Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estamos a ponderar adquirir um apartamento de tipologia T1+2, por um valor de 228 000.00€.
    O VPT é no entanto muito mais baixo - cerca de 100 000.00€ (pelo que me foi dito pela imobiliária, devido à tipologia inicial (T1) este valor é bastante baixo).
    Pelo que pesquisei, o facto do VPT ser baixo é um ponto positivo porque nos permite obter os 3 anos de isenção de IMI e posteriormente pagar um valor mais baixo de IMI... ou seja, vejo esta disparidades de valores como um ponto positivo. A minha dúvida é, estou a pensar bem? Ou há aqui alguma implicação que eu desconheça e que não esteja a ter em conta?
    O VPT pode entretanto ser reavaliado por iniciativa da AT? Trata-se de um duplex com 3 quartos e construído há cerca de 1 ano e meio...
    Obrigada desde já
  2.  # 2

    esse VPT nao quer dizer nada... aqui na minha zona existem moradias avaliadas pelas finanças em 125.000€ e o valor de mercado não é inferior a 300.000€ ou 400.000€

    vale o que vale....
  3.  # 3

    agora ser é um T1 como tem 3 quartos?

    fez uma ligação da habitação ao sotão, é isso? sendo assim, está ilegal.. e claro.. por isso o VPT ser tao baixo...
  4.  # 4

    e o que consta nas descrições da Conservatória e finanças?
    se precisar de crédito bancário acho que o banco pode colocar entraves ao empréstimo
  5.  # 5

    Colocado por: andreiapsalmeidaconstruído há cerca de 1 ano e meio...

    tão recente e com os papéis incorrectos?
  6.  # 6

    Colocado por: andreiapsalmeidaPelo que pesquisei, o facto do VPT ser baixo é um ponto positivo porque nos permite obter os 3 anos de isenção de IMI e posteriormente pagar um valor mais baixo de IMI..


    Acho que não é assim.
    O IMT tem a ver com o valor da escritura e de ser habitação própria permanente.
    O IMI pode ter sempre uma isenção ou redução mas isso é independente do Valor Patrimonial
  7.  # 7

    O sótão é comprado numa escritura à parte?
  8.  # 8

    Colocado por: sergyioagora ser é um T1 como tem 3 quartos?

    fez uma ligação da habitação ao sotão, é isso? sendo assim, está ilegal.. e claro.. por isso o VPT ser tao baixo...


    Colocado por: sergyioagora ser é um T1 como tem 3 quartos?

    fez uma ligação da habitação ao sotão, é isso? sendo assim, está ilegal.. e claro.. por isso o VPT ser tao baixo...


    O apartamento é um T1+2 ou seja, T1 duplex com mais dois quartos em cima. Está de acordo com a documentação
  9.  # 9

    Colocado por: Palhava

    Acho que não é assim.
    O IMT tem a ver com o valor da escritura e de ser habitação própria permanente.
    O IMI pode ter sempre uma isenção ou redução mas isso é independente do Valor Patrimonial


    Mas o IMI não é calculado com base no VPT?
  10.  # 10

    Colocado por: PalhavaO sótão é comprado numa escritura à parte?


    Não, não é sótão. É um apartamento de dois pisos mas o segundo piso não é sótão.
    É um duplex, construído assim de raiz
  11.  # 11

    Colocado por: andreiapsalmeidaÉ um duplex, construído assim de raiz

    Tem de ver o título constitutivo da propriedade horizontal para ver o que está descrito para essa fracção.
  12.  # 12

    Colocado por: andreiapsalmeidaO apartamento é um T1+2 ou seja, T1 duplex com mais dois quartos em cima.

    Isso é um T3, há aí qualquer coisa mal explicada
    Concordam com este comentário: sergyio
  13.  # 13

    Colocado por: andreiapsalmeidaEstá de acordo com a documentação

    Que documentação é que viu?
  14.  # 14

    coisa mais estranha... um t3 que esta registado como t1... algo nao esta a bater certo..
  15.  # 15

    Colocado por: andreiapsalmeidaponto positivo porque nos permite obter os 3 anos de isenção de IMI e posteriormente pagar um valor mais baixo de IMI...


    O apartamento é novo? Se não é provavelmente já n pode usufruir desse benefício.
  16.  # 16

    Colocado por: NTORIONO apartamento é novo?


    Colocado por: andreiapsalmeidaTrata-se de um duplex com 3 quartos e construído há cerca de 1 ano e meio...


    Eu comprei um apartamento para HPP com 30 anos e tenho isenção de IMI.
  17.  # 17

    Colocado por: PalhavaEu comprei um apartamento para HPP com 30 anos e tenho isenção de IMI.


    Pode ter ou não, a isenção de IMI é atribuída ao imóvel e não ao proprietário, só pode ser usufruída 1x por imóvel.
  18.  # 18

    https://www.google.com/amp/s/www.doutorfinancas.pt/impostos/imi/quem-tem-direito-a-isencao-de-imi/%3famp

    Não encontrei nada em relação ao mesmo imóvel se for transaccionado não poder estar isento consecutivamente se os titulares reunirem condições.
    •  
      NTORION
    • 30 dezembro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: Palhavahttps://www.google.com/amp/s/www.doutorfinancas.pt/impostos/imi/quem-tem-direito-a-isencao-de-imi/%3famp

    Não encontrei nada em relaçãoao mesmo imóvelse for transaccionado não poder estar isento consecutivamente se os titulares reunirem condições.


    Secalhar estou a fazer confusão, por memória é a ideia que tenho, só vendo com atenção todos os artigos relacionados com isenções, agora n me é possivel.

    De qq forma pode consultar o número 11 (delimita a 2x por sujeito passivo) e 12 do artigo 46 do ebf que já delimita qq coisa.
  19.  # 20

    Peça a seguinte documentação:
    1- Caderneta Predial Urbana, obtida há pouco tempo;
    2- Certidão Predial Permanente, dentro da validade;
    3- Licença de Utilização.
    Veja com atenção o que estás escrito nos três documentos, se estão em concordância entre si e também com o que está construido na realidade.

    Pode ver também:
    4- Certificado Energético;
    5- Ficha Técnica da Habitação.

    Também vão precisar desta documentação para a escritura.

    Colocado por: andreiapsalmeidaBom dia,
    Estamos a ponderar adquirir um apartamento de tipologia T1+2, por um valor de 228 000.00€.
    O VPT é no entanto muito mais baixo - cerca de 100 000.00€ (pelo que me foi dito pela imobiliária, devido à tipologia inicial (T1) este valor é bastante baixo).
    Pelo que pesquisei, o facto do VPT ser baixo é um ponto positivo porque nos permite obter os 3 anos de isenção de IMI e posteriormente pagar um valor mais baixo de IMI... ou seja, vejo esta disparidades de valores como um ponto positivo. A minha dúvida é, estou a pensar bem? Ou há aqui alguma implicação que eu desconheça e que não esteja a ter em conta?
    O VPT pode entretanto ser reavaliado por iniciativa da AT? Trata-se de um duplex com 3 quartos e construído há cerca de 1 ano e meio...
    Obrigada desde já
 
0.0220 seg. NEW