Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Dr

    é preciso contextualizar, um projeto de 5 K para licenciamento apenas pode estar mais ou menos correto mas se incluir projeto de execução e outras coisas mais é claro que sobe.

    Pedro

    achas mesmo 10k 15 k caro mesmo sem saber o conteudo ?
  2.  # 162

    Estava a falar apenas de projeto de licenciamento, uma casa para 100k nao vai certamente fazer projeto de execução...
  3.  # 163

    Colocado por: marco1achas mesmo 10k 15 k caro mesmo sem saber o conteudo ?

    Para fase de licenciamento, considero manifestamente caro.
    Mas eu não disse se era caro ou barato, só escrevi que se cobram bem.
  4.  # 164

    Colocado por: DR1982Estava a falar apenas de projeto de licenciamento, uma casa para 100k nao vai certamente fazer projeto de execução...


    errado Dr, não vejo porque não, precisamente por ser pequena e de haver contenção de custos é que se deve fazer um planeamento rigoroso. enfim realidades diferentes temos de admitir.

    por exemplo já aqui referi um metodo : numa casa de 100k é preferivel pagar 5K nos projetos ( arq+espe de licenciamento) e depois em obra todas as omissões do costume virem a dar ai mais 20 K de custos e as coisas até ficarem mal amanhadas ou pagar 10 K pelos projetos e vir a ter uma obra controlada e vá lá com uma derrapagem de 10k ?
  5.  # 165

    Colocado por: marco1

    errado Dr, não vejo porque não, precisamente por ser pequena e de haver contenção de custos é que se deve fazer um planeamento rigoroso. enfim realidades diferentes temos de admitir.

    por exemplo já aqui referi um metodo : numa casa de 100k é preferivel pagar 5K nos projetos ( arq+espe de licenciamento) e depois em obra todas as omissões do costume virem a dar ai mais 20 K de custos e as coisas até ficarem mal amanhadas ou pagar 10 K pelos projetos e vir a ter uma obra controlada e vá lá com uma derrapagem de 10k ?
    O “problema” é que nao basta um projeto de execução bem feito, é preciso a fiscalização acompanhar e um empreiteiro competente e com vontade em fazer bem...
    Nao digo que o Marco nao tenha razão, mas 100k não dão realmente para muito
  6.  # 166

    Colocado por: DR1982nao esta disposto a pagar 10 ou 15k ao arquiteto


    falta aí o pormenor que paga ao arquitecto que por sua vez vai pagar a mais meia duzia de tecnicos.


    Colocado por: DR19825k por arquitetura e especialidades


    lá está, não é só para o arquitecto.



    Colocado por: DR1982uma casa para 100k nao vai certamente fazer projeto de execução...


    mas devia, são os orçamentos mais curtos que têm maiores problemas com derrapagens, logo deviam ter tudo contabilizado antes de se lançarem na aventura de construir.

    Colocado por: DR198200k não dão realmente para muito


    por isso mesmo é que mais vale saber o que dá para fazer com o orçamento e não começar e correr a risco de não ter orçamento para acabar.
    Concordam com este comentário: marco1, NLuz, N Miguel Oliveira
  7.  # 167

    Colocado por: DR1982O “problema” é que nao basta um projeto de execução bem feito, é preciso a fiscalização acompanhar e um empreiteiro competente e com vontade em fazer bem...


    O "problema" é que bem vistas as coisas, metade dos DO nem se devia aventurar sequer a construir de raíz.
    Não entrando em generalizações, muitos fazem-no simplesmente porque já dispõem de terreno na zona que lhes é familiar.
    Isso não tem nada de mal, o tal "problema" acontece quando lemos os "eu não percebo nada de construção, não sou da área nem me interessa"... e apesar de não estarem preparados, não procuram o apoio dos técnicos. É um tiro no escuro.

