Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho pedir a vossa ajuda para uma situação que reparei há uns dias e não sei se é normal.
    Tenho uma casa recente, e penso que até tem umas boas janelas, mas há uns dias (num dia bastante ventoso) reparei que sem haver movimentações em casa, por vezes o cortinado da porta que dá acesso à varanda abanava, junto ao chão. Fui analisar a zona e de facto pareceu-me que havia uma movimentação de ar naquela zona, com tudo fechado em casa, e pareceu-me vir da janela, mais propriamente da zona da dobradiça inferior. Abri a janela e vi que a minha suspeita talvez fizesse sentido, porque na zona da dobradiça a borracha fica por baixo desta, não fazendo talvez a vedação. Te outra borracha na parte de fora, mas não sei se será suficiente. Vejam na imagem as borrachas a que me refiro.

    O que gostava de saber é se isto é normal ou se houve esquecimento de colocar alguma coisa nesta zona, e se há alguma forma de melhorar. Eu acho mesmo que só acontece em dias de muito vento, de resto acho que não me posso queixar muito do isolamento, porque têm estado mínimas de 3º-5º e nessa mesma divisão, sem qualquer aquecimento ligado este ano a temperatura nunca baixou dos 20º...
      IMG_20201228_103542.jpg
  2.  # 2

    Isso não deveria de ser assim, dá sempre para corrigir se colocar uma tira de espuma por cima da dobradiça, mas não deixei também de reparar na forma como o aro foi aparafusado à parede, o parafuso foi colocado na diagonal?!?
  3.  # 3

    A que espuma se refere, o mesmo material que ficou por trás da dobradiça? O meu receio é colocar demasiado material aí, e então ficar bastante justo nessa zona mas criar folga em todo o restante aro da janela.
    Relativamente aos parafusos, também já tinha reparado que tenho alguns assim nas janela, não sei qual o motivo...
  4.  # 4

    espuma,.. daquela dos rolos da TESA... o que voce tem aí é uma borracha em EPDM.. diferente de espuma.
  5.  # 5

    Procure no Google por fita de calaftagem.
    Tipo isto.

    Quanto aos parafusos, o motivo chama-se falta de brio profissional...
  6.  # 6

    Obrigado a todos pelas respostas. Vou experimentar colocar a tal espuma em todas as janelas, em todas as dobradiças, já que nessas zonas como se vê pela imagem a dobradiça fica por cima da borracha.

    Mas na porta de acesso à varanda, que foi onde notei a entrada de ar, já vi que o maior problema é outro. Se olhar lateralmente vejo que a borracha está justa nas extremidades (em cima e em baixo), onde estão as dobradiças, mas no meio não. Só acontece nas portas, nas janelas não, talvez por a altura ser maior e faz uma ligeira curvatura a meio. Nessa zona até me parece que tem umas peças metálicas que ao fechar a porta deviam fazer força e ajustar a janela, mas talvez precisem de afinação... Só não percebo como afinar, ambas as peças parecem ter afinação em altura, mas não lateralmente...
      IMG_20201229_122349.jpg
 
0.0101 seg. NEW