Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: AlexaJAlgum advogado por aqui especializado nisto e que me possa facultar o contacto via mensagem privada ?


    https://www.facebook.com/pedro.mota.5030/
    contacte este senhor, ele é advogado tenho a impressao de que seja mto bom no assunto dos arrendamentos
    • AlexaJ
    • 20 janeiro 2021 editado

     # 22

    A filha que alega que a mãe esteve internado por motivos de saúde e como tal tem direito em ausentar-se longos períodos.
    E continua a mãe a não residir no imóvel.
    Então solicitei os comprovativos de internamento e de alta da mãe, durante todos este longo período de ausência (anos).
    Solicitei ao advogado dela (que não me facultou procuração). Este nem se deu ao trabalho de me responder.
    Mandei então email à filha a solicitar estes documentos, ao qual ela responde o seguinte :

    “Em resposta ao seu email, informo que os relatórios médicos e respectivos internamentos são de caráter sigiloso.

    Aproveito o mesmo para informar, que o estuque dos tectos e paredes do apartamento continua a caír, danificando os bens da minha mãe.”

    Mas estão a gozar comigo??
    Então como senhorio não tenho direito em pedir provas para saber se a inquilina reside ou não no apartamento?
  2.  # 23

    Colocado por: AlexaJA filha que alega que a mãe esteve internado por motivos de saúde e como tal tem direito em ausentar-se longos períodos.
    E continua a mãe a não residir no imóvel.
    Então solicitei os comprovativos de internamento e de alta da mãe, durante todos este longo período de ausência (anos).
    Solicitei ao advogado dela (que não me facultou procuração). Este nem se deu ao trabalho de me responder.
    Mandei então email à filha a solicitar estes documentos, ao qual ela responde o seguinte :

    “Em resposta ao seu email, informo que os relatórios médicos e respectivos internamentos são de caráter sigiloso.

    Aproveito o mesmo para informar, que o estuque dos tectos e paredes do apartamento continua a caír, danificando os bens da minha mãe.”

    Mas estão a gozar comigo??
    Então como senhorio não tenho direito em pedir provas para saber se a inquilina reside ou não no apartamento?


    olhe, eu lamento a situação do seu pai e da sua preocupação em pagar as despesas. envelhecer, é algo inevitável...

    mas, há quantos anos está a senhora a viver no apartamento? em que estado está o apartamento? acha que se conseguisse terminar o contracto com ela e arranjar um novo inquilino a casa está em condições para aumentar a renda ou terá que fazer obras? não lhe ficará ainda mais caro?

    e mais uma coisa: se o meu senhorio tivesse a indecência de me pedir relatórios ou altas medicas, eu teria todo o gosto de ser culpada por insultos.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  3.  # 24

    Se tem contrato e paga as rendas, você não tem nada a ver com o local onde ela dorme. Se é na casa do filho, se é no hospital, se tem uma amigo colorido, isso é com ela.
  4.  # 25

    Colocado por: rjmsilvaSe tem contrato e paga as rendas, você não tem nada a ver com o local onde ela dorme. Se é na casa do filho, se é no hospital, se tem uma amigo colorido, isso é com ela.


    Aí é que está completamente enganado, pois a pessoa não poderá ausentar-se do apartamento durante períodos superiores a 1 ano.
  5.  # 26

    Colocado por: AlexaJAproveito o mesmo para informar, que o estuque dos tectos e paredes do apartamento continua a caír, danificando os bens da minha mãe.”

    Aproveite esta queixa e envie uma carta registada para o domicilio informando que tem feito várias tentativas para contactar a morada para efectuar as reparações e a mesma nunca foi encontrada em casa. É mais um documento para o seu advogado accionar o despejo.
  6.  # 27

    Se se verificar que a luz/água foram cortadas durante um determinado prazo é outro argumento que pode ser usado em como ninguém lá habita.
  7.  # 28

    Colocado por: AlexaJ

    Aí é que está completamente enganado, pois a pessoa não poderá ausentar-se do apartamento durante períodos superiores a 1 ano.


    Basta lá ir dormir uma noite a cada 11 meses. E você é que tem que fazer prova que não vai lá há mais de um ano.

    Já agora qual é a lei que dispõe isso?
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  8.  # 29

    Também fiquei curioso, e sempre entendi como o rjmsilva disse...
    Eu próprio sou inquilino, e se tudo for feito na legalidade, qual o problema?
    Pago renda, luz, água, o senhorio não tem nada a apontar contra mim. Por acaso o meu senhorio mora praticamente ao lado, mas e os senhorios que não têm contacto com inquilinos? Nem moram na mesma cidade?
    Se tudo estiver dentro da lei...

