Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Precisava de uma opinião relativamente a um problema e à sua potencial resolução.
    Construí uma moradia há cerca de 3 anos, e na altura optei por colocar parede dupla. A moradia tem vindo a fissurar no exterior, e inclusive (pelo menos) uma das fissuras está a conduzir água para o interior da moradia. Acabei por raspar essa fissura até ao tijolo para a corrigir com cimento cola, e nesse processo descobri que infelizmente o revestimento exterior tem pouca concentração de cimento, e os 3 cm de massa que tem por cima do tijolo são muito fracos. Parecem só areia, com um jato de água arrancaria facilmente todo o revestimento. Olho agora para toda a superfície exterior e vejo pela casa umas 20 fissuras de tamanho assinalável que provavelmente estão também a meter humidade para o interior, e fico sem saber o que lhes faça. Vale a pena continuar a corrigir as fissuras, considerando a má qualidade geral do revestimento? Ou irá sempre fissurar e seria preferível corrigir o problema estruturalmente? E, se assim for, será a colocação de capoto uma boa opção? Ou um reforço de tinta acrílica ajudaria?
    A colocar capoto, existe a possibilidade de colocar só rede e a resina, não colocando o isolamento (que já está na parede dupla)?

    Como vêem, as dúvidas são muitas. Quaisquer opiniões que me ajudem a tomar uma decisão serão bem-vindas.
  2.  # 2

    E garantia da obra visto que é de 5 anos..?

    Sem as fendas estabilizarem não adianta muito.. isso deve ter alguma causa estrutural pois vai tapar fendas hoje e daqui a 1 ano ter mais meia dúzia

    Não é normal obras novas racharem todas ao ponto de entrar água
  3.  # 3

    Colocado por: surfaratendenciaConstruí uma moradia há cerca de 3 anos

    Então está na garantia, o empreiteiro que resolva.
    Concordam com este comentário: callinas
  4.  # 4

    Colocado por: Picareta
    Então está na garantia, o empreiteiro que resolva.


    Cansei-me de ir por aí. Passados meses de reclamações sobre defeitos de obra, e cartas registadas, vieram cá e colocaram cola e veda. Passados 2 meses estava igual. Só indo para tribunal, e se o arranjo custar menos de 2000€ prefiro não me chatear
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoE garantia da obra visto que é de 5 anos..?

    Sem as fendas estabilizarem não adianta muito.. isso deve ter alguma causa estrutural pois vai tapar fendas hoje e daqui a 1 ano ter mais meia dúzia

    Não é normal obras novas racharem todas ao ponto de entrar água


    Naquele ponto em concreto acho que foi "azar". Calhou numa junta ao pé da janela, por cima de um respiradouro do wc, e a água deve estar a atravessar por cima ou à volta desse tubo
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoE garantia da obra visto que é de 5 anos..?


    Colocado por: PicaretaEntão está na garantia, o empreiteiro que resolva.


    Que mania de continuarem a enganar as pessoas com essa coisa da garantia.
    As garantias é exatamente como a lagartixa loch ness. Ai e tal existe sim senhora, não sei quem até já viu uma vez.
    Pois tá bém abelha ...
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    1. Que mania de continuarem a enganar as pessoas com essa coisa da garantia.
      As garantias é exatamente como a lagartixa loch ness. Ai e tal existe sim senhora, não sei quem até já viu uma vez.
      Pois tá bém abelha ...

    Não tenho culpa que o Sr. José ande com más companhias.
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaNão tenho culpa que o Sr. José ande com más companhias.

    Lá por o amigo ser totó, não quer dizer que todos os empreiteiros sejam ...
  9.  # 9

    Independentemente de quem resolve o problema, acham que faz sentido meter capoto por cima?
    Ou mais vale reparar as fissuras que estão lá agora, pintar, e esperar uns anos para a casa acabar de assentar antes de meter dinheiro em capoto?
  10.  # 10

    Reparação pontual de fissuras é barato.

    Barramento com sistema capoto uns 25eur e sistema completo uns 35eur
  11.  # 11

    Colocado por: surfaratendenciaIndependentemente de quem resolve o problema, acham que faz sentido meter capoto por cima?
    Ou mais vale reparar as fissuras que estão lá agora, pintar, e esperar uns anos para a casa acabar de assentar antes de meter dinheiro em capoto?


    Irá depender do tipo de fissuras.
    O capoto não é um garante de que as fissuras não possam aparecer novamente, como disse, tem tudo a ver com o tipo de fissuras que se estejam a notar.

    Em termos de "solução" - parede dupla + capoto - obviamente que não trará mal ao mundo, pois na grande maioria das solicitações de capoto em moradias existentes, com mais de 10 anos, praticamente todas elas são com parede dupla.

    Consegue colocar fotos?
    • alam_
    • 27 dezembro 2020 editado

     # 12

    Se está na garantia quem devia resolver o problema é o empreiteiro.
    Se enviou carta há menos de um ano, em certos concelhos há protocolos entre o município e a deco que disponibiliza advogado gratuitamente para levar os assuntos aos julgados de paz..

    Eu tive problemas, comuniquei por telefone. Como o empreiteiro adiava constantemente a resolução, felizmente bastou carta registada com aviso receção. Tudo resolvido. as reparações que se pensava que era a volta de 500€, no final a brincadeira ficou a volta de 5000€..
  12.  # 13

    Colocado por: Atlas EurobuildIrá depender do tipo de fissuras.


    muito importante este ponto
  13.  # 14

    Algumas imagens
      8055489D-F641-443F-9104-067F3E9D9609.jpeg
      CF6B4597-C12E-4058-B5D6-EE0A1AA7CB7A.jpeg
  14.  # 15

    Cont
      17BE4979-1771-44E8-9888-971696FBD994.jpeg
      D08E7430-1971-4D27-B9B4-8C3B59FFBE51.jpeg
  15.  # 16

    Onde se vê branco é onde o empreiteiro andou a meter cola e veda e alguma tinta
  16.  # 17

    Colocado por: surfaratendenciaOnde se vê branco é onde o empreiteiro andou a meter cola e veda e alguma tinta


    à partida o ETICS tem elasticidade suficiente para não fissurar nessa situação, e quanto à pergunta inicial, ETICS por cima de parede dupla não terá qualquer problema, pena é ter de pagar por algo que é da responsabilidade do empreiteiro.
    Paredes duplas é dar problemas a trás de problemas, não sei porque ainda insistem em fazer esse sistema quando ainda se constroi tão mal.
  17.  # 18

    Colocado por: surfaratendenciaAlgumas imagens
      8055489D-F641-443F-9104-067F3E9D9609.jpeg
      CF6B4597-C12E-4058-B5D6-EE0A1AA7CB7A.jpeg


    Isto é um crime.
    Não sei como estas situações acontecem numa construção nova!
    Falta de gosto e “meia bola em força”!
    Creio que o ETICS resolverá o que pretende.
    Boa sorte e €€!
  18.  # 19

    platibandas executadas em pano de alvenaria, ao inves de ser em betão... é o que me parece.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  19.  # 20

    Se não tem queixas relativamente ao isolamento térmico eu optaria por fazer apenas o barramento armado com rede e adesivo e poderia complementar com um areado "normal" e pintura para fachada, ou então pelo barramento acrilico caracteristico dos sistemas ETICS.
    Esse tipo de fissuras são "normais" para o tipo de revestimento e pintura actual da casa.
 
0.0217 seg. NEW