Iniciar sessão ou registar-se
    • VNDO
    • 21 dezembro 2020

# 21

Colocado por: vcd
    Mas daí ter colocado materiais alternativos. Matérias que já estão em desuso e que, apesar de terem séculos de história no nosso país hoje não são bem vistos, como o COB por exemplo.

Ainda há uns dias me apareceu este vídeo nas recomendações:

https://youtu.be/J94TqEEPp1I
    • vcd
    • 21 dezembro 2020

# 22

Colocado por: VNDO
    Sim, porque o lixo urbanístico que para aí se vê, anos 80 e afins, realmente tem muito de raízes históricas, para não falar da legalidade, ou falta dela, das mesmas. Parece me a mim que uma tiny house que cumpra os requisitos legais, quer seja de madeira ou não, é bem melhor. Não sei, mas diria até que historicamente os edifícios até seriam feitos de madeira. Não me parece que seja praga nenhuma, antes pelo contrário. Se calhar devíamos todos viver de forma mais sustentável e isso passa pelas nossas habitações e afins. De que me serve a mim, vivendo sozinha, ter uma casa de 2/3 quartos? Concordo, no entando, que zonas rurais, ren e ran o são por algum motivo e a construção aí deva ser limitada. Agora, se calhar devíamos sair da nossa caixinha e abrir horizontes.

Mesmo nas zonas rurais, na minha opinião, é um assunto bastante discutível. Um casal que tenha uma estrutura sustentável, viva com uma pegada mínima, pratique agricultura biológica, zero desperdício … terá sempre um impacto muito mais reduzido que uma casa de 150 m2 em avernaria no meio citadino. uma família que viva da terra, a cultive e proteja deveria poder contruir a sua casinha feita de materiais sustentáveis e sem impacto na terra onde vivem. mas isto é apenas a minha opinião. Já é tempo de pensarmos no impacto das nossas contruções.
    • vcd
    • 21 dezembro 2020

# 23

Colocado por: VNDO
    Ainda há uns dias me apareceu este vídeo nas recomendações:

https://youtu.be/J94TqEEPp1I

Nem a propósito, este era um dos exemplos que iria colocar no tópico se tivesse aceitação. Exemplo fantástico!
  1.  # 24

mesmo bom para ser destruído pelo incendio florestal da floresta de monocultura. que não é floresta...
  2.  # 25

Colocado por: VNDOSim, porque o lixo urbanístico que para aí se vê, anos 80 e afins, realmente tem muito de raízes históricas, para não falar da legalidade, ou falta dela, das mesmas

Tens toda a razão, então, em vez de contruir mais, vamos reabilitar o existente ... inlcusive nas zonas rurais, não é fazer mais, é reconstruir, reabilitar as milhares de casas, muitas delas, a´te tiny e construidas com materiais dentro destas ondas, do ecologico e do sustentável.
    • VNDO
    • 21 dezembro 2020

# 26

Colocado por: vcd

Mesmo nas zonas rurais, na minha opinião, é um assunto bastante discutível. Um casal que tenha uma estrutura sustentável, viva com uma pegada mínima, pratique agricultura biológica, zero desperdício … terá sempre um impacto muito mais reduzido que uma casa de 150 m2 em avernaria no meio citadino. uma família que viva da terra, a cultive e proteja deveria poder contruir a sua casinha feita de materiais sustentáveis e sem impacto na terra onde vivem. mas isto é apenas a minha opinião. Já é tempo de pensarmos no impacto das nossas contruções.

Concordo plenamente
  3.  # 27

Mas porque COB, se temos a taipa, temos o BTC, temos o adobe... e pode ser tudo misturado e adaptado,
    E ainda, meus amigos, estamos em zona sismica, pelo que os exemplos que vem. normalmente não tem nada disso em consideração. Ora porque são construções precárias ( a maioria são mesmo, não se iludam), ou porque são construídas em países sem exigências dessas.
    • VNDO
    • 21 dezembro 2020 editado

# 28

Colocado por: Pedro Barradasmesmo bom para ser destruído pelo incendio florestal da floresta de monocultura. que não é floresta...

Vá lá, conseguimos chegar mais além do que isso. As típicas casas portuguesas não foram, também elas, destruídas nestes últimos incêndios?
    • vcd
    • 21 dezembro 2020

# 29

Colocado por: Pedro Barradas
    Tens toda a razão, então, em vez de contruir mais, vamos reabilitar o existente ... inlcusive nas zonas rurais, não é fazer mais, é reconstruir, reabilitar as milhares de casas, muitas delas, a´te tiny e construidas com materiais dentro destas ondas, do ecologico e do sustentável.

Sim porque em todos os terrenos rurais existem casinhas para reabilitar. Seria bom mas nem sempre acontece, mas por todo o país tem imensos e fantásticos projetos nessa vertente, inclusive aldeias inteiras a serem reabilitadas usado métodos de sustentabilidade.
    Tive o prazer de trabalhar como voluntario em três desses projectos e é uma experiencia e aprendizagem fantástica
    • VNDO
    • 21 dezembro 2020

# 30

Claro que sim! O que não falta nas nossas zonas rurais são casas abandonadas que podiam muito bem ser recuperadas. Mas o fator custo também é importante, infelizmente
  4.  # 31

ppois foram... agora imagina o pessoal que insiste em ter a casa no meio de "selva", em harmonia... pois é... não dá. Olha aquelas comunidades em Vila do Bispo, como foi!? e não era floresta de monocultura...
    Barracos no meio do parque.. uma tristeza, sinceramente. Utopias...
  5.  # 32

Bom finalizo aqui a aminha intervenção, já não tenho a acrescentar... Mais foristas terão os seus 5 tostoes a dar .. ;)
    • vcd
    • 21 dezembro 2020

# 33

Colocado por: Pedro BarradasMas porque COB, se temos a taipa, temos o BTC, temos o adobe... e pode ser tudo misturado e adaptado,
    E ainda, meus amigos, estamos em zona sismica, pelo que os exemplos que vem. normalmente não tem nada disso em consideração. Ora porque são construções precárias ( a maioria são mesmo, não se iludam), ou porque são construídas em países sem exigências dessas.

