Iniciar sessão ou registar-se
    • yapa
    • 28 dezembro 2020

     # 1

    Olá,

    No próximo ano irei começar a construir casa e estou a pensar instalar o seguinte:
    AQS - Bomba de calor
    Aquecimento central - Piso radiante + bomba de calor

    Adicionalmente estou a pensar em instalar 5-6 painéis fotovoltaicos para auto consumo.

    Tenho feito algumas pesquisas e muita gente (empresas) dizem que a melhor solução é instalar duas bombas de calor, uma para AQS e outra para o aquecimento central! É mesmo a melhor opção em termos de custo de instalação e de funcionamento?
    Muitas bombas de calor dizem que fazem as duas coisas! Qual é o "truque" para ser a melhor opção instalar duas bombas de calor?

    Area para aquecimento = 230m2 (45m2 tijoleira + 185m2 soalho flutuante)

    Obrigado
    Paulo
    • jcfcid
    • 28 dezembro 2020 editado

     # 2

    Colocado por: yapaOlá,

    No próximo ano irei começar a construir casa e estou a pensar instalar o seguinte:
    AQS - Bomba de calor
    Aquecimento central - Piso radiante + bomba de calor

    Adicionalmente estou a pensar em instalar 5-6 painéis fotovoltaicos para auto consumo.

    Tenho feito algumas pesquisas e muita gente (empresas) dizem que a melhor solução é instalar duas bombas de calor, uma para AQS e outra para o aquecimento central! É mesmo a melhor opção em termos de custo de instalação e de funcionamento?
    Muitas bombas de calor dizem que fazem as duas coisas! Qual é o "truque" para ser a melhor opção instalar duas bombas de calor?

    Area para aquecimento = 230m2 (45m2 tijoleira + 185m2 soalho flutuante)

    Obrigado
    Paulo


    Porque lhe aconselham a ter duas bombas de calor quando uma pode fazer as duas coisas?

    Certo que terá um depósito maior talvez, mas não vejo vantagem!

    Na minha vai ser uma com depósito de 500L para fazer as duas coisas!
    • yapa
    • 28 dezembro 2020

     # 3

    O que me dizem é que utilizando só uma, a bomba de calor vai dar sempre preferencia ao AQS em detrimento do aquecimento. Depois o valor de uma bomba de calor para as duas coisas (AQS + Aquecimento), fica mais ou menos no mesmo valor de duas bombas de calor em separado.
    As duvidas são:
    - Nos meses que não seja necessário aquecimento, o consumo de uma bomba de calor que faça as duas opções é o mesmo de uma bomba de calor que faça só AQS?
    - Nos meses em que seja necessário AQS e Aquecimento, o custo mensal de ter duas bombas é mais elevado que ter só uma bomba?

    Mas lá está, tenho duvidas em relação a isto.
  1.  # 4

    Colocado por: yapaO que me dizem é que utilizando só uma, a bomba de calor vai dar sempre preferencia ao AQS em detrimento do aquecimento. Depois o valor de uma bomba de calor para as duas coisas (AQS + Aquecimento), fica mais ou menos no mesmo valor de duas bombas de calor em separado.
    As duvidas são:
    - Nos meses que não seja necessário aquecimento, o consumo de uma bomba de calor que faça as duas opções é o mesmo de uma bomba de calor que faça só AQS?
    - Nos meses em que seja necessário AQS e Aquecimento, o custo mensal de ter duas bombas é mais elevado que ter só uma bomba?

    Mas lá está, tenho duvidas em relação a isto.


    Nessas suas dúvidas em concreto, não consigo ajudar, pois ainda não foi instalada.

    A minha faz AQS, aquecimento e arrefecimento, pelo que penso que compensa o valor que foi dado ela.

    Dps também já a questão do espaço. 2 bombas de calor ocupao muito mais espaço que uma só.

    Já aí aparece algum técnico e pode ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yapa
    •  
      GMCQ
    • 28 dezembro 2020

     # 5

    Vou acompanhar. Mas n sei até q ponto faz sentido usar uma para cada coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yapa
  2.  # 6

    Em termos de custos finais os valores andarão perto. (mais €500 menos €500).
    Vai encontrar comerciais e instaladores que lhe vão jurar a pés juntos que a melhor solução é uma BC dedicada a cada coisa, e vai encontrar quem lhe jure que o melhor é só uma BC.
    Pessoalmente, acho que uma BC (que faça somente climatização) que trabalhe cerca de 5 meses por ano e passe os outros 7 desligada só é bom para se estragar.
    Quanto às prioridades, é verdade que todas elas priorizam as AQS, mas mal será se nas duas, três ou quatro horas em que ela vai trabalhar para as AQS a sua casa baixar 3 ou 4 graus... Para evitar isso, pode programar para que a BC faça AQS nas horas em que menos necessita da casa (tão) quente. Com PRH não perde 10 graus de temperatura dentro de casa em 2 ou 3 horas...
    • yapa
    • 28 dezembro 2020

     # 7

    Obrigado pelas dicas.
    Em termos de gastos, consumos, a bomba de calor que faz as duas coisas gasta o "mesmo" que a bomba de calor só de AQS (nos meses que não necessite de aquecimento)? Ou esta bomba de calor que dá para as duas coisas têm um consumo de energia maior (a funcionar só AQS)?
  3.  # 8

    Colocado por: yapaObrigado pelas dicas.
    Em termos de gastos, consumos, a bomba de calor que faz as duas coisas gasta o "mesmo" que a bomba de calor só de AQS (nos meses que não necessite de aquecimento)? Ou esta bomba de calor que dá para as duas coisas têm um consumo de energia maior (a funcionar só AQS)?

    No seu caso nem terá de se preocupar com isso. Se pensa colocar painéis fotovoltaicos, nos meses quentes a BC vai trabalhar durante o dia a fazer AQS somente com o apoio destes.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yapa
  4.  # 9

    Colocado por: Paulo_Santosacho que uma BC (que faça somente climatização) que trabalhe cerca de 5 meses por ano e passe os outros 7 desligada só é bom para se estragar.
    esta tudo dito pois a esmagadora maioria das maquinas que têm problemas dispendiosos são maquinas que somente trabalham alguns meses ao ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, yapa
  5.  # 10

    A acompanhar
  6.  # 11

    Venho recuperar o tópico.
    Alguém tem novas opinião acerca deste assunto?
    Estou na dúvida qual das soluções seja mais benéfica.
    Como já foi aqui dito, a solução 2 bombas independentes fica mais em conta na aquisição, e quanto aos custos de utilização? O que acham? Verdade será que uma bomba apenas aqs precisa da mesma energia para aquecer a água nos meses de calor, no entanto demora talvez um pouco mais de tempo aquecer a mesma quantidade de água do que uma solução de apenas uma bomba de calor para aqs+radiante, pois terá uma potência menor. Terá mais a ver com os picos de consumo.
  7.  # 12

    Colocado por: pcorreia236demora talvez um pouco mais de tempo aquecer a mesma quantidade de água do que uma solução de apenas uma bomba de calor para aqs+radiante, pois terá uma potência menor
    a mista demora 45 a 60minutos, a outra demora 6 a 14 horas.
    Concordam com este comentário: nocas1
 
0.0170 seg. NEW