Iniciar sessão ou registar-se
    • yuri
    • 13 novembro 2009 editado

     # 1

    Caros colegas de fórum, peço aqui a vossa ajuda / opinião acerca da possibilidade de iniciar um projecto de construção de parque de campismo, para tal antes de dar o passo 1º gostaria de ter a vossa opinião acerca dos valores (€) necessários para a construção das edificações, infra-estruturas e equipamentos acessórios necessários.

    coloco em anexo a lista de construções necessárias e respectivas quantidades.

    O terreno tem cerca de 16000 m2 e capacidade estimada para o parque seriam cerca de 400 campistas.

    Toda a ajuda será bem-vinda.
  1.  # 2

    Estive a dar uma olhada ao xls,
    .. todas as vias com 2.5m de largura... parece-me inviável. Atenção a acessibilidades para auto-caravanas e roulotes, mais importante, prende-se com a largura mínima para acesso a viaturas de socorro, nomeadamente de viaturas de bombeiros.
    ... Existe estudo prévio de Arquitectura, ou isto é apenas uma análise programática e financeira?
  2.  # 3

    Não se esqueça dos pontos de agua em caso de incêndio.

    Não esqueça as tomadas eléctricas e pontos de agua no máximo para cada 6 alvéolos.

    Não esqueça o valor para possível terraplanagem e as marcações.

    Não esqueça a área de despejos, a fossa e tratamento dos wc quimicos

    Piscina aumenta em larga percentagem a rentabilidade, especialmente se não tiver praia próximo.

    Força com o projecto ;)
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasEstive a dar uma olhada ao xls,
    .. todas as vias com 2.5m de largura... parece-me inviável. Atenção a acessibilidades para auto-caravanas e roulotes, mais importante, prende-se com a largura mínima para acesso a viaturas de socorro, nomeadamente de viaturas de bombeiros.
    ... Existe estudo prévio de Arquitectura, ou isto é apenas uma análise programática e financeira?


    E não asfaltadas? Isso no inverno deve causar muitos problemas e Incómodos não?
    • yuri
    • 13 novembro 2009

     # 5

    Trata-se de uma primeira análise para tentar perceber se vale a pena concorrer a eventuais incentivos do actual QREN, trata-se portanto de uma análise financeira, ainda não há projecto de arquitectura, há apenas ideias.

    Sim, relativamente ao projecto de SCIE não me lembrei da instalação de uma rede de incêndios que após consulta do decreto lei verifiquei ser necessária, não fiquei no entanto esclarecido quanto à largura minima das vias de acesso, se alguém consguir ajudar...

    Também me parece que a piscina seria uma boa atracção, a praia mais próxima fica a cerca de 50 km no entanto iria encarecer muito o projecto.
  4.  # 6

    A largura das vias de acesso, dependem da UT e da categoria de risco... portanto sendo esta concerteza no máximo 2ª cat. de risco, deverá equacionar os 4.00m, pelo menos perto dos edificios. Vai necessitar quase de certeza de um deposito com o mínimo de 60m3.. pelo que mais vale utilizar o dinheiro e construir a Piscina.
    • Neon
    • 13 novembro 2009

     # 7

    Boa noite Yuri

    Perdoe a minha intromissão, eu percebi que já tem uma ideia do que pretende; Mas já tem um esquema minimamente desenvolvido da solução que vai adoptar?

    1.º Penso que a largura mínima para arruamentos internos de sentido único é de 3 m
    2.º Penso que entre a vedação e as zonas de instalações e de equipamentos de campismo é necessário uma via de circulação para veículos de emergência com a largura de 3 m

    Fazendo umas contas por alto, e estimando uma dimensão do parque com 125x125 = 15625 m2 (retirei dos 500 m de rede que você sugere). Teremos aproximadamente 500 * 3 = 1500 m2 de arruamento só na periferia do parque.
    Deve ainda contar com mais arruamentos internos para circulação entre os espaços destinados a instalação de tendas ou caravanas e os edifícios de apoio ou saída.

    Outra coisa, olhe que as áreas destinadas a acampamento não podem superar 60% da área do parque. Ou seja, para 1,6 ha terá no máximo 9600 m2 de área de acampamento, pelo que lhe sobram 6400 m2 para o resto...aproveite e de largas à imaginação :) até porque também que garantir um mínimo de 15%, ou seja 2400 m2 para zonas desportivas e de lazer e espaços livres; Os restantes 4000 são o valor máximo que pode ocupar com vias internas e equipamentos comuns.

    Salvo melhor opinião, julgo que as suas contas da folha de excel terão de ser um pouco alteradas

    Boa Xorte e abraxus, haaa e contacte um arquitecto que trabalhe bem e barato :)
    • FCC
    • 15 novembro 2009

     # 8

    Yuri,
    Há mais de 10 anos que participei no projecto de um Parque de Campismo Municipal, de 2** candidatado a Fundos Comunitários, mas o processo foi muito moroso e exigente, pois foram necessários vários projectos de especialidades que cumprissem a lei e entregar o mesmos em cada uma das entidades que efectuem a apreciação e posteriormente a aprovação. Mesmo assim, na 1.ª vistoria praticamente todas as entidades apontaram necessidades, que tiveram que ser corrigidos. O mesmo teve um custo a rondar os 90.000 contos, em 1997. A lotação deste parque é metade do que você tem projectado.
    No mesmo projecto, não estavam contemplados os serviços de Restaurante, bar, piscina e campos desportivos, pois já existiam e ficaram em anexo, e, com acesso directo.