    Numa obra de orçamento "controlado", o que deve haver é precisamente o tal "controlo", o "planeamento", no fundo que se evite dar um passo maior que a perna... Numa obra de 200, 300k... mais 10, menos 10... não têm a importância que isso teria se a obra fosse de 100k€.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  8.  # 168

    Certo, mas se gastar 10k em projetos de especialidades e execução, mais 5k em
    Fiscalização fica com 85k disponíveis, com isso faz uns 75m2 brutos sem se esticar nos acabamentos
  9.  # 169

    Colocado por: DR1982Certo, mas se gastar 10k em projetos de especialidades e execução, mais 5k em
    Fiscalização fica com 85k disponíveis, com isso faz uns 75m2 brutos sem se esticar nos acabamentos


    Então o que propõe é o quê?
    Gastar 2'000€ com a moça e uns 20€ em velinhas à nossa senhora?
    E com esses 97'980€ que sobram faz o quê? Talvez faça 90m2 mas com menos espaço que a de 75m2...

    Num projecto pequeno e barato, cada centímetro e cada cêntimo contam, não é para desperdiçá-los numa ideia de vão de escada, digo eu.
    Acha que um projecto optimizado, proporcional à carteira se mede só pela área? Se calhar sim, se afinal tem "tudo acertado" com o empreiteiro, deve ter sido isso mesmo... "ora se a casa não passar dos 110m2, é X?" É assim que funciona?
    • viarq
    • 4 janeiro 2021 editado

     # 170

    Colocado por: DR1982Certo, mas se gastar 10k em projetos de especialidades e execução, mais 5k em
    Fiscalização fica com 85k disponíveis, com isso faz uns 75m2 brutos sem se esticar nos acabamentos


    construir uma casa engloba tantas variantes que andar aqui a atiar numeros para o ar desta maneira é completamente sem sentido. Cada caso é um caso e nao vejo nenhuma vantangem e estar-se a atirar numeros que podem estar perto da realidade para uma pessoa como completamente ao lado para o vizinho.
  10.  # 171

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Então o que propõe é o quê?
    Gastar 2'000€ com a moça e uns 20€ em velinhas à nossa senhora?
    E com esses 97'980€ que sobram faz o quê? Talvez faça 90m2 mas com menos espaço que a de 75m2...

    Num projecto pequeno e barato, cada centímetro e cada cêntimo contam, não é para desperdiçá-los numa ideia de vão de escada, digo eu.
    Acha que um projecto optimizado, proporcional à carteira se mede só pela área? Se calhar sim, se afinal tem "tudo acertado" com o empreiteiro, deve ter sido isso mesmo... "ora se a casa não passar dos 110m2, é X?" É assim que funciona?

    Mas o trabalho que esta “moça” fez nem 500€ vale, com 2500-3000€ consegue projetos feitos por verdadeiros arquitetos, claro que nao são projetos esmiuçados como deve ser, as especialidades sao chapa 5, mas sao projetos bem melhores do que o rabisco que a moça apresentou!
    Quanto à parte do empreiteiro, provavelmente é
    Mesmo como diz, preços dados a olho e com base nos m2, nem poderia ser de outra forma uma vez que o empreiteiro deu preços com base em nada, provavelmente este empreiteiro em
    Questao se vir muita papeiada ainda aplica mais um X em m2 por precaução, ja que muita papelada ainda intimida muito empreiteiro!
  11.  # 172

    Para muitas coisas na vida as pessoas não são capazes de assumir riscos significativos. Mas para construir casa é tudo louco.

    A malta não percebe nada do assunto e confia cegamente (até nas construções por "imobiliarias").

    Numa perspectiva simples, de conseguir concluir uma construção, começo a pensar que, independente do orçamento, o mais importante serão sempre os profissionais a quem entregar a construção (um bom profissional até com um projeto da treta faz um bom trabalho), e em segundo lugar é ter margem de manobra, no mínimo dos mínimos 10% a mais que o orçamento, idealmente 25% ou 30%. Só depois é que vem um bom projeto de execução (e uma fiscalização que o consiga fazer cumprir).

