Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Sei que existe inúmeros tópicos sobre cozinhas e ilhas, no entanto não encontrei resposta a minha dúvida.
    Terei uma cozinha com ilha. Esta ilha terá cerca de 3 metros.
    A minha dúvida prende-se com a distância quer da beira para a pia e placa, quer do espaço da “zona de trabalho”.
    Fiz um rabisco para que me possa elucidar.
    Segundo o que me dizem as medidas estão porreiras, e eu confio, no entanto pretendo saber através do uso e experiência de cada um de vós se está tudo dentro dos “conformes”.
      F71F2B5E-1C13-4CDF-AEBB-564AA4B4BC1A.jpeg
  2.  # 2

Alguém com experiência, pode ajudar?
    Grato.
  3.  # 3

Essa cuba é a única da cozinha?
    A placa já está fechada com 60cm?
  4.  # 4

Fui agora medir e eu tenho 85cm entre a pia e a placa e consigo trabalhar sem problemas, por isso esses 126cm são mais que suficientes.

Em relação ao resto não posso dizer porque a minha ilha não tem nada em cima.
  5.  # 5

Colocado por: pguilhermeEssa cuba é a única da cozinha?
    A placa já está fechada com 60cm?

Sim. Esta cuba é a única na cozinha.
    A placa escolhida é uma Siemens de indução “flexzone”.
    Gostava de saber o porquê das suas interrogações/experiência.
  6.  # 6

Colocado por: TheEmperorFui agora medir e eu tenho 85cm entre a pia e a placa e consigo trabalhar sem problemas, por isso esses 126cm são mais que suficientes.

Em relação ao resto não posso dizer porque a minha ilha não tem nada em cima.

Obrigado.
    A sua ilha funciona apenas como mesa, certo?
  7.  # 7

Qual é a profundidade, ou seja largura ?
  8.  # 8

Colocado por: callinasQual é a profundidade, ou seja largura ?

Caro callinas,
    Terá 1200, pois servirá de mesa de pequenas refeições.
  9.  # 9

Colocado por: Óscar ReisSim. Esta cuba é a única na cozinha.
    A placa escolhida é uma Siemens de indução “flexzone”.
    Gostava de saber o porquê das suas interrogações/experiência.

A ideia era tentar perceber de antemão a margem que haveria para manobras, caso estas fossem necessárias.

Como não pode reduzir a cuba, a única forma de expandir o espaço de preparação seria uma cuba "3D", múlti-níveis, ou algo do género.

Do lado da placa, havendo mudança seria sempre para maior e não para mais pequeno, presumo.
    Assim, independentemente do resto, não há muito que se possa fazer, acho.

Mas tanto a placa como a área de preparação depende muito do uso, agregado familiar, forma de cozinhar, etc.
    1.26m para preparação já me parece bem razoável! Especialmente porque, mesmo que os mantenha na bancada, não necessita de partilhar o espaço com acessórios, tipo sal, óleo, pousa colher, etc.

E com 1.2 de largura, mesmo que tenha que temporariamente "roubar" espaço da frente (na zona de mesa), pode sempre fazê-lo.

Por fim, também foi falado num outro tópico sobre cozinhas, as placas flexi em combinação com umas chapas para grill ou teppanyaki. Se achar isso interessante é que a placa de 60 pode ficar um pouco curta, ou não.
  10.  # 10

tem mais espaço de bancada? ou será a unica bancada? onde coloca os aparelhos tipicos (torradeira, maq cafe...)
  11.  # 11

Colocado por: pguilherme
    A ideia era tentar perceber de antemão a margem que haveria para manobras, caso estas fossem necessárias.

Como não pode reduzir a cuba, a única forma de expandir o espaço de preparação seria uma cuba "3D", múlti-níveis, ou algo do género.

Do lado da placa, havendo mudança seria sempre para maior e não para mais pequeno, presumo.
    Assim, independentemente do resto, não há muito que se possa fazer, acho.

Mas tanto a placa como a área de preparação depende muito do uso, agregado familiar, forma de cozinhar, etc.
    1.26m para preparação já me parece bem razoável! Especialmente porque, mesmo que os mantenha na bancada, não necessita de partilhar o espaço com acessórios, tipo sal, óleo, pousa colher, etc.

E com 1.2 de largura, mesmo que tenha que temporariamente "roubar" espaço da frente (na zona de mesa), pode sempre fazê-lo.

Por fim, também foi falado num outro tópico sobre cozinhas, as placas flexi em combinação com umas chapas para grill ou teppanyaki. Se achar isso interessante é que a placa de 60 pode ficar um pouco curta, ou não.

Obrigado pela resposta.
    Estou em crer que a zona de trabalho tem dimensões que permite que se trabalhe à vontade, mesmo que opte por uma placa de maiores dimensões (a considerar).
    Tenho também dúvida das extremidades pedra - início de equipamentos se os 19cm são uma medida aceitável.
  12.  # 12

Colocado por: sergyiotem mais espaço de bancada? ou será a unica bancada? onde coloca os aparelhos tipicos (torradeira, maq cafe...)

Nas costas da “cozinheira”, há um despenseiro e zona de arrumação fechada. No entanto, haverá uma reentrância com cerca de 1200x600mm que servirá para a máquina de café e/ou torradeira, quando em uso e para carregamento dos telemóveis.
    Concordam com este comentário: sergyio
  13.  # 13

Óscar Reis

já fez algum contato com uma empresa especializada em cozinhas? geralmente eles tem uma grande experiencia nessas questões
    em suma vai fazer a ilha pelo empreiteiro ou vai subcontratar empresa de cozinhas?

em todo o caso a sua ilha tem dimensão suficiente para tudo. ah, não falou se nas "costas" vai ter para alem de despenseiro, frigorifico, forno e micro ondas.
  14.  # 14

Colocado por: marco1Óscar Reis

já fez algum contato com uma empresa especializada em cozinhas? geralmente eles tem uma grande experiencia nessas questões
    em suma vai fazer a ilha pelo empreiteiro ou vai subcontratar empresa de cozinhas?

em todo o caso a sua ilha tem dimensão suficiente para tudo. ah, não falou se nas "costas" vai ter para alem de despenseiro, frigorifico, forno e micro ondas.

Caro Marco1,
    Obrigado.
    Será uma empresa especializada na produção de cozinhas. Não uma empresa grande e de renome, mas um bom profissional.
    Sim, nas costas estarão o FORNO, MO, FRIO, bem como a tal reentrância.
    Na ilha ficará a MLL.
    Aqui fica a “gatafunhada”.
      B3CB390A-20A3-4AC3-977C-57DF10BA6DD1.jpeg
  15.  # 15

Vais fazer em que material a ilha?
  16.  # 16

quem lhe vai fazer a cozinha?
  17.  # 17

Colocado por: Óscar Reis

Obrigado.
    A sua ilha funciona apenas como mesa, certo?

Sim, funciona como mesa com 4 bancos altos, com 3 gavetões do outro lado que muito jeito dão.
    Concordam com este comentário: Óscar Reis
  18.  # 18

Colocado por: fbastosVais fazer em que material a ilha?

Termolaminado + Silestone preto.
  19.  # 19

Colocado por: sergyioquem lhe vai fazer a cozinha?

Um pequeno carpinteiro da zona de Águeda.
  20.  # 20

Colocado por: Óscar Reis

Termolaminado + Silestone preto.

Silestone 20mm?
    Já entregas te isso?

0.0219 seg. NEW