Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a contruir uma moradia gaveto, já com a estrutura levantada. O construtor disse-me que pode fazer as paredes em bloco térmico + capoto (8cm) como está no caderno de encargos, mas qeu eu ficaria melhor servido com parede dupla de tijolo de 15cm com isolamento de 3 ou 5 cm no interior + capoto (8cm) no exterior.

    Segundo ele, assim ficava com uma parede no interior e não pladur. Outra vantagem seria os rasgos serem feitos na parede de dentro e a exterior dicava sempre intacta.
    A parede do res do chaõ vai ainda ser revestida com 1cm de placas de granito em cima do capoto.


    Térmicamente, o capoto exterior garante sempre o desempenho que se pretende, segundo o projectista.

    Algúem vê algum problema neste tipo de parede?

    Obrigado pela ajuda!
  2.  # 2

    Com bloco térmico, solução que refere estar prevista, não precisa de ter obrigatoriamente Pladur no interior.
    Em relação aos roços ou rasgos, sendo um bloco térmico de 25 ou mais cm, e ocupando o roço uns 10 cm , ainda sobra 15 cm de bloco térmico.
    Tem muitos roços nas paredes viradas para a rua ?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Limalf
  3.  # 3

    Colocado por: LimalfAlgúem vê algum problema neste tipo de parede?


    paredes mais grossas, vai-lhe roubar alguma área interior nas divisões.
    Concordam com este comentário: Limalf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Limalf
  4.  # 4

    O caro limalf já percebeu como se faz os cálculos da térmica? É muito simples, e irá rapidamente perceber que até pode reduzir a espessura do bloco, para 19, e aumentar 2 cm no etics, que fica melhor servido.

    Sinceramente, o bloco de térmico tem pouco, sobretudo se for assente com argamassa comum. Se quer investir numa solução de paredes superior, pense em aplicar etics com lã de rocha, que só tem vantagens (exceto os primeiros 50cm, de arranque que deve fazer com xps, por causa da resistência e evitar infiltrações por capilaridade).
    Já agora, o que tem previsto para a cobertura? É que a cobertura é mais importante que as paredes para a questão da térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Limalf
  5.  # 5

    Colocado por: callinas
    Tem muitos roços nas paredes viradas para a rua ?


    Na verdade, so no piso +1 onde tem um WC com parede de gaveto.
  6.  # 6

    Colocado por: ricardo.rodriguesJá agora, o que tem previsto para a cobertura?


    Cobertura exterior, fluxo 'vertical ascendente', constituída do exterior para o interior por: Camada de Proteção; (XPS) Isolamento térmico em "poliestireno extrudido", com massa volúmica aparente seca compreendida entre 25kg/m³ e 40kg/m³, espessura de 0,100m, resistência térmica de 2,703m²·ºC/W; Betonilha de regularização, espessura de 0,010m, resistência térmica de 0,005m²·ºC/W; Tela Asfáltica; Laje aligeirada com blocos de betão normal de base igual ou inferior a 0,30m, com uma fiada de furos, com altura total compreendida entre 0,23m e 0,25m; Espaço de ar não ventilado com espessura de 280mm; Placas de gesso cartonado, com massa volúmica aparente seca compreendida entre 750kg/m³ e 1000kg/m³, espessura de 0,020m, resistência térmica de 0,080m²·ºC/W. Coeficiente de transmissão térmica superficial (U): 0,31 W/(m²·ºC).

    Isto é o que está no projecto de térmica. Que acha?
  7.  # 7

    Colocado por: ricardo.rodriguesJá agora, o que tem previsto para a cobertura?


    Cobertura exterior, fluxo 'vertical ascendente', constituída do exterior para o interior por: Camada de Proteção; (XPS) Isolamento térmico em "poliestireno extrudido", com massa volúmica aparente seca compreendida entre 25kg/m³ e 40kg/m³, espessura de 0,100m, resistência térmica de 2,703m²·ºC/W; Betonilha de regularização, espessura de 0,010m, resistência térmica de 0,005m²·ºC/W; Tela Asfáltica; Laje aligeirada com blocos de betão normal de base igual ou inferior a 0,30m, com uma fiada de furos, com altura total compreendida entre 0,23m e 0,25m; Espaço de ar não ventilado com espessura de 280mm; Placas de gesso cartonado, com massa volúmica aparente seca compreendida entre 750kg/m³ e 1000kg/m³, espessura de 0,020m, resistência térmica de 0,080m²·ºC/W. Coeficiente de transmissão térmica superficial (U): 0,31 W/(m²·ºC).

