Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, desde já grato pela vossa ajuda e pelo vosso tempo neste problema.

    tenho uma moradia com o telhado de 4 aguas estava a pensar em remodelar o telhado uma vez que o empreiteiro disso que as telhas ja estao com uma certa idade (aprox 20 anos) e apresentam já alguma desgaste. Estive a ver as várias opções no forum mas em nenhuma encontrei uma situação parecida ao telhado da moradia.

    o telhado é composto de telhas Coelho Silva (CS), seguido de um placa e seguida de uma lage. O espaço entre a placa e a lage nao é para habitar.
    Telhado é de 4 águas e a área da casa é de 125m^2.

    em relação ao telhado qual é a opção que recomendam? telha de barro ou argibetao? se for telha de barro qual que marcas recomendam?

    na remodelação também estou a pensar em colocar isolamento térmico, tenho visto no forum várias opções. no que toca a espessura e tipo de isolamento qual é o recomendável actualmente?

    muito obrigado a todos.
      132171625_150710316504686_7837038116335062875_n.jpg
      132042238_212710490349500_378522884075202140_n.jpg
      132044492_146505933667982_4346033820126057278_n.jpg
  2.  # 2

    Mas o telhado mete água?

    Se estiver bom é fazer uma lavagem a jato de água com sabão para telhas e aplicar 2 ou 3 demão de hidrofugante de telhas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  3.  # 3

    Se não entra água... Eu deixava isso estar. Basta o isolamento térmico sobre a laje de esteira
    Concordam com este comentário: bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  4.  # 4

    Eu diria que tem aí um telhado enxuto e bem construído.
    Se as telhas estivessem garantidamente no fim de vida, teria vários indícios disso, tais como infiltrações lentas. Não parece ser de todo o caso, por isso a preocupação da substituição não me parece prioritária muito pelo contrário.
    Quanto a isolamento, está bem visível que só precisa de térmico, por isso idealmente deve atuar ao nível da placa da teto e não a de telhado.
    Esse piso parece estar bem nívelado, portanto deve aproveitar para fazer limpeza e isolar ao nível da esteira/chão.
    Penso que já aqui tem algumas sugestões válidas para isso.
    Concordam com este comentário: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow, MajorDerper
  5.  # 5

    a menos que as telhas tenham algum defeito de fabrico, duram mais 20 anos, ou mais.

    é lavar com máquina de pressão e aplicar hidrofugante.

    o empreiteiro está querer forçar a obra, na minha opinião.
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoMas o telhado mete água?

    Se estiver bom é fazer uma lavagem a jato de água com sabão para telhas e aplicar 2 ou 3 demão de hidrofugante de telhas
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sparow


    Até ao momento nao me posso queixar de infiltrações do telhado, nunca vi nenhuma até.
    As telhas estão mais ou menos com 20 anos, mas até ao momento nao vi problema algum de inflitrações com o telhado.
    A aplicação do hidrofugante, é próprio para as telhas? pergunto isto porque o hidrofugante deve ser uma especie de revestimento que se aplica na telha correcto? nao impossibilita a telha de respirar/secar?

    fico muito grato pelos comentários e ajudas.
  7.  # 7

    Sim são hidrofugantes de telhados para materiais porosos que evitam a formação de gelo e tapam os poros para não deixar que o musgo peguem e que a água entre no material.

    A telha seca sempre..as juntas não são estanques

    Por exemplo

    https://tintasrobbialac.pt/catalogo-de-produtos/impermeabilizacao/hidrofugantes/hidrofugante-telhados-wb

    Também têm outro com acabamento invisível
  8.  # 8

    Colocado por: KduvidasEu diria que tem aí um telhado enxuto e bem construído.
    Se as telhas estivessem garantidamente no fim de vida, teria vários indícios disso, tais como infiltrações lentas. Não parece ser de todo o caso, por isso a preocupação da substituição não me parece prioritária muito pelo contrário.
    Quanto a isolamento, está bem visível que só precisa de térmico, por isso idealmente deve atuar ao nível da placa da teto e não a de telhado.
    Esse piso parece estar bem nívelado, portanto deve aproveitar para fazer limpeza e isolar ao nível da esteira/chão.
    Penso que já aqui tem algumas sugestões válidas para isso.
    Concordam com este comentário:lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sparow,MajorDerper


    Muito agradecido pelo comentário. já vi pelo forum diversos comentários acerca do isolamento térmico aplicado em laje ou placa do telhado. Desde aplicação de XPS; lã de rocha; ou espuma poliuretano, apesar que esta ultima opção da espuma parece-me mais complicada, caso no futuro seja necessário fazer alguma reparação na laje.

    A minha grande dúvida até ao momento é mesmo em saber qual a espessura recomendada para ter um bom isolamento do telhado?2cm? 15cm?

