Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou arquitecta, tenho o mestrado integrado em arquitectura terminado em 2012.
    O meu percurso profissional sempre foi um pouco estagnado, iniciei estágio numa empresa de onde saí em 2018, desde então não tenho exercido arquitectura.
    Surgiu-me a ideia de fazer uma pós-graduação em avaliação de imóveis, sendo que não tenho bases nem conhecimentos relativamente a economia e matérias do género.
    Gostaria de saber como é o mercado, se é fácil de entrar e começar a fazer avaliações por conta própria, trabalhar directamente com os bancos...
    Também gostava de saber se recomendam alguma instituição onde tirar uma boa pós-graduação para ficar apta a trabalhar.

    Desde já muito obrigada
  2.  # 2

    Veja aqui:
    https://www.cmvm.pt/pt/SDI/DossierDeRegisto/PAI/Pages/PAI.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
    •  
      rdc81
    • 28 dezembro 2020

     # 3

    Olá, Filipa.

    Sou avaliador de imóveis e vou dar-lhe a minha opinião.

    Primeiro: se pensar mesmo avançar, recomendo a ESAI, em Lisboa. É a única escola do país dedicada exclusivamente a cursos do sector imobiliário. O ISEG também tinha, há uns anos, um mestrado bom. Não sei se ainda têm.

    Para ser avaliadora do sector financeiro (bancos), tem de estar registada na CMVM. A taxa de registo actual são 1000€ (acho eu; confirme) e tem de pagar uma taxa anual de 300€ ou 600€ conforme o seu volume de avaliações. Tem também de ter um seguro de responsabilidade civil. Conseguir trabalho como perito externo é relativamente fácil, porque os valores praticados são muito baixos. Difícil é conseguir trabalho que seja pago condignamente. Na minha opinião, esta actividade só compensa se for feita quase a tempo inteiro, porque tem de conseguir fazer face aos custos. Trabalhar directamente com os bancos é raríssimo: quase sempre prestará serviços a uma empresa de avaliação intermediária.

    Pode também ser perita das finanças, o trabalho é mais fácil mas os valores são ainda menores.

    Também pode ser perita do tribunal da sua área de residência. Aqui os valores são justos, mas tem poucos trabalhos e demoram muito a pagar.

    Clientes particulares, advogados, solicitadores, também são boas fontes de trabalho.

    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief, filipa.asm
  3.  # 4

    Colocado por: rdc81Olá, Filipa.

    Sou avaliador de imóveis e vou dar-lhe a minha opinião.

    Primeiro: se pensar mesmo avançar, recomendo a ESAI, em Lisboa. É a única escola do país dedicada exclusivamente a cursos do sector imobiliário. O ISEG também tinha, há uns anos, um mestrado bom. Não sei se ainda têm.

    Para ser avaliadora do sector financeiro (bancos), tem de estar registada na CMVM. A taxa de registo actual são 1000€ (acho eu; confirme) e tem de pagar uma taxa anual de 300€ ou 600€ conforme o seu volume de avaliações. Tem também de ter um seguro de responsabilidade civil. Conseguir trabalho como perito externo é relativamente fácil, porque os valores praticados são muito baixos. Difícil é conseguir trabalho que seja pago condignamente. Na minha opinião, esta actividade só compensa se for feita quase a tempo inteiro, porque tem de conseguir fazer face aos custos. Trabalhar directamente com os bancos é raríssimo: quase sempre prestará serviços a uma empresa de avaliação intermediária.

    Pode também ser perita das finanças, o trabalho é mais fácil mas os valores são ainda menores.

    Também pode ser perita do tribunal da sua área de residência. Aqui os valores são justos, mas tem poucos trabalhos e demoram muito a pagar.

    Clientes particulares, advogados, solicitadores, também são boas fontes de trabalho.

