Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Tenho um terreno com cerca de 1000m2 e estou a pensar construir uma habitação bifamiliar com duas piscinas para vender separadamente.
    Estive a fazer as contas por alto e cheguei ao seguinte:

    Valor idealizado por cada casa:
    Casa - 150m2 * 1000€ = 150mil€
    Garagem - 30m2 * 350€ = 10500€
    Piscina - 20mil€
    Total - 180500€

    Sei que se puser bastante trabalho e reduzir subempreitadas consigo reduzir os 1000€/m2, que é o que pretendo fazer.

    A minha questão é que nestas contas não está contabilizado IVAs..
    A melhor maneira de conseguir ir buscar algum iva é criar uma empresa e fazer isto por lá?
    Em regra geral, uma vez que a obra é numa zona rural, consigo iva de mão de obra a 6%? E materiais a 23%? Ou construções novas não se aplica?

    É a primeira vez que estou a construir e se correr bem queria continuar neste caminho.
    Gostava que me dessem algumas dicas, dentro da legalidade para que o iva tivesse o menor impacto no resultado final.

    Obrigado
    •  
      RRoxx
    • 20 dezembro 2020

     # 2

    construção nova é 23%, nao ha taxas reduzidas.

    E alvarás?
  2.  # 3

    Colocado por: RRoxxconstrução nova é 23%


    Mesmo num terreno em ARU?
    Se for uma ruína ou prédio em mau estado em ARU já se consegue os benefícios?
  3.  # 4

    Colocado por: GilMartins1Viva,

    Tenho um terreno com cerca de 1000m2 e estou a pensar construir uma habitação bifamiliar com duas piscinas para vender separadamente.
    Estive a fazer as contas por alto e cheguei ao seguinte:

    Valor idealizado por cada casa:
    Casa - 150m2 * 1000€ = 150mil€
    Garagem - 30m2 * 350€ = 10500€
    Piscina - 20mil€
    Total - 180500€

    Sei que se puser bastante trabalho e reduzir subempreitadas consigo reduzir os 1000€/m2, que é o que pretendo fazer.

    A minha questão é que nestas contas não está contabilizado IVAs..
    A melhor maneira de conseguir ir buscar algum iva é criar uma empresa e fazer isto por lá?
    Em regra geral, uma vez que a obra é numa zona rural, consigo iva de mão de obra a 6%? E materiais a 23%? Ou construções novas não se aplica?

    É a primeira vez que estou a construir e se correr bem queria continuar neste caminho.
    Gostava que me dessem algumas dicas, dentro da legalidade para que o iva tivesse o menor impacto no resultado final.

    Obrigado


    Quando vender as duas casas quais os impostos que terá de pagar?
    Há lugar a devolução do IVA?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casadoscatitos
  4.  # 5

    O regime fiscal para empresas não será mais vantajoso do que para um particular?

    Se o investimento for realizado em nome de uma empresa constituída para desenvolver actividades imobiliárias e adjudicando a empreitada de construção a uma empresa com alvará, o IVA e impostos não têm uma redução?
    Mas depois os lucros "ficam na empresa" e para tirar tem que pagar IRS.
  5.  # 6

    Colocado por: GilMartins1Valor idealizado por cada casa:
    Casa - 150m2 * 1000€ = 150mil€
    Garagem - 30m2 * 350€ = 10500€
    Piscina - 20mil€
    Total - 180500€


    e valor de projectos, taxas e tudo mais?
  6.  # 7

    Colocado por: GilMartins1habitação bifamiliar

    Geminada ou moradia com 2 pisos de utilização independente?

    E por quanto pensa vender? Só porque o lucro virá consubstanciado nesse momento.
    E para ser o maior possível tem de se estabelecer e estudar objectivos dentro do que a fiscalidade permite.
    Claro que o terreno é seu mas custa €€€.
  7.  # 8

    Obrigado pelas respostas,

    O terreno está avaliado em 40k.

    As moradias serão geminadas e quando tiver orçamentos finais a ideia passa em acrescentar 50k ao valor dos mesmos.

    Fazendo um total de 100k em vez de 40k (valor do terreno).

    -------


    Falta considerar algumas coisas, como taxas, projectos e mais valias após vendas.