Por isso é que a estrutura da minha casa será feita em madeira e cob.
    • VNDO

# 34

Colocado por: Pedro Barradasppois foram... agora imagina o pessoal que insiste em ter a casa no meio de "selva", em harmonia... pois é... não dá. Olha aquelas comunidades em Vila do Bispo, como foi!? e não era floresta de monocultura...

Nao percebo a mania de nos meter mos na vida dos outros. Estavam ilegais, logo, não tinham seguro. O problema foi dessas pessoas que perderam a casa. Por mim, façam o que quiserem desde que depois não venham pedir ajudas ao Estado. Simples.
    • VNDO
    • 21 dezembro 2020

# 35

Colocado por: Pedro BarradasMas porque COB, se temos a taipa, temos o BTC, temos o adobe... e pode ser tudo misturado e adaptado,
    o tal edificado dos gloriosos anos 80 e afins sobrevive a um sismo?
    • vcd
    • 21 dezembro 2020

# 36

Colocado por: Pedro Barradasppois foram... agora imagina o pessoal que insiste em ter a casa no meio de "selva", em harmonia... pois é... não dá. Olha aquelas comunidades em Vila do Bispo, como foi!? e não era floresta de monocultura...

Como referi, não me debato sobre construções ilegais. Não é este o propósito deste tópico.
  6.  # 37

Colocado por: VNDOo tal edificado dos gloriosos anos 80 e afins sobrevive a um sismo?

Umas sim, outras concerteza que não.
    MAs o que es´ta feito, es´ta feito. Reabilitar essas casas, passa tam´bem pelo reforço estrutural, do termico, etc... O amigo quer voltar a conversa ao contrario. mas desculpe, não consegue.

Colocado por: VNDONao percebo a mania de nos meter mos na vida dos outros. Estavam ilegais, logo, não tinham seguro. O problema foi dessas pessoas que perderam a casa. Por mim, façam o que quiserem desde que depois não venham pedir ajudas ao Estado. Simples.

Não concordo. a vida dos Outros!? Que eu saiba vivemos em sociedade, com regras. Concordemos ou naõ, são para cumprir. Não concordam é usar a democracia. não funciona. Bom , isso já é outra coisa.

Seguro!? mas que companhia de seguros ia segurar aquilo, você conhece aquilo ?! já lá foi?, já la tinha ido... não diga disparates.

Portanto isto agora é assim, uns compram um terreno ali no meio do Parque natural. Ajuntam-se e constrõem uma comunidade de qualquer jeito e está tudo Bem!?
    Não, não está.
  7.  # 38

Colocado por: VNDOmas diria até que historicamente os edifícios até seriam feitos de madeira.

Lisboa medieval tinha...
    Mas a "tradição" é alvenarias... é so ir estudar um pouco a historia aqui do burgo, em particular do último milénio.. pedra, terra...
    • vcd
    • 21 dezembro 2020

# 39

Lisboa medieval tinha...
    Mas a "tradição" é alvenarias... é so ir estudar um pouco a historia aqui do burgo, em particular do último milénio.. pedra, terra...

Mas Pedro, existem zonas do país onde a madeira é muito usada, não tanto como antigamente mas ainda se vê muito. Curiosamente não conheço nenhuma casa em alvenaria confortável, apesar desta ser a "tradição" há tanto tempo ainda se constrói pessimamente em Portugal e as casas mesmo as mais recente estão longe de ser confortáveis.
    Concordam com este comentário: VNDO
    • VNDO

# 40

Umas sim, outras concerteza que não.
    MAs o que es´ta feito, es´ta feito. Reabilitar essas casas, passa tam´bem pelo reforço estrutural, do termico, etc... O amigo quer voltar a conversa ao contrario. mas desculpe, não consegue.

Não concordo. a vida dos Outros!? Que eu saiba vivemos em sociedade, com regras. Concordemos ou naõ, são para cumprir. Não concordam é usar a democracia. não funciona. Bom , isso já é outra coisa.

Seguro!? mas que companhia de seguros ia segurar aquilo, você conhece aquilo ?! já lá foi?, já la tinha ido... não diga disparates.

Portanto isto agora é assim, uns compram um terreno ali no meio do Parque natural. Ajuntam-se e constrõem uma comunidade de qualquer jeito e está tudo Bem!?
    Não, não está.

Oh meu senhor, já se percebeu bem a sua aversão a qualquer coisa que não seja o tradicional e que a sua opinião é que vale ouro. Basta ler qualquer tópico onde esteja. Não quero voltar a conversa ao contrário porque quem veio para aqui referir a "construção tradicional" não fui eu. Não vale usar esse argumento apenas quando convém. A verdade é que a grande parte do nosso edificado não sobreviveria a um sismo de grande magnitude. Entre levar um uma casa de madeira em cima ou uma de tijolo e betão, sei bem o que preferia. Como disse, sair da nossa caixinha e ver outros horizontes faz bem.

Ah pronto, já vimos de onde vem a sua aversão.
    Senhor, leia o que eu escrevi, por favor. Se estavam ilegais, claramente não tinham seguro - foi isto que disse. Para mim, se estão no canto delas sem fazer mal a ninguém, estão muito bem. Percebo que não concorde, está no seu direito.

0.0225 seg. NEW