colega com essa situação... tb lhe perguntei como tiravam a água, ele diz que tem 2 bombas no furo... confesso que me faz confusão, até pq se a de baixo avaria têm de tirar as 2...

    Por outro lado, acho que n faz sentido ter 2 bombas, até pq uma bomba+motor jeitosa custa >1500€, e se ambos tiverem bomba serão obrigados a ter trifásico, penso? Ou seja acaba por ser demasiado caro. Arranjem forma de medir quanto consome a bomba e acertar a conta.
  12.  # 13

    A minha bomba está a 100 metros e é monofásico.
    Se for um poço , até que consegue ter duas bombas.
    Agora um furo? O tubo pouco é mais largo que a bomba. Só se for um furo mais largo, mas provavelmente custa o mesmo que dois furos.
    Podem tentar uma alternativa, um gasta água da 24h as 12 e o outro das 12 as 24. Com mecanismo de alternância de fornecimento de energia e água .
    Agora outro problema, o furo fica no terreno de quem ?
  13.  # 14

    Colocado por: callinasA minha bomba está a 100 metros e é monofásico.
    Se for um poço , até que consegue ter duas bombas.
    Agora um furo? O tubo pouco é mais largo que a bomba. Só se for um furo mais largo, mas provavelmente custa o mesmo que dois furos.
    Podem tentar uma alternativa, um gasta água da 24h as 12 e o outro das 12 as 24. Com mecanismo de alternância de fornecimento de energia e água .
    Agora outro problema, o furo fica no terreno de quem ?


    Qual é a potência e o débito da mesma Callinas?
  14.  # 15

    Mete 1 contador de agua para cada casa .
    Monitoriza o consumo de eletricidade da bomba e descobre o consumo de electricidade por m3 de agua .
    No final de cada mes sabendo quandos m3 de agua gastou cada casa sabe quanto tem de pagar ....

    Ou entao dividem a conta da luz da bomba a meio
  15.  # 16

    Colocado por: barbeiro

    Qual é a potência e o débito da mesma Callinas?

    Bomba tem 1,5 CV
    Caudal a volta de 1,5 m3/h
  16.  # 17

    Pegando neste tópico
    Colocado por: enf.magalhaesMete 1 contador de agua para cada casa .
    Totalizador energia, da consumo de eletricidade da bomba e descobre o consumo de electricidade por m3 de agua .
    No final de cada mes sabendo quandos m3 de agua gastou, faz a relação dos M3 á energia gasta
  17.  # 18

    Como foi dito em cima, não justifica comprar duas bombas independentes ainda acresce duas baixadas trifasicas e aluguer de potência contratada.

    O melhor caso para evitar discussões futuras é dividirem o preço da obra e cada um ter um gerador trifásico que pode usar quando quiser sem pagar baixada nem potência contratada.

    Depois simplesmente meter um T e uma torneira para cada casa. Até podem usar a bomba ao mesmo tempo para rega, mas com o caudal dividido.
  18.  # 19

    é isso gonçalo é essa a ideia . o furo é para rega de jardim e piscina. o problema da agua acabar nao ha crise que nao vou chatear quem anda a gastar mais agua ou nao. é so a impossivilidade de se fazer 2 furos. e é para estar individual cada um usa a hora que quer .
    • zeto
    • 19 dezembro 2020

     # 20

    Colocado por: reinaboas pessoal tenho uma duvida , eu e a minha irma compramos 1 terreno e queremos fazer um furo de agua para alimentar as 2casas. é possivel ?
    Não vai ser por muito mais tempo, as empresas de aguas estão a notificar/fiscalizar todos os que possuem furos,poços,minas não é mais permitido o uso de água para consumo humano ou seja para dentro da habitação, quem possui um furo/poço/mina, tem de separar as águas,, as águas subterrâneas não podem mais ser consumidas dentro de casa, só apenas para rega, lavagens, etc..
 
0.0221 seg. NEW