    é certo que a espessura a aplicar varia com o tipo de material a aplicar, mas o interesse final é ter sempre um bom coeficiente térmico.

    mais uma vez obrigado por todos os comentários
  9.  # 9

    Coloque pelo menos duas camadas cruzadas de 4cm de lã de mineral (8cm).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
    • lmcaet
    • 27 dezembro 2020 editado

     # 10

    Leia este comentário e os seguintes, são muito recentes e esclarecedores:
    https://forumdacasa.com/discussion/75176/2/renovar-uma-moradia-a-nivel-isolamento-termico/#Comment_1712996
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  10.  # 11

    Colocado por: lmcaetLeia este comentário e os seguintes, são muito recentes e esclarecedores:
    https://forumdacasa.com/discussion/75176/2/renovar-uma-moradia-a-nivel-isolamento-termico/#Comment_1712996
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sparow


    estive a ler uns quantos comentários, a solução poderá passar por ou aplicar a lã de rocha ou talvez poliuretano projectado.

    num sotão que não será para habitação, este tipo de isolamentos é mais eficiente (melhor isolamento térmico) colocar directo na placa da telha ou sobre a placa da laje?

    nisto nao fiquei totalmente esclarecido pois li variadas aplicações/soluções mas nao encontrei nenhum fundamento técnico a dizer que uma opção traria melhor isolamento que a outra.

    Obrigado
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradaso isolamento térmico sobre a laje de esteira


    Colocado por: Kduvidasisolar ao nível da esteira/chão.

    Quanto mais perto estiver o isolamento da parte aquecida melhor, menos massa vai ter que aquecer/manter quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  12.  # 13

    Colocado por: sparow

    estive a ler uns quantos comentários, a solução poderá passar por ou aplicar a lã de rocha ou talvez poliuretano projectado.

    num sotão que não será para habitação, este tipo de isolamentos é mais eficiente (melhor isolamento térmico) colocar directo na placa da telha ou sobre a placa da laje?

    nisto nao fiquei totalmente esclarecido pois li variadas aplicações/soluções mas nao encontrei nenhum fundamento técnico a dizer que uma opção traria melhor isolamento que a outra.

    Obrigado

    Se o sótão não é para habitação, então o isolamento deverá ser sobre a laje, visto não precisar de aquecer o dito sótão.
    Vai utilizá-lo para arrumos: XPS ou EPS sobre a laje
    Nunca o irá utilizar e/ou pisar: lã mineral sobre a laje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  13.  # 14

    Que tipo de desgaste apresentam as telhas?
    Estão lascadas ou é apenas musgo/verdete?
    Se estiverem lascadas o melhor é mesmo substituir, por telhas iguais ou semelhantes.
    Quanto ao isolamento térmico, e considerando que não usa o sótão, é meter lã mineral revestida numa das faces por papel kraft (voltado para baixo), com uma espessura mínima de 8 cm. Vai notar a diferença (mas não espere milagres).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  14.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhãesuma espessura mínima de 8 cm. Vai notar a diferença (mas não espere milagres).

    Mas nota-se bem ( em particular em situação de inverno)!!! É melhor aplicar como mínimo, 100mm.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  15.  # 16

    Curiosamente na ultima intervenção que fizemos a diferença é mais notória no verão, e isto porque temos um salão com o isolamento e ao lado um WC sem isolamento e no verão nota-se bem a diferença de temperatura. No inverno o diferencial é menor.

    Claro que é importante que o problema de isolamento seja efectivamente no telhado, porque se não for então a diferença vai ser pouca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  16.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesClaro que é importante que o problema de isolamento seja efectivamente no telhado, porque se não for então a diferença vai ser pouca.

    Olha.. agora, com os tectos isolados, nota-se que o problema das perdas termicas ficou concentrado nos envidraçados!!! ;)
    Ou seja, sem uma intervenção completa/ global, estaremos sempre com os pés de fora ;).. a manta é curta ;)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas
    Olha.. agora, com os tectos isolados, nota-se que o problema das perdas termicas ficou concentrado nos envidraçados!!! ;)
    Ou seja, sem uma intervenção completa/ global, estaremos sempre com os pés de fora ;).. a manta é curta ;)
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Substitui os vidros por parede com isolamento, com a energia que poupas em aquecimento podes ter as luzes acesas 😁
  18.  # 19

    Bom dia.

    Numa construção nova com utilização de um telhado dito tradicional que tipo de telha aconselham?
    E o que colocar sob a laje? Lã mineral (o sotão não sendo para habitação nem com acesso interior)?

    Obrigado e peço desculpa por invadir o tópico.
  19.  # 20

    Em construção nova eu optaria por telha ceramica tradicional e sistema de subtelha com isolamento termico aderido, tipo painel sandwich ondutherm sobre vigotas.
 
0.0225 seg. NEW