    Mas gostava de receber algumas dicas em termos de posicionamento fiscal para esta situação.

    Obrigado
  8.  # 9

    Colocado por: GilMartins1A minha questão é que nestas contas não está contabilizado IVAs..
    A melhor maneira de conseguir ir buscar algum iva é criar uma empresa e fazer isto por lá?
    Em regra geral, uma vez que a obra é numa zona rural, consigo iva de mão de obra a 6%? E materiais a 23%? Ou construções novas não se aplica?


    Na modalidade de construção para venda, não há lugar à dedução do iva, ou seja todo o seu iva é um custo. O comprador paga imt pela aquisição.

    É diferente dos casos em que é contratado para fazer uma casa, em que fatura o IVA a quem o contrata, e pode deduzir o IVA suportado. Nestes casos já n há imt, pq foi uma prestação de serviços e não uma transmissão de bens.

    Para o exemplo (dimensão) q descreve n vejo qq vantagem em construir uma empresa. Até pq a tributação de mais valias é vantajosa a título individual.
  9.  # 10

    Colocado por: Palhava

    Mesmo num terreno em ARU?
    Se for uma ruína ou prédio em mau estado em ARU já se consegue os benefícios?

    Em ARU consegue a redução do IVA para 6%. Já houve relatos aqui no fórum nesse sentido.
  10.  # 11

    Se é zona rural... E já sabe se o terreno permite sequer construír?

    Antes de contas, tem de saber a viabilidade de edificação.
  11.  # 12

    Colocado por: NTORIONPara o exemplo (dimensão) q descreve n vejo qq vantagem em construir uma empresa.

    Não se trata de uma vantagem, mas sim de uma obrigação. A promoção imobiliária é um negócio restrito a empresas registadas no IMPIC.

    http://www.impic.pt/impic/
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasSe é zona rural... E já sabe se o terreno permite sequer construír?



    Sim tem viabilidade de construção, com índice de construção de 40% e não se encontra em ARU.
  13.  # 14

    Colocado por: PicaretaNão se trata de uma vantagem, mas sim de uma obrigação. A promoção imobiliária é um negócio restrito a empresas registadas no IMPIC.


    Construir uma casa e vender é tanto promoção imobiliária, como comprar um carro e vender é comércio de veículos, enquanto atividades isoladas ng as proíbe, outra coisa é fazer disso uma atividade continuada. Isto em termos legais.

    Mas tb concordo q uma casa n se compara a um carro, e poderia haver outro controlo/obrigações. por outro lado, alguém pode estar a (mandar) construir para viver, e por qq razão ter de abdicar disso e vender o imóvel... Pelo como se poderia controlar isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GilMartins1
  14.  # 15

    Colocado por: NTORIONoutra coisa é fazer disso uma atividade continuada. Isto em termos legais.

    Pareceu-me ser esse o objetivo do GilMartins.

    Colocado por: NTORIONpor outro lado, alguém pode estar a (mandar) construir para viver, e por qq razão ter de abdicar disso e vender o imóvel... Pelo como se poderia controlar isso?

    Conheço quem fez uma casa, construiu uma árvore no dia do nascimento do filho e depois de concluída vendeu-a, a partir de quantos negócio se pode considerar um profissional, também não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GilMartins1
    • smart
    • 20 dezembro 2020 editado

     # 16

    Colocado por: GilMartins1Viva,

    Tenho um terreno com cerca de 1000m2 e estou a pensar construir uma habitação bifamiliar com duas piscinas para vender separadamente.

    Hum..
    Isto não nada de actividade isolada, construção para o próprio ..até porque em sede de inquérito podiam se levantar muitas questões para sanar as dúvidas, sobretudo onde vive e por aí adiante...
    Dá e para levar uns autos por infração tributária, nomeadamente o desempenho da actividade de construção sem situação fiscal adequada.
    Nessa altura aparece o impic tb a apresentar factura...
    Pode se brincar com muitas casas...mas com a AT e a ACT...a coisa pia fino, até na dúvida..
    Não vá com bitaites...consulte profissionais com conhecimento e que simulem o melhor cenário para o que pretende..
    os serviços não andam a dormir..e ainda bem, de forma a proteger a concorrência desleal.
 
0.0196 seg. NEW