    Colocado por: yuri
    ... a praia mais próxima fica a cerca de 50 km no entanto iria encarecer muito o projecto.

    Ficando a praia a essa distância, deverá ter que ter inevitavelmente, uma piscina. O parque que referi anteriormente, fica a 35Km da praia.
  5.  # 9

    Boa tarde. Alguém me sabe informar onde posso obter informações sobre licenciamento/viabilidade de Parques de Campismo? Conheço a legislação mas não sei por onde devo começar...e/ou pedir esclarecimentos; possíveis subsídios, etc..

    Obrigado e parabéns pelo fórum!!
  6.  # 10

    Caros colegas de fórum, peço aqui a vossa ajuda e opinião acerca da possibilidade de iniciar um projecto de construção de parque de campismo, e caravanismo no Alentejo, para tal antes de dar o passo 1º gostaria de ter a vossa opinião acerca dos valores (€) necessários para a construção das edificações, infra-estruturas e equipamentos acessórios necessários e de quem me poderá fazer o projeto.
    Tenho 8Ha de terreno com um pavilhão com 260m2 de área, água e luz, o terreno está vedado, perto de uma estrada nacional nº4 que liga Lisboa - Badajóz, e um lago (tanque) que leva 129 mil litros de água.

    Gostaria de saber as vossas opiniões.
    Obrigado a quem me poder ajudar
  7.  # 11

    Todos os que se querem iniciar nestes projetos deviam ir primeiro às câmaras municipais saber o enquadramento em PDM para saber se é viável a instalação de uma unidade deste género.
    Depois sim, começar a delinear projetos de execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Silva
  8.  # 12

    Os valores dependerão do programa que pretende instalar. do público alvo que quer atingir. Tem experiência em campismo e caravanismo? Seja como utilizador ou como promotor?!
    Das infra-estruturas que proporcionará, bem como da envergadura das mesmas.
    Já foi dar uma olhada ao parque de campismo e caravanismo, perto de Évora-monte!!?, é uma unidade pequena, que parecia condenada ao insucesso.. mas pelo que me apercebo tem tido boas taxas de ocupação.
    Uma das primeiras coisas que deve fazer é ir ver o exemplo dos outros.. e ver o que funcionou ou não.

    Além do enquadramento no PDM, (mas quase de certeza que o consegue realizar, mesmo em REN), terá também de pensar bem na viabilidade económica do mesmo.. e perceber se o mercado necessita de uma unidade dessas no local pretendido. Pontos de atração, proximidade com outras unidades, questões muito importantes como a localização, enquadramento paisagístico, etc.. são também de ponderar...

    Quem lhe pode e deve dar conselhos será uma equipe técnica liderada por arquitecto.

    Digo-lhe já que os custos serão muito mais altos quanto mais extenso tiver de ser o parque, pois haverá que dotar o terreno de algumas infraestruturas ( eléctricas, águas, esgotos).. Quanto mais disperso tiver, maior será o investimento inicial a assegurar. Eu propunha a execução por fases...
    Para Não acontecer como num parque de campismo naturista em que estive envolvido, no qual o promotor abandonou a idea.... Também lhe digo que estes pensavam que era só meter uns caminhos de terra batida, uma barraca para IS e edifício de apoio/ administrativo, e já es´ta.
    Noutro caso, estive também envolvido na legalização um parque de caravanismo... E a coisa morreu à nascensa.. pois a "vontade" para pagar estudos e projectos era nula ou praticamente - e já era a segunda equipa a ser consultada...

    Tenho aqui perto um caso de um parque de caravanismo, completamente equipado ( projecto não é nosso), junto de uma barragem.. mas o modelo que planearam para o mesmo foi muito infeliz.. não sei quem fez o projecto do parque, que aquilo parece um parque de estacionamento... Esteve meio aberto 3 anos... e já foi. Neste caso desde o inicio que fui muito crítico ao projecto, não tanto à localização , mas ao modo como foi surgindo aquele "parque"... desde a falta de sombras/ plantações, à instalação de iluminação com candeeiros do tipo "cotonetes", como vemos em muitos loteamento urbanos... até à própria arquitectura dos edifícios de apoio que não se enquadram na paisagem e/ou nas características morfológicas do terreno...
    Foram uns bons milhões.. para o lixo... ;(

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Silva
  9.  # 13

    Sr. Pedro Barradas, desde já muito obrigado pela sua informação, não sei se o Sr é projetista ou não, mas gostaria de tirar alguns esclarecimentos consigo. Em relação ao parque de campismo de Évoramonte já o visitei e fica a cerca de 40km de distância mais ou menos de onde eu pretendo instalar o meu.
    Se me puder contactar aqui fica o meu mail.
    [email protected]
  10.  # 14

    José
    se clicar no meu nome, aparecem os meus contactos no perfil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Silva
  11.  # 15

    como ficou este projeto?
  12.  # 16

    .. eu não sei.
 
0.0201 seg. NEW