Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou arquitecta, tenho o mestrado integrado em arquitectura terminado em 2012.
    O meu percurso profissional sempre foi um pouco estagnado, iniciei estágio numa empresa de onde saí em 2018, desde então não tenho exercido arquitectura.
    Surgiu-me a ideia de fazer uma pós-graduação em avaliação de imóveis, sendo que não tenho bases nem conhecimentos relativamente a economia e matérias do género.
    Gostaria de saber como é o mercado, se é fácil de entrar e começar a fazer avaliações por conta própria, trabalhar directamente com os bancos...
    Também gostava de saber se recomendam alguma instituição onde tirar uma boa pós-graduação para ficar apta a trabalhar.

    Desde já muito obrigada
  2.  # 2

    Veja aqui:
    https://www.cmvm.pt/pt/SDI/DossierDeRegisto/PAI/Pages/PAI.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
    •  
      rdc81
    • 28 dezembro 2020

     # 3

    Olá, Filipa.

    Sou avaliador de imóveis e vou dar-lhe a minha opinião.

    Primeiro: se pensar mesmo avançar, recomendo a ESAI, em Lisboa. É a única escola do país dedicada exclusivamente a cursos do sector imobiliário. O ISEG também tinha, há uns anos, um mestrado bom. Não sei se ainda têm.

    Para ser avaliadora do sector financeiro (bancos), tem de estar registada na CMVM. A taxa de registo actual são 1000€ (acho eu; confirme) e tem de pagar uma taxa anual de 300€ ou 600€ conforme o seu volume de avaliações. Tem também de ter um seguro de responsabilidade civil. Conseguir trabalho como perito externo é relativamente fácil, porque os valores praticados são muito baixos. Difícil é conseguir trabalho que seja pago condignamente. Na minha opinião, esta actividade só compensa se for feita quase a tempo inteiro, porque tem de conseguir fazer face aos custos. Trabalhar directamente com os bancos é raríssimo: quase sempre prestará serviços a uma empresa de avaliação intermediária.