Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora Viva

    Uma "pessoa amiga", pediu-me que lhe fizesse um orçamento para lhe cortar umas árvores que rodeavam o seu terreno.
    Como nunca o tinha feito para terceiros expliquei que o mais justo seria pagar um X á hora para ninguém sair prejudicado.
    Falei com alguns vizinhos que cortam lenha e cobram ao dia 100 euros, uma média de 12,5 euros fora despesas adicionais outros cobram 25 á hora com as despesas incluídas, nenhum passa recibo.

    Como estou desempregado e "meu amigo" até foi assaltado recentemente, acordamos de imediato o pagamento de 10 euros por hora por se prever uns 2 3 dias de trabalho.

    O trabalho consistia em cortar 30 40 árvores de cedro num combro que para subir só com ma corda, o que dificultou e muito a remoção das árvores, após ter queimado 20 mil km de embraiagem desisti e pedi ao "meu amigo" que fizesse o favor de ligar um dos seus tractores pois seria impossível retirar as árvores de outra maneira.
    Pois se de um lado estava o combro do outro estava uma rede com 2,5 m de altura que não se podia estragar...

    Partidas as cordas que tinha e dado a impossibilidade de chegar mais perto das árvores, tive necessidade de comprar mais cabos de aço, esticadores, serra-cabos, correntes para o motoserra e 2 pares de botas de trabalho no valor de 50 euros cada par que ao final de uma semana rebentavam as costuras.
    Comprei ainda um tesourão por 30 euros que ao final de meia hora a cortar uns ramos para umas jarras ficou todo dentado.
    Na sua loja gastei em material que se partiu todo cerca de 100 euros. mais depesas com gasolina e um ajudante mais 200.

    Estas compras foram realizadas na loja do "cliente" , o tesourão acabou por o aceitar de volta mas impingiu-me outro de outra marca 20 euros mais caro.

    Acabado o trabalho foram cortadas mais 120 árvores, gastos 300 euros, 75 horas de trabalho fora 20 horas ajudadas por uma pessoa de família.

    Quando fomos a contas... qual o meu espanto quando sabendo que até tinha sido despedido recentemente e estou numa situação familiar muito complicada, o meu "grande amigo" diz que só paga mediante a entrega de uma factura/recibo.
    Diz que a situação das despesas e do derrape orçamental é minha culpa que devia ter previsto todas estas situações.
    E como até estou sem emprego se aparecer algum trabalho vou precisar sempre de entregar um recibo.

    Ora pelo menos não é minha culpa que ele venda material de péssima qualidade e nem tenha a decência de repor ou substituir por novo.

    Feitas as contas 75 horas de trabalho efectivas, sem contar arrumar o material nem ter lhe arranjado a rede que nem cimento tinha onde estavam os postes da vedação. Jásem contar com as duas sacas de cimento 200 metros de arame e esticadores.

    A conta da 750 euros. o que se for já com o Iva incluido como pretende o "meu amigo", andei a trabalhar para que??

    Segundo o que perguntei ás finanças tenho duas hipoteses, ou o acto único que só se pode fazer uma vez, ou colectar-me como prestador de serviços.
    De uma forma ou de outra por mais que explicasse que não estava a obter nenhum lucro e lá por estar desempregado e obviamente à procura de emprego através de anúncios que espalho por cafés e lojas, acusaram-me de estar a fugir ao fisco.

    Pois se pretendo realizar trabalhos para terceiros primeiro tenho de me colectar.

    Não sei o que fazer ao que parece se me colectar e ficar à espera que surja um trabalho tenho despesas mensais pelo meno com a segurança social mas trabalho nem vê-lo, se fizer o acto único que tem de ser o "cliente " a emitir o documento e não me parece interessado nisso, tenho de pagar iva a 20 % e provavelmente pagar IRS que até agora não pagava nem recebia...

    Nas finanças não percebi nada do que me disseram, tantas foram as acusações directas e indirectas de que estava a querer fugir ao fisco, que já nem deu para perceber as explicações.