    Isto é o que está no projecto de térmica. Que acha?
  8.  # 8

    Acho que deve cumprir com o projecto.
    Havendo questões destas, importantes, esclarecer com os seus responsáveis de projecto.
  9.  # 9

    Colocado por: LimalfBetonilha de regularização, espessura de 0,010m




    Colocado por: LimalfPlacas de gesso cartonado... espessura de 0,020m


    Estas espessuras não devem estar corretas.

    10cm de XPS está bem, mas eu aproveitava o teto falso para colocar uma manta de lã de rocha, com papel kraft.
    •  
      aacc
    • 26 dezembro 2020

     # 10

    Betonilha por cima de tela asfáltica?
  10.  # 11

    Colocado por: aaccBetonilha por cima de tela asfáltica?


    É possível sim.
    Este é um sistema de cobertura invertida.
    Em termos térmicos fica desfavorecido pois a água irá passar para debaixo do isolamento em XPS fazendo com que o isolamento não consiga desempenhar corretamente o seu papel.
    Contudo creio que por cima do XPS ainda falta aí a proteção para o mesmo não voar com o vento.
    Não refere também a composição da impermeabilização em si, apenas fala tela asfaltica, mas que sistema é? que produtos são? tem isso mencionado nalgum lado?
  11.  # 12

    Colocado por: Limalfmas qeu eu ficaria melhor servido com parede dupla de tijolo de 15cm com isolamento de 3 ou 5 cm no interior + capoto (8cm) no exterior.


    parede dupla de 15cm com isolamento por dentro? quer dizer isolamento entre os panos de tijolo de 15cm ou pelo interior da habitação?

    Colocado por: LimalfSegundo ele, assim ficava com uma parede no interior e não pladur.


    e sendo bloco térmico não fica com parede interior na mesma?



    Colocado por: LimalfOutra vantagem seria os rasgos serem feitos na parede de dentro e a exterior dicava sempre intacta.


    então se levar pladur por dentro, para que que precisa de roços? não pode por a tubagem a andar entre o pladur e o bloco térmico?
  12.  # 13

    Colocado por: LimalfBoa noite,

    Estou a contruir uma moradia gaveto, já com a estrutura levantada. O construtor disse-me que pode fazer as paredes em bloco térmico + capoto (8cm) como está no caderno de encargos, mas qeu eu ficaria melhor servido com parede dupla de tijolo de 15cm com isolamento de 3 ou 5 cm no interior + capoto (8cm) no exterior.

    Segundo ele, assim ficava com uma parede no interior e não pladur. Outra vantagem seria os rasgos serem feitos na parede de dentro e a exterior dicava sempre intacta.
    A parede do res do chaõ vai ainda ser revestida com 1cm de placas de granito em cima do capoto.


    Térmicamente, o capoto exterior garante sempre o desempenho que se pretende, segundo o projectista.

    Algúem vê algum problema neste tipo de parede?

    Obrigado pela ajuda!


    Se ele fizer essa solução pelo mesmo preço aceite obviamente
  13.  # 14

    15 cm vezes 2 dá 30 cm de parede só ai. pergunto para quê tanta espessura.
  14.  # 15

    ... ahhh... os construtores quando querem reinventar a roda fazem me rir...

    siga o projecto e manda @@@@@ o construtor, cuja solução apenas complica o que é simples e gasta mais material sem necessidade para isso
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
  15.  # 16

    Colocado por: marco115 cm vezes 2 dá 30 cm de parede só ai. pergunto para quê tanta espessura.


    Desculpem a confusão - na verdade é parede 11 cm + 11 cm.
  16.  # 17

    Colocado por: callinasCom bloco térmico, solução que refere estar prevista, não precisa de ter obrigatoriamente Pladur no interior.
    Em relação aos roços ou rasgos, sendo um bloco térmico de 25 ou mais cm, e ocupando o roço uns 10 cm , ainda sobra 15 cm de bloco térmico.
    Tem muitos roços nas paredes viradas para a rua ?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Callinas preciso de entrar em contacto consigo.
    Manda-me por e-mail uma forma de contacto?
    Obrigada
 
0.0197 seg. NEW