    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipa.asm


    Obrigada pela sua explicação.
    Tenho algumas duvidas quando diz:
    1-"Conseguir trabalho como perito externo é relativamente fácil," isto seria exactamente o quê?
    2-"quase sempre prestará serviços a uma empresa de avaliação intermediária." Que empresas são essas?
  4.  # 5

    Colocado por: filipa.asmsto seria exactamente o quê?

    Ser um recurso externo por parte de alguma empresa de avaliçãoes imobiliárias... ( colaborador externo = recibos verdes)

    Colocado por: filipa.asmQue empresas são essas?

    é pesquisar...
    no GOOGLE " avaliação de imóveis".
    que me lembre agora, tem a tERRAVAL, a Luso-Roux...

    Mas aviso-a já, nestes moldes, é um mercado que trabalha-se muito, exige-se muito (prazos, de um lado para o outro, etc) e ganha-se pouco...
    •  
      rdc81
    • 28 dezembro 2020

     # 6

    Antigamente, os bancos tinham peritos avaliadores próprios, mas hoje já não é assim. Agora, os bancos contratam empresas de avaliação que têm uma carteira de peritos própria com cobertura nacional. Os peritos nessas circunstâncias são peritos externos (não são colaboradores mas sim prestadores de serviços). Pode trabalhar para várias empresas em simultâneo.

    Como os valores praticados por algumas destas empresas são baixos e a rotatividade é grande, há abertura a novos peritos. Mais difícil é conseguir com as que pagam melhor. Essas são poucas.

    Ha alguns bancos que ainda têm alguns peritos próprios, mas é algo muito raro. Por isso disse que, para avaliações bancárias, terá quase sempre uma empresa de avaliação pelo meio.
    •  
      rdc81
    • 28 dezembro 2020

     # 7

    O que diz o Pedro Barradas é verdade, os prazos são apertados e os valores são baixos. Mas nem todas as empresas são assim. Terá de pesquisar para encontrar as melhores.

    Tem a vantagem de ser dona do seu tempo.
  5.  # 8

    Colocado por: rdc81ESAI, em Lisboa

    Já vi o edifício uma vez, é em Chelas.
  6.  # 9

    Acho que faz falta no mercado, não só avaliações em termos financeiros de imóveis, mas sim avaliações que fossem para além do certificado energético.
    Uma avaliação da estrutura, das canalizações, da electricidade, dos isolamentos etc...para quem comprar saber o que tem de gastar para colocar a casa em condições ou até desistir.
    Concordam com este comentário: hangas, Pedro Barradas
  7.  # 10

    Maria, isso é a chamada "peritagem técnica", ou mais comercialmente, designado "Diagnostico imobiliário".

    è um trabalho muito mais especializado, que carece de experiencia no terreno e conhecimentos técnicos alargados... Ajuda ter equipamentos de diagnóstico, mas antes do mais, é saber bem quais são as causas, quais são as patologias inerentes e saber propor medidas de mitigação.
    Concordam com este comentário: hangas, rdc81, fcla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
    • hangas
    • 28 dezembro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: MariaseveraAcho que faz falta no mercado, não só avaliações em termos financeiros de imóveis, mas sim avaliações que fossem para além do certificado energético.
    Uma avaliação da estrutura, das canalizações, da electricidade, dos isolamentos etc...para quem comprar saber o que tem de gastar para colocar a casa em condições ou até desistir.


    Concordo que isto devia ser mais comum. Agora se faz falta por haver escassez desse tipo de serviços, ou falta de procura, isso já e outra questão.

    Eu como potencial comprador estou disposto a pagar (uns 100/200 Eur?) a uma empresa/profissional que faça uma visita ao local e faça um relatório dos potenciais problemas, patologias, etc e um intervalo de avaliação, para servir de suporte à proposta de compra.

    E segundo me indicaram, até há membros aqui no fórum que fazem este tipo de serviços.

    Agora a questão é, existem clientes particulares interessados em numero suficiente, para que estas empresas trabalhem mais com particulares ou que haja mais empresas deste género?