    Afinal qual é a opção que menos me prejudicará?
  2.  # 2

    Se nunca esteve colectado como prestador, o primeiro ano é isento de pagamentos à segurança social.
    Pode abrir actividade e só depois de um ano é que paga segurança social.
    • naar
    • 12 novembro 2009

     # 3

    Boas,

    "Se não está colectado, o acto isolado é a melhor opção para prestar serviços de forma muito esporádica e sem carácter de continuidade" in Dinheiro&Direitos - Guia Fiscal 2009

    Não é o cliente que emite o recibo, é o rsacouto!

    Em triplicado um para si outro para o cliente outro para as finanças.

    Cump.
    • naar
    • 12 novembro 2009

     # 4

    Colocado por: Fernando GabrielSe nunca esteve colectado como prestador, o primeiro ano é isento de pagamentos à segurança social.
    Pode abrir actividade e só depois de um ano é que paga segurança social.


    E fica isento de IVA até 10.000,00 €
  3.  # 5

    Olá naar,
    Não estou colectado porque até Novembro era efectivo numa empresa.
    E porque é que me havia de colectar se não faço serviços para mais ninguém??

    Esta coisa do acto isolado o que me disseram nas finanças era que a empresa para quem fiz o trabalho tem de ir ao portal das finanças imprimir o recibo de acto isolado, dar-me a assinar e eu tenho até ao mês seguinte para entregar o iva.

    Fernando Gabriel
    Se não tenho nenhum trabalho previsto colecto-me na mesma??

    Estas coisas lixam-me...
    O ano passado quando precisei que alguém tomasse conta do meu filho, a ama exigiu-me 5 euros á hora e ninguém me passou recibo.
    Se preciso de uma mulher a dias também cobram no minimo este valor mas tambem não passam recibos e n maioria dos casos ainda têm direito a todo o tipo de subsidios...
  4.  # 6

    AHHHHH
    Pronto, assim já é mais justo...
    Se so pago segurança social ao fim de um ano, pode ser que até lá consiga arranjar trabalho...
    E se estou isento de iva até aos 10000 euros anuais, porque é que a senhora das finanças disse que eu tinha de cobrar e pagar o iva até ao final do mês seguinte?
    • naar
    • 12 novembro 2009

     # 7

    Colocado por: rsacoutoAHHHHH
    Pronto, assim já é mais justo...
    Se so pago segurança social ao fim de um ano, pode ser que até lá consiga arranjar trabalho...
    E se estou isento de iva até aos 10000 euros anuais, porque é que a senhora das finanças disse que eu tinha de cobrar e pagar o iva até ao final do mês seguinte?


    Calma! - Isento de iva, se passar recibos "verdes" e para isso tem que se colectar e não receber iva do seu cliente.

    No acto isolado entrega o iva, mas tambem o vai receber do seu cliente "Grande Amigo", ou não, isso já são as vossas contas!
  5.  # 8

    Colocado por: rsacoutoAHHHHH
    Pronto, assim já é mais justo...
    Se so pago segurança social ao fim de um ano, pode ser que até lá consiga arranjar trabalho...
    E se estou isento de iva até aos 10000 euros anuais, porque é que a senhora das finanças disse que eu tinha de cobrar e pagar o iva até ao final do mês seguinte?


    Porque estava a falar de acto isolado esse sim tem de entregar o iva
  6.  # 9

    Fernando Gabriel
    Eu limitei-me a expor a situação e a senhora fez o favor de responder ...
    Mas não me disse que no primeiro ano estava isento de iva ou de pagamento à seg social.

    naar
    Por ser incapaz de me apropriar do que não é meu e ser demasiado correcto e´que me lixei.

    Também perdi o meu emprego por ter denunciado á Inspeção Geral de Trabalho as degradantes condições de trabalho a que era obrigado depois de quase ter perdido a vida com uma intoxicação por produtos tóxicos por limpar depósitos de vinho sem ventilação sem qualquer tipo de protecção.