    Melhor que isso, diria que para pedir contagens. Se houver consumos, então aí é que diria que nada feito. Por mais baixos que sejam. Ainda por cima com a pandemia...
  9.  # 30

    Colocado por: AlexaJHá alguma forma de eu colocar a senhora na rua, ou de aumentar a renda?
    47,56 Euros nem pagam as fraldas e resguardos do meu pai...

    Se houver alguma pessoa entendida no assunto, algum advogado que me possa ajudar, poderão também ter a gentileza de me enviar uma mensagem privada com número telefónico para falarmos.

    Ó "AlexaJ", agora com outro nick name. Já lhe foi dito por aqui que devia consultar um Advogado entendido nestas coisas, como por exemplo um de uma Associação de Proprietários (depois de se fazer sócio).
    Se houver forma de resolver isso a seu contento (o que eu acho quase impossível) será só com a ajuda de um Advogado competente.



    Colocado por: AlexaJo valor de 47,56 Euros é já o valor da renda actualizada em 2012, com a ajuda de advogado



    Colocado por: AlexaJE o valor da renda foi então actualizado para 47,56 Euros. Sim...porque o valor da renda ainda era inferior a a 47,56 Euros !

    Estas duas últimas afirmações não batem com o primeiro comentário.
    Com a lei em vigor, e com um RABC de 2.461 euros, é IMPOSSÍVEL passar uma renda antiga para mais de 20,51 euros.

    Há aqui alguma coisa mal contada, pelo menos em termos de números que avançou aqui.

    No geral, esta é uma situação bastante verosímil, mas estes valores exactamente assim, são impossíveis.

    Pode acontecer que a renda anterior já fosse de quarenta e poucos euros e depois tenham feito uma actualização com base na inflação dos últimos 3 anos e ter aumentado, por esta forma, um ou dois euros.

    Mas se a renda antiga, com a aplicação da lei "Cristas" , neste caso, com o RABC que indicou, passava para mais de 20,51 euros, NÃO era POSSÍVEL. A renda não poderia ultrapassar os 10% do RABC (para este nível de rendimento).
  10.  # 31

    Colocado por: rjmsilvaBasta lá ir dormir uma noite a cada 11 meses. E você é que tem que fazer prova que não vai lá há mais de um ano.

    Já agora qual é a lei que dispõe isso?



    Artigo 1072.º do CC
    Uso efetivo do locado
    1 - O arrendatário deve usar efectivamente a coisa para o fim contratado, não deixando de a utilizar por mais de um ano.
    2 - O não uso pelo arrendatário é lícito:
    a) Em caso de força maior ou de doença;
    b) Se a ausência, não perdurando há mais de dois anos, for devida ao cumprimento de deveres militares ou profissionais do próprio, do cônjuge ou de quem viva com o arrendatário em união de facto;
    c) Se a utilização for mantida por quem, tendo direito a usar o locado, o fizesse há mais de um ano.
    d) Se a ausência se dever à prestação de apoios continuados a pessoas com deficiência com grau de incapacidade superior a 60 /prct., incluindo a familiares.


    (já agora aproveito para referir que o RABC é Rendimento Anual Bruto Corrigido da arrendatária: o rendimento anual serão os 2461.20 e o mensal ... 205.1 euros - o que justifica a renda (legalmente) aplicada).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, m.aur.eira
  11.  # 32

    Colocado por: m.aur.eira

    olhe, eu lamento a situação do seu pai e da sua preocupação em pagar as despesas. envelhecer, é algo inevitável...

    mas, há quantos anos está a senhora a viver no apartamento? em que estado está o apartamento? acha que se conseguisse terminar o contracto com ela e arranjar um novo inquilino a casa está em condições para aumentar a renda ou terá que fazer obras? não lhe ficará ainda mais caro?

    e mais uma coisa: se o meu senhorio tivesse a indecência de me pedir relatórios ou altas medicas, eu teria todo o gosto de ser culpada por insultos.
    Concordam com este comentário:MdeW


    como é possível pensarem logo nisso? estado do apartamento? este pensamento típico, enfim...

    comentei com uma pessoa e o primeiro comentário dela foi esse, ah a casa pode ser muito má, se for como X justifica-se

    não, não se justifica, são 40€ por amor de deus

    que país de treta em que vivemos, por estas pagam os outros, enquanto uns pagam 40€ outros tem de pagar, 400, 500, 600, etc ...

    claro que ninguém no seu perfeito juízo vai arrendar barato face à enorme burocracia que existe e aos impostos que tem de pagar

    os que pagam 40€ até se dão ao luxo de não usar, veja-se bem, não é que me admire... agora quem é jovem é que se f***
  12.  # 33

    Colocado por: jg231

    como é possível pensarem logo nisso? estado do apartamento? este pensamento típico, enfim...