    Isto porque o que não falta para aí é malta que não sabe, ou faz de conta que não sabe, ler projetos.

    Tem tudo a ver com previsibilidade e controlo. A qualidade tem que ser paga.

    E claro que é possível ter um projeto de qualidade, que vá ao encontro das expectativas do DO e local de implantação, só com fase de licenciamento. Só que não parece ser tão provável.

    Se eu for projetista, quanto mais "tempo" posso dedicar a pensar o projeto, mais este tenderá a resultar otimizado.

    Enfim. A conclusão óbvia, que ninguém gosta de ouvir, é que muitos deveriam comprar feito e não matar a cabeça durante anos até conseguir habitar a casa nova.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 173

    Eu bem que tentei não me meter nisto da construção. Primeiro meti-me a fazer mais filhos do que quartos no apartamento...

    Depois andei mais de um ano à procura de casa, e desisti face à oferta/preço ou arquitetura (que para estoirar 400 mil € numa casa e ela ser bonita mas é para os olhos dos meus pais, vale mais estar quieto e razoavelmente feliz).

    Depois a saga de comprar terreno, que, começo a aperceber-me, deve ser só 1% das chatices de levar uma construção até ao fim.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 174

    Bom dia, RickyD já tem a sua planta? Há novidades sobre a suposta troca das plantas?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, ricardo.rodrigues
    • RMDR
    • 5 janeiro 2021

     # 175

    Se eu for projetista, quanto mais "tempo" posso dedicar a pensar o projeto, mais este tenderá a resultar otimizado.

    Aqui se resume o trabalho de um excelente profissional face aos medianos...tudo pensado previamente, terá economias de escala surpeendentes...problema é encontrar os "excelentes" profissionais.
  14.  # 176

    Colocado por: RMDRAqui se resume o trabalho de um excelente profissional face aos medianos...tudo pensado previamente, terá economias de escala surpeendentes...problema é encontrar os "excelentes" profissionais.



    Problema? Num país reconhecido lá fora pela capacidade e competência dos seus técnicos?
    O problema é a ideia generalizada de que se um projecto demora mais de um par de meses, é porque o técnico é lento.
    Em Portugal, muitas são as vezes em que não se entende o projecto como uma mais-valia...

    Dêem-lhes espaço de manobra, em tempo e em remuneração e aí encontrará excelência com fartura.

    No restaurante Michelin paga bem e espera bastante. Se vai ao McDrive, é normal que não encontre "excelência", mas é atendido na hora e por um par de moedas...
  15.  # 177

    Colocado por: N Miguel OliveiraProblema? Num país reconhecido lá fora pela capacidade e competência dos seus técnicos?
    reconhecido lá fora...cá somos uns bananas
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 178

    Mas nem todos temos de ir ao restaurante michelin N Miguel, assim como a única alternativa nao é o Mac, pode ir ao restaurante da esquina
  17.  # 179

    Colocado por: DR1982Mas nem todos temos de ir ao restaurante michelin
    já comi comida de rua numa barraca com uma estrela michelin. ter qualidade para isso nao tem a ver com preço, tem a ver com a qualidade do serviço, dos ingredientes e do cozinheiro.

    edit (dois) o de singapura tb tinha uma estrela mas nao era na rua era num mercado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kintas
  18.  # 180

    Colocado por: DR1982Mas nem todos temos de ir ao restaurante michelin N Miguel, assim como a única alternativa nao é o Mac, pode ir ao restaurante da esquina


    Felizmente não lhe faltam alternativas. Poderá comer o que bem entender.
    Acho que o problema não está em "encontrar esses excelentes profissionais"...

    O problema está em esperarmos resultados diferentes do que fez o primo ou o vizinho, se encaramos a construção do mesmo modo que eles...
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0367 seg. NEW