    Embora os meus colegas tenham tido medo de enfrentar o patrão agora trabalham em segurança!
    • naar
    • 12 novembro 2009 editado

     # 10

    Dê-me o seu email que eu envio um recibo do acto isolado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsacouto
  7.  # 11

    [email protected] :)

    Obrigado naar

    Acho que vou optar por colectar-me, depois dos esclarecimentos que aqui me deram :)
    •  
      FD
    • 13 novembro 2009

     # 12

    Atenção a essa questão da segurança social... é porque esse ano de "isenção" pode realmente fazer jeito mais tarde. Não o desperdice numa coisa tão frugal.

    Opte pelo acto isolado.
    Há quem faça outros truques... abrir e fechar actividade sempre que há trabalho, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  8.  # 13

    Não tem nenhum amigo a SÉRIO que ganhe pouco a recibos verdes, se tem peça para que lhe passe o recibo, depois na altura do IRS acertam contas, se ele ganhar menos de 10.000 não deve haver contas para acertar.
  9.  # 14

    O melhor é optar pelo acto isolado, senão vai desperdiçar o ano de insenção que tem perante a segurança social.
    O IVA quem tem de pagar é o seu amigo, vai cobrar o combinado+IVA, e depois tem de rstituir esse IVA as finanças, e até pode deduzir o IVA do material que comprou para efectuar o serviço.
  10.  # 15

    Consultei hoje vários contabilistas...

    Alertaram-me para uma situação:

    A lei da isenção do primeiro ano vai acabar, a partir de Janeiro não se sabe como vai ficar, pode acabar e eu ter de pagar estes dois meses deste ano, as taxas também vão ser rectificadas e nunca para menos.

    Não acho minimamente justo ficar obrigado a pagamentos à segurança social sem sequer ter trabalho.
    Quando preciso de um médico recorro ao seguro de saúde porque nem médico de família tenho.
    Já que há pouco emprego e as pessoas são obrigadas a trabalhar por conta própria uma vez que não existe grandes ajudas do estado para as pessoas se empregarem tambem não deveriam ser obrigadas a descontar para um sistema que nem sequer usufruem.

    Por isso é que ninguém quer trabalhar, e cada vez menos, quem trabalha por pouco ainda tem de pagar ao estado para o poder fazer??!!??!!

    Como me encontro numa situação em que acabei de ser despedido, mas ainda nem me pagaram nem me deram a carta para o fundo de desemprego ao fazer o acto isolado ou iniciar actividade, perco todos os direitos incluindo o de impugnar o despedimento.

    Primeiro tem de estar definida a minha situação laboral, só depois é que poderei optar por uma coisa ou outra, ainda por cima se fizwer o acto isolado hoje e me colectar em janeiro o mais certo é ser alvo de investigação das finanças pois pelo visto é visto como fugir ao pagamento da segurança social.

    Se abrir e fechar actividade, vai dar ao mesmo perco até a possibilidade de recuperar o meu emprego.

    Isto realmente é um incentivo a viver dos subsídios, para se trabalhar ou se ganha o suficiente para se poder pagar para trabalhar ou então... Mais vale estar quieto!
    Como é que eu me posso colectar se não sei se amanha vou ter trabalho?

    Mais vale não receber um tostão.
    Sou absolutamente contra o modo de vida do recorrer ao subsídio.
    Pensei em imigrar provavelmente é o que farei.
    Ao menos sou explorado pelos estrangeiros e não pela minha própria pátria.
    • Mp29
    • 14 novembro 2009

     # 16

    caro amigo a melhor solução é sem duvida o acto isolado. pense nisso e consulte um contabilista, ele trata lhe de tudo.
  11.  # 17

    caro amigo, se n pensa ter continuidade nesse trabalho ou em outr como trabalhador independente, aconselho a fazer o acto isolado e entregar o iva ao estado
 
0.0191 seg. NEW