Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos, estou a adquirir uma casa velha na zona de agueda em que estruturalmente nao sera necessario mexer no imovel, mas tudo o resto tera de ser novo, pretendo fazer um estudio na parte de baixo do predio, tem 2 pisos, area total 108 m2, area coberta.

    a ideia sera t2 em cima e estudio em baixo, em que a rede electrica tem de ser substituida, canazalizacao nova, pladur nas paredes e tectos, isolamento termico no chao, flutuante, portas, janelas e rodapes, e 2 wc novos, loicas e ladrilho ou azulejo. pintar a fachada. 2 cozinhas novas e muito basicamente sera isto. ha a hipotese de tentar colocar um 2 contador para agua e luz uma vez que se pretende fazer um estudio para aumentar rentabilidade.
  2.  # 2

    foto da fachada
      24 antonio breda fachada.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro FerreiraBem que estruturalmente nao sera necessario mexer no imovel,

    Pela foto, pelas fendas aparentes no piso +1, não concordo.
    Leve aí um eng. civil ou um arquiteto para ver isso.
    •  
      RRoxx
    • 30 dezembro 2020 editado

     # 4

    Eu tambem duvido que isso possa ser feito sem levar uns reforços estruturais.

    Mas depende muito do que for fazer no interior e de como for a estrutura. Se quer fazer um estudio completamente amplo dificilmente se escapa a reforços.
  4.  # 5

    mas se eu tocar na estrutura, seja so mesmo um reforco de vigas e ou trocar algumas partes do soalho nao passa a ser necessario licenciamento?

    eu nao vou assinar o cpcv sem antes ter o empreiteiro de confianca a ir dar me o