Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Vivo num apartamento arrendado e o forno da casa avariou, ao ligar deita a luz abaixo.
    Perguntei a senhoria se iria chamar alguem e a resposta foi: " os arranjos em electrodomésticos cabem ao inquilino que terá que os deixar no fim do contrato em perfeito funcionamento."

Podem-me confirmar quem deve arranjar?
    Ao início até ia ver a ficha a ver se tava queimada, mas vi que nem tomada tem...o forno esta ligado numa ligação com fios sem ficha, o que até é perigoso.

Não concordo ter de pagar para verem isso
    • NLuz
    • 27 dezembro 2020

# 2

Entrou para a casa com eletrodomésticos novos em folha ?
  2.  # 3

Colocado por: Joana&silvaPodem-me confirmar quem deve arranjar?

Primeiro que tudo depende do que está no contrato. No entanto na minha opinião, se a causa da avaria não for mau uso e se o eletrodoméstico já tiver alguns anos não faz o mínimo sentido o inquilino ter que reparar ou pagar por um novo.

Enquanto arrendei casa o esquentador avariou um ano e meio depois de eu lá estar, um esquentador com 15 anos. O senhorio disse que a responsabilidade era minha, mas bati o pé que não ia pagar a reparação de algo com 15 anos, ainda por cima um equipamento "passivo" que não era mexido por mim no dia a dia, com a agravante que estava a poucos meses de me mudar para habitação própria.

Depois de alguma "discussão" ao telefone, deixei bem claro que todos os electrodomésticos embutidos já apresentavam sinais de idade. O frigorífico que já não refrigerava tanto como devia, o congelador que mesmo com pouca coisa criava gelo ao ponto das gavetas não abrirem, ou o forno que demorava mais de 2 horas a fazer uma lasanha...perguntei-lhe se por acaso estava à espera que lhe fosse reparar ou trocar os eletrodomésticos todos da cozinha se dessem o berro nas minhas mãos.

Foi preciso bater o pé mas no dia a seguir tinha o técnico em casa. Com reparações pequenas nunca o chateámos, informavamos simplesmente que x tinha avariado e íamos reparar. Chegámos a trocar o mecanismo do autoclismo, uma torneira, o sifão do lava loiça, etc. É preciso haver bom senso dos dois lados.
  3.  # 4

Senão avariou por mau uso e no contrato não diz nada acerca disso o senhorio terá que tratar disso com urgência
    •  
      GMCQ
    • 27 dezembro 2020 editado

# 5

Eu numa casa que tive arrendada passou-se algo semelhante, o forno deixou de funcionar como deve ser, a placa q era a gás tb deixou de funcionar corretamente mesmo depois da reparação.

Os inquilinos também se queixaram da situação, e passado uns dias troquei a placa por uma vitroceramica, o forno por um elétrico, e ainda troquei tb o exaustor!! Claro que apartir daí qq responsabilidade iria ser imputada a eles.

Mas cerca de 2 meses depois vendi a casa e fiquei a pensar no assunto 😅. No fundo quem beneficiou com essa troca foi a nova proprietária. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcs93
    • size
    • 27 dezembro 2020

# 6

O arrendamento de um apartamento mobilado e/ou equipado presume-se locação unitária. Ou seja; envolve as paredes e os equipamentos.

Em caso de avaria ou desgaste de qualquer uma das componentes, recai sobre o senhorio a responsabilidade de reparar.

Só não será assim, caso tenha ocorrido negligência de utilização do inquilino.

Pergunte ao seu senhorio, qual a norma legal em que se baseia para lhe imputar a reparação das normais avarias.
    Se o reboco de um tecto, ou o revestimento de uma parede de azulejos cair, ou outra coisa qualquer, não é o inquilino que tem que repor.
  4.  # 7

Obrigada a todos, aluguei com equipamentos ja usados. E sendo que a ligação na parede nem ficha tem, a responsabilidade não é minha

0.0114 seg. NEW