    O mentalidade geral é fazer um filme para "poupar" meia duzia de euros, mesmo que isso lhe possa custar umas centenas mais à frente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  8.  # 12

    Colocado por: hangasEu como potencial comprador estou disposto a pagar (uns 100/200 Eur?)

    Esse valor deve dar para pagar a deslocação, e o resto!?... ;)
    Concordam com este comentário: rdc81
  9.  # 13

    Colocado por: hangasAgora a questão é, existem clientes particulares interessados em numero suficiente, para que estas empresas trabalhem mais com particulares ou que haja mais empresas deste género?

    O mentalidade geral é fazer um filme para "poupar" meia duzia de euros, mesmo que isso lhe possa custar umas centenas mais à frente!

    Principalmente estrangeiros.
    •  
      rdc81
    • 28 dezembro 2020

     # 14

    100/200 euros por esse serviço?! Nem a avaliação paga.

    Esse serviço é muito comum noutros países. Em Portugal, claro que ninguém está disposto a pagar por isso.

    Mas para além do conhecimento técnico profundo em mecânica estrutural e técnicas de construção, tem de ter equipamento para fazer ensaios. É um investimento caro. Porém, não tenho dúvidas de que, no futuro, terá muita procura. Não estranharia que, um dia, fosse mesmo obrigatório.
  10.  # 15

    Quem devia pagar era o vendedor da casa.
    Hoje em dia é corrente os certificados energéticos serem copy-paste de outros.
    Não vejo utilidade nenhuma nesse documento a não ser que fosse feito de forma mais profunda e abrangente.
  11.  # 16

    O CE, é somente um documento de caracterização do imovel do ponto de vista da eficiencia energética, por forma a ter uma "etiqueta energética".. Tem uma área destinada á proposta de melhorias... mas que pronto é muito falacisos.. aliás tudo o que está por detrás do documento é extremamente falacioso ( estou a referir-me ás formulas e ao suposto gasto/ poupança que as mesmas induzem)
  12.  # 17

    Colocado por: rdc81100/200 euros por esse serviço?! Nem a avaliação paga.


    Nos moldes actuais talvez não. Isto é daquelas coisas que com escala e com processos bem desenhados pode reduzir/diluir bastante os custos.

    Eu referi o preço que como cliente estou disposto a pagar sem pensar muito se vale a pena, e também com base nos preços que vejo praticados no UK para este tipo de serviços. O intervalo que tenho visto é 150-300£. 200€ parece-me um valor razoável para Portugal.
    •  
      rdc81
    • 28 dezembro 2020

     # 18

    Colocado por: Pedro Barradasaliás tudo o que está por detrás do documento é extremamente falacioso ( estou a referir-me ás formulas e ao suposto gasto/ poupança que as mesmas induzem)


    Pode dar detalhes e/ou exemplos que conheça?
  13.  # 19

    Colocado por: rdc81Pode dar detalhes e/ou exemplos que conheça?

    As poupanças energeticas não são verdadeiras. pois as pessoas, na vida real, não usam as temperaturas de conforto usadas nas formulas.
    depois não entra com a questão da gestão dos ganhos/ perdas solares com a gestão dos ensombramentos.. com a abertura dos vãos, no periodo nocturno para efectuar o arrefecimento nocturo da casa...
    Até com a abertura de vãos durante o dia. etc...

    Ou seja, a teoria não acompanha os hábitos de necessidades energéticas com climatização. Acho-os pouco realistas. Aliás são modelos importados de paises nórdicos..
    ...muito genericamente... é isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rdc81
  14.  # 20

    Obrigada a todos pelas vossas dicas e experiências.
    A ideia seria trabalhar a tempo inteiro, sabem-me dizer em média os valores pagos no caso de trabalhar para uma empresa a recibos verdes?
 
0.0218 seg. NEW