Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.
    Estamos no processo de aquisição de apartamento e fomos questionados sobre que tipo de chão pretendemos para a cozinha e sala. Trata-se de um espaço open space.

    Eu prefiro cerâmica em tudo o que envolva água. Já tivemos alguns acidentes com água no apartamento actual. Um que ocorreu por duas vezes deu-se na caixa de visita de águas ou colector no chão da cozinha, que ficou completamente obstruído com o tempo. As águas das máquinas de lavar subiram pela tubagem e foram regurgitadas. Se o chão não fosse cerâmico tínhamos dois belos prejuízos. Outra situação ocorreu com uma panela de água.

    O construtor falou-nos nos flutuantes em PVC. Mas e o que acontece à água se entrar por baixo do flutuante de PVC? Quando é que seca?

    Agora a outra questão: num espaço open space, mesmo com chão cerâmico, como é que evito que água passe da área da cozinha para o flutuante da sala ao mesmo nível? Há algum tipo de junta com essa função?

    Obg a todos.
  2.  # 2

    Em caso de inundações? Dificilmente, mas pode optar por instalar um ralo de pavimento.
    E instalei nos WC, cozinha Open space e lavandaria.
    Se a inundação for grande, duvido que não se preocupa pague aos compartimentos contíguos.
    Coloquei na lavandaria, pois na antiga casa a máquina roupa tinha tendência a perder água.
    Na nova casa, a máquina nunca mais perdeu água mas o ralo de pavimento já foi útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAPLopes
  3.  # 3

    hmmm, criar um ralo linear oculto e isto por baixo?...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAPLopes
  4.  # 4

    Um ralo de pavimento... É uma ideia. E se conseguir convencer o construtor a fazer o chão com um pequeno desnível para um determinado canto da cozinha...

    É algo apropriado para estas situações? Ou melhor, é à prova de maus cheiros?
  5.  # 5

    LOL...ralos de pavimento nas cozinhas!!!
    Não se esqueça da sala e dos quartos....para o caso dos ralos dos WC e cozinha entupirem.
  6.  # 6

    segundo este livro, pág. 37, até é aconselhável que as cozinhas fiquem 1cm abaixo das restantes divisões.
    o desnível também poderia ser uma ideia, mas eu preferiria o degrauzinho e ter o chão plano.

    posso-lhe dizer que há uns anos colocámos pavimento cerâmico na cozinha e corredor, mas deixámos um salão com o que estava. ficou o tal degrauzinho de 1cm. recentemente tivemos um incêndio e esse degrau salvou-nos de ainda mais trabalhos, pois reteve a água dos bombeiros nesse espaço.
    e não incomoda nada, não tropeçamos nele, é imperceptível, mesmo com alguém que tem dificuldades de marcha. estecticamente não é o mais belo, mas resulta.
  7.  # 7

    E porque tem que colocar sifoes?? Sendo uma casa openspace, se tiver espaço exterior manda tudo direitamente para fora


    Pode também colocar sensores de inundação e uma eletrovalvula no contador de água cá fora
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaLOL...ralos de pavimento nas cozinhas!!!
    Não se esqueça da sala e dos quartos....para o caso dos ralos dos WC e cozinha entupirem.


    atão?! é uma solução para o problema! se for uma coisa bem feita, fica bonito e funcional. vai dizer que acidentes não acontecem e que não vale a pena?... hmmm, olhe que vale! ;)
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaLOL...ralos de pavimento nas cozinhas!!!
    Não se esqueça da sala e dos quartos....para o caso dos ralos dos WC e cozinha entupirem.

    Da jeito quando avaria a máquina lavar ou o frigorífico.
    O ralo não fica á vista mas a 60 cm da parede. Numa lavandaria , idem, pode ficar por baixo máquina lavar roupa.
  10.  # 10

    Na lavandaria meti também, mas no open space acho estranho, ou fica debaixo dos móveis e essa zona é mais baixa, ou tem que se fazer desnível o que visualmente deve ficar muito estranho, tendo em conta que um open space deve ter pelo menos uns 8metros de comprido (isto na minha cabeça)
  11.  # 11

    O ralo fica por baixo dos móveis da máquina lavar louça ou pia lava louça. Se houver uma fuga será nesta zona
  12.  # 12

    Em primeiro lugar, eu colocaria um piso cerâmico por toda a area. Quanto a inundações, a meu ver o importante é certificar-se que o saneamento e a canalização sejam feitas em condições e 90% do problema fica solucionado. Um area open space pode bem suportar uns litros de água e serem absorvidos e secos com uma simples esfregona. Considero isso um não problema.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Por experiencia propria, tive uma "inundação" de uns 5L de agua que a gata entornou ao virar a fonte em cima de flutuante PVC.

    Estava a trabalhar e deste que recebi a notificação do incidente demorei uns 40min a chegar a casa.
    A agua estava toda à superfície e foi so limpar com esfregona. Não houve qualquer estrago ou empolamento. Fiquei surpreendido por aqui ser bastante estanque.

    Mas neste apartamento, o WC também tinha flutuante PVC, zero de cerâmicas (que eu por sinal detesto)
  14.  # 14

    Entre ceramicas e flutuante eu prefiro ceramicas, mas ceramicas assumidas (terracota) e não a imitar outros produtos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    Colocado por: callinasmas pode optar por instalar um ralo de pavimento.

    É muito comum no Brasil
  16.  # 16

    Colocado por: PalhavaÉ muito comum no Brasil

    sim, mas lá estão habituados a lavar o chão à mangueirada ;)

    PS: estou a falar a sério!!! obviamente que não podemos generalizar.
  17.  # 17

    eu acho que há diferentes motivos para instalar um ralo.
    pode ser para lavar à mangueirada, coisa que assumo que faço num salão (que não tem ralo, vai pela porta fora) quando é necessário e nas casas de banho quando me apetece lavar as paredes... na cozinha, penso que há muitos anos usámos esta técnica, mas foi uma trabalheira limpar a água a seguir e nunca mais fizemos... e não sou brasileira, sou bem orgulhosamente portuguesa ;)
    ou pode ser por precaução em caso de um cano rebentar. neste caso, a esfregona não chega... e se isso sossegar o DO, porque não? acho que o autor do tópico está a pensar em inundações que podem chegar ao tornozelo, evitável com um ralo.
 
0.0182 seg. NEW