    comentei com uma pessoa e o primeiro comentário dela foi esse, ah a casa pode ser muito má, se for como X justifica-se

    não, não se justifica, são 40€ por amor de deus

    que país de treta em que vivemos, por estas pagam os outros, enquanto uns pagam 40€ outros tem de pagar, 400, 500, 600, etc ...

    claro que ninguém no seu perfeito juízo vai arrendar barato face à enorme burocracia que existe e aos impostos que tem de pagar

    os que pagam 40€ até se dão ao luxo de não usar, veja-se bem, não é que me admire... agora quem é jovem é que se f***


    por amor de Deus diria eu, se me apetecesse!... e não, não são 40€, são 47,56€. a filha da inquilina reclamou que o estuque está a cair... acha que está em bom estado? acha que alguém se submete a ir viver num sítio desses e a pagar mais do que isso?...
    é muito giro quererem aumentar as rendas, mas garantir condições de habitabilidade, está quieto! e isto não é típico de muitos senhorios, também?
    se não gostam do país onde vivem, até me custa dizer, mas mudem-se! olhem que não vos faz bem à pele estarem-se sempre a queixar! quem está farta de pensamentos típicos sou eu! pensam que lá porque têm casas para alugar, os inquilinos se têm de sujeitar a tudo? há 50 anos atrás, ou mais, decidem por casas a alugar, ou herdam a situação dos pais, mas passam-se 10, 20, 30, 40, 50 anos e não mexem uma palha para fazer melhorias às casas! isto é decente? é o governo que devia fazer obras nas casas, quer ver?... porque afinal, pagam taaaantos impostos!
    e os inquilinos que habitam essas casas e que não os podem despejar, não são jovens, são idosos que precisam de protecção, sim! não me diga que eles não gostariam de estar a viver num sítio melhor... o problema é que não podem. e depois há casos como esta inquilina, que até tem filhos que se preocupam com ela e com que está no seu direito de passar o tempo! afinal, continua a pagar a renda. está por provar se passa sem lá ir ilicitamente, como diz a tal lei.
    está difícil para todos, mas quem é jovem tem muito mais possibilidades de encontrar casa do que idosos com mais de 80 anos. e acha que os jovens se sujeitam a casas com estuque a cair sem reclamar com os senhorios?... olhe que duvido.

    passem bem.
  13.  # 34

    m.aur.eira

    tenha calma, cada caso é um caso e é dificil opinar consoante os casos de que lado está a razão, tem muitas variáveis, é um assunto que não é preto e branco.
    Concordam com este comentário: BrunoFranco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  14.  # 35

    E o estado que tem que garantir casa , não são os senhorios privados mauzoes
  15.  # 36

    Colocado por: marco1m.aur.eira

    tenha calma, cada caso é um caso e é dificil opinar consoante os casos de que lado está a razão, tem muitas variáveis, é um assunto que não é preto e branco.


    pois é Marco, cada caso é um caso e há sempre, pelo menos duas verdades. e cada vez que uma das partes apresenta um facto, há outra perspectiva que se abre. mas perante o que li neste tópico e ao que o jg231 disse, não consigo ficar calada... contraponham! há bons senhorios, há maus senhorios, bons inquilinos e maus inquilinos, e todas as zonas cinzentas pelo meio, até aqueles em que apenas uma sua acção abala toda a legitimidade que pudessem ter.
    estava a falar deste caso, perante o que foi apresentado e fiz perguntas no primeiro comentário, não fiz afirmações!

    o que propõem, então para melhorar a situação? em vez de estarem constantemente a denegrir, a insultar até, o país, apresentem alternativas... há assembleias municipais e associações e outras entidades onde o podem fazer. o que é típico, é estarem-se sempre a queixar... e não fazerem nada a não ser reclamar. é que não se pode culpar apenas a direita ou a esquerda quando isto é uma situação que se arrasta há muitas décadas e cada vez que se altera alguma coisa, há sempre respostas de mercado que tornam as decisões tomadas contraproducentes. a direita liberaliza, a esquerda protege os inquilinos, é a tendência. para além de se ter de atender às conjunturas que levaram a tais medidas. isto, muto demagogicamente falando o que até a mim própria já me está a enjoar... e não é a minha área.
    mas vejo as transformações que as várias medidas trouxeram, nomeadamente a tal lei Cristas, que expulsou muitos e muitos moradores de gerações que eram a alma das cidades, em favor da criação de hostels ou apartamentos com rendas inacessíveis a esses mesmos moradores.

    e depois há casos destes, em particular, onde há os filhos de idosos em ambas as partes a lutar pelos seus "direitos", que se esquecem ou não sabem da história toda, porque nem eram nascidos. eu também não sei a história toda, nem esta , nem a política! agora exigir relatórios médicos? senhorios a querem saber da vida privada dos inquilinos? é mesmo assim que se faz? faz-me pegar no chicote! ;)
  16.  # 37

    Ouça, não venho de uma família com posses, mas ao contrário de pessoas como você a única coisa que quero é que o estado me deixe em paz e me deixe trabalhar.

