Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Estou em fase final de projeto de Arquitetura e apesar de saber que as contas não se fazem assim (tenciono fazer MQ e CE e tenho o valor indicativo dado pela Arquitetura), desde há muito anos que leio aqui como orientação, valores médios de 1.000,00€/m2 para habitação (850,00€ a 1.250,00€) e 500,00€ (450,00€ a 600,00€) para garagens e arrumos. + IVA...

    Antes do projeto ser enviado para a Câmara, gostaria de perceber, com o grau de incerteza que sei que este método acarreta, se está em sintonia com a minha carteira (e com aquilo que o Banco me pode colocar na carteira)

    Duas questões:
    - que valor m2 devo considerar para alpendres? (tenho 20 m2 numa zona exterior coberta, sem dificuldades em termos de execução + 18m2 de "palas" de 12 m de comprimento, por 1,50m para sombreamento).
    - a garagem, para 2 carros é no piso -1 e tem outra área sensivelmente igual para arrumos (bicicletas e tralhas). Posso considerar tudo ao valor de garagem, quer seja arrumos, quer seja garagem?

    Obrigado!
    Prf2021
  2.  # 2

    Se a garagem tiver armários, roupeiros etc.. considere o valor da casa.
    Se ainda não tem mq nem cê espero que tenha avisado o seu arquiteto do plafon que quer gastar e que o arquiteto tenha noção real do valor de mercado e não uma estimativa de 600eur/m2...

    E se for na zona de Braga encontra nos 800-900 se vier para o porto 1000-1100..

    Presumo que em Lisboa seja mais um bocadinho..

    E por exemplo as palas tem que fazer já.na estrutura, considere 200eur/m2 para estrutura e acabamentos..
    O alpendre não pode fazer numa 2a fase?

    Se nem fechou o projeto e já está a pensar nisso não é bom sinal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Prf2021
  3.  # 3

    Sendo garagem enterrada e incluindo escavações e provavewlmente toda uma parede periférica em betão armado e todo o trabalho de impermeabilizçaão e drenagem assciados, eu acrescentaria uns pós ao custo por m².
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Prf2021
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPorto
    E se for na zona de Braga encontra nos 800-900 se vier para o porto 1000-1100..

    Presumo que em Lisboa seja mais um bocadinho..

    e no algarve ainda mais uns trocos valentes..
    Concordam com este comentário: Prf2021
  5.  # 5

    Se colocar aqui a planta os alçados ou uns 3D, o pessoal certamente que terá todo o prazer em lhe estragar o final de ano.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RicardoPorto, ricardo.rodrigues
  6.  # 6

    .. se não for pelo orçamento, será pelas criticas ao projecto... ou talvez não ;)
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasou talvez não ;)

    Estamos no final do ano, o pessoal precisa de expurgar o resto dos demónios...
    :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Prf2021
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoSe nem fechou o projeto e já está a pensar nisso não é bom sinal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Prf2021



    Bom dia!

    Obrigado a todos pelos comentários!

    @RicardoPorto... obrigado pelos esclarecimentos... efetivamente, sempre associei valores de custo de alpendres à área da casa e tem toda a lógica associar à parte estrutural... estou sempre a aprender e isso é muito bom!

    Relativamente aos outros pontos:
    - A garagem vai ser só para guardar carros... nada de armários e afins, para isso vamos ter arrumos (e nem a Maria vai conseguir alterar esta pretensão... acho:)

    - O valor indicado pela Arquitetura está em consonância com o cálculo feito por este método (dá sensivelmente o mesmo valor), mas parto para esta aventura com a noção que decididamente vai derrapar algures. Tenciono munir-me de apoios externos (vulgo assessoria e fiscalização) tal como recomendado aqui no fórum para que as escorregadelas e consequentes tombos sejam o mais amortecidos possível.

    - Quanto aos preços variarem em termos de localização geográfica, já tinha mais os menos ideia das diferenças... nem Porto, nem Braga, nem Lisboa, nem Algarve, felizmente, por aquilo que leio!


    "Se nem fechou o projeto e já está a pensar nisso não é bom sinal." - Felizmente, feitas estas contas, está dentro da nossa taxa de esforço e com alguma folga. O fator €€s foi sempre dos que pensamos desde o início, porque os €€s não trazem felicidade, mas a falta deles pode trazer infelicidade. Não temos problemas em gastar, se for bem empregue e se tiver devido retorno (conforto, convívios, jantaradas, basicamente momentos felizes, para mim e para os meus, família e amigos). Pensar nisto prematuramente é simplesmente porque faz parte da minha personalidade:)
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaSendo garagem enterrada e incluindo escavações e provavewlmente toda uma parede periférica em betão armado e todo o trabalho de impermeabilizçaão e drenagem assciados, eu acrescentaria uns pós ao custo por m².
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Prf2021


    Vou ter isso em atenção... alguma estimativa de acréscimo de custo?
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaSe colocar aqui a planta os alçados ou uns 3D, o pessoal certamente que terá todo o prazer em lhe estragar o final de ano.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,RicardoPorto


    Conto ainda aproveitar a passagem de ano sem preocupações... por aquilo que leio, vai ser o último nos próximos anos!
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Estamos no final do ano, o pessoal precisa de expurgar o resto dos demónios...
    :)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Prf2021


    Para o efeito, aconselho a leitura atenta desta discussão, da qual certamente terá conhecimento:)
    https://forumdacasa.com/discussion/45755/1/rezas-mezinhas-e-outros-truques-para-gerir-a-sua-obra/

    Outra opção:
    Saw a book called "How to solve 50% of your problems". So, I bought two books...
    (Vi um livro com o título “Como resolver metade dos seus problemas”. Por isso, comprei dois!)
    O problema, foi quando cheguei a casa, a Maria ainda me insultou, porque efetivamente, podia ter comprado só 1 livro e lia 2 vezes...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 12

    :o)
 
0.0186 seg. NEW