Iniciar sessão ou registar-se
    • HO2017
    • 21 dezembro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde a todos.

    Nas minhas janelas de casa, tenho em volta das mesmas, réguas de granito amarelo, e com o passar dos anos, apareceram rachadelas numas das réguas que têm 2m de comprimento.
    Como não quero tar a desmontar as janelas para mudar as réguas, pergunto.
    É viável reparar as rachas das ditas pedras com betume de pedra ?

    O que é mais viável, fazer o betume com resina e pó de pedra.
    Ou utilizar um betume pré-feito como o de baixo.

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Preparar-antes-de-pintar/Reparacao-da-parede/WPR_REF_15593823

    Pelo que já percebi é um trabalho complicado.
    Agora o que quero saber é se disfarça bem o estrago nesta cor.
    E se aguenta, visto umas das pedras estarem mais expostas ao sol e mau tempo.

    Deixo aqui fotos do pior dos casos.
      IMG_20201221_172041.jpg
      IMG_20201221_172050.jpg
  1.  # 2

    Meta cá fotos das pedras e das rachadelas sff.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HO2017
  2.  # 3

    Peço desculpa, tive de colocar menos resolução nas fotos.
  3.  # 4

    A solução definitiva passa por substituir as pedras, uma reparação irá sempre ficar a notar-se.
    No entanto aconselho a que sele essas fissuras com um cola e veda transparente, o mais entranhado possível e disfarce à superficie, isto para evitar a entrada de agua para o tardoz da pedra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HO2017
  4.  # 5

    Também já me tinha lembrado disso do cola e veda.
    Mas se o betume fosse apropriado aplicava logo o betume.
    • HO2017
    • 21 dezembro 2020 editado

     # 6

    Acho que vou arriscar e comprar o betume pré-feito.
    Vejo como fica um pouco seco e se for parecido aplico.
    Afinal é como você diz.
    Vai se ficar sempre a notar.
    Mas de qualquer forma é algo a ser feito no verão que as pedras estão secas.
  5.  # 7

    eu pergunto: se as pedras estão assim, como estarão as paredes por trás? porque é que as pedras racharam?
    • HO2017
    • 21 dezembro 2020 editado

     # 8

    Provavelmente porque a parede rachou naquela zona..
    • HO2017
    • 21 dezembro 2020 editado

     # 9

    A verdade é que já vi esta questão em várias casas.
    Só não vi nenhumas reparadas.
    Já agora.
    Se optar por cola e veda, qual a marca que aconselham ?
    É que usei cola e veda crystal express da UHU no exterior, e ao fim de dois anos parecia goma.
  6.  # 10

    A questão do betume é que é colorido e irá assumir uma junta na fissura. Na minha opinião vai ficar com mau aspecto pois não se trata de uma cor sólida mas sim de um padrão heterogéneo. Isso para ficar bem feito tinha que ser um trabalho cosmético minuncioso.

    Quanto a cola e veda, qualquer um que seja elegivel para uso exterior e transparente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HO2017
  7.  # 11

    Boas.

    Foi me aconselhado agora por um conhecido que trabalha na construção e que já fez estes serviços de reparação, a aplicação de uma cola de dois componentes própria para o efeito.
    Segundo ele, se não aplicar o pó de pedra e aplicar só a cola, nestas pedras em questão, fica o mais disfarçado possível, imperceptível não fica, mas o resultado é bom, diz ele.
    Vou experimentar passar na casa de pedras com quem ele trabalha, de forma a ver isso.
    Se optar por tal método, depois dou feedback.

    Obrigado pelas dicas.
  8.  # 12

    Também tenho fissuras destas nas pedras das minhas janelas.
    Não conheço essa cola de dois componentes.
    Aguardarei o seu feedback.
    Obrigado.
  9.  # 13

    A cola de dois componentes que utilizo no trabalho é Araldite.
    Mas pelo que o meu colega me explicou a tal cola para reparar pedra é uma cola própria.
    Quando tiver mais informações digo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  10.  # 14

    Não percebi bem se quer colar a rachadela se refazer aquela junta de 2 pedras.
    De qq forma, o produto que refere do Leroy Merlin, funciona muito bem para o efeito que pretende e é semelhante àquele que os próprios marmoristas usam para colar mármores ou granitos.
    Eventuais problemas serão acertar com a coloração exata da pedra e habilidade/rapidez de aplicação pois é um produto de endurecimento muito rápido.
    Deve ser aplicado com uma espátula rígida e em pequenas quantidades. As pedras e fissuras tem de estar bem limpas e desengorduradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HO2017
  11.  # 15

    A ideia é mesmo encher as rachas das pedras.
    Obrigado pela informação.
    Vou primeiro ver o tal produto do marmorista que me falaram, se tal não for o apropriado vejo isto da PRESTO.
  12.  # 16

    Boa tarde, resultou? tem fotos do depois? Voltou a rachar? Tenho o mesmo problema
    • HO2017
    • 11 setembro 2023 editado

     # 17

    Boa noite.

    Infelizmente e com vergonha minha é daquelas coisas que tenho deixado passar, e é para fazer amanhã e nunca se acaba por fazer.

    No entanto creio que a melhor solução será mesmo a dita massa que se vende no Leroy Merlin (por exemplo), ou então optar pelo cola e veda transparente, mas tal solução é mesmo só para isolar a pedra e nada mais.

    Mas pelo que já percebi vai se notar sempre a junta reparada, isso só mesmo colocando pedras novas.
 
0.0206 seg. NEW