    Desconto mensalmente a 12 meses, sim porque trabalho 12 meses e não 14, não me venham com tretas de subsídio de férias e natal, mais de 1000€ para SS entre desconto no salário e a TSU que a empresa paga por trás. Nem vou meter cá o IRS. A minha renda é altíssima, muito por culpa dos 28% que o estado leva. A electricidade, gás, etc é tudo caríssimo. Combustível nem vale a pena comentar 60% ou mais de impostos.

    Que futuro tenho eu e as pessoas da minha idade? Acha mesmo que vou chegar aos 80 anos? E mesmo que chegue aí é que vou gozar a minha "reforma"?

    Acha mesma que estas políticas fazem bem? Não percebe que só asfixia o país? Acha que fazer críticas constructivas é insultar?

    Não costumo entrar em política mas se acha que a direita liberaliza anda a ver muita TV... também me vai dizer que a culpa é do Passos, há com cada um...

    Relativamente ao cerne da questão, a casa não é da idosa. Ponto final. Nem sei como isto tem discussão. Tivesse trabalhado no seu tempo.
  17.  # 38

    Colocado por: m.aur.eira

    pois é Marco, cada caso é um caso e há sempre, pelo menos duas verdades. e cada vez que uma das partes apresenta um facto, há outra perspectiva que se abre. mas perante o que li neste tópico e ao que o jg231 disse, não consigo ficar calada... contraponham! há bons senhorios, há maus senhorios, bons inquilinos e maus inquilinos, e todas as zonas cinzentas pelo meio, até aqueles em que apenas uma sua acção abala toda a legitimidade que pudessem ter.
    estava a falar deste caso, perante o que foi apresentado e fiz perguntas no primeiro comentário, não fiz afirmações!

    o que propõem, então para melhorar a situação? em vez de estarem constantemente a denegrir, a insultar até, o país, apresentem alternativas... há assembleias municipais e associações e outras entidades onde o podem fazer. o que é típico, é estarem-se sempre a queixar... e não fazerem nada a não ser reclamar. é que não se pode culpar apenas a direita ou a esquerda quando isto é uma situação que se arrasta há muitas décadas e cada vez que se altera alguma coisa, há sempre respostas de mercado que tornam as decisões tomadas contraproducentes. a direita liberaliza, a esquerda protege os inquilinos, é a tendência. para além de se ter de atender às conjunturas que levaram a tais medidas. isto, muto demagogicamente falando o que até a mim própria já me está a enjoar... e não é a minha área.
    mas vejo as transformações que as várias medidas trouxeram, nomeadamente a tal lei Cristas, que expulsou muitos e muitos moradores de gerações que eram a alma das cidades, em favor da criação de hostels ou apartamentos com rendas inacessíveis a esses mesmos moradores.

    e depois há casos destes, em particular, onde há os filhos de idosos em ambas as partes a lutar pelos seus "direitos", que se esquecem ou não sabem da história toda, porque nem eram nascidos. eu também não sei a história toda, nem esta , nem a política! agora exigir relatórios médicos? senhorios a querem saber da vida privada dos inquilinos? é mesmo assim que se faz? faz-me pegar no chicote! ;)


    Enfim, a lei cristas é a culpada do que aconteceu. A lei cristas apenas veio permitir uma transição, mas nunca expulsar velhos incapacitados de pagar a renda. Tenho dois contratos desses em gestão e nem com lei cristas me safei. Rendas que deviam ser de 700-800€ a serem pagas por 60-80€. Isto é um assalto à propriedade privada.

    Se os velhinhos não tem dinheiro, há que começar a recorrer ao estado e não aos privados, estes já pagam um batucada forte de impostos para ajudar os mais necessitados (ou não?!)
  18.  # 39

    Colocado por: jg231Tivesse trabalhado no seu tempo


    A renda é que devo ter sido actualizada ao longo dos anos!
  19.  # 40

    Colocado por: m.aur.eirase submete a ir viver num sítio desses e a pagar mais do que isso?...
    Mas pelo que percebo o imovel arrendado só chegou a esse estado devido à renda que a senhora paga. Ora se você arrendasse um apartamento e só lhe pagassem 48 euros de renda, ia investir dinheiro nele? Eu só investiria se a isso fosse orbigado, caso contrario preferia deixar degradar para ver se a pessoa saia.
    Compadeço-me com quem não tem a possibilidade de pagar mais, mas a esses casos deve o estado dar resposta e não os senhorios.
 
0.0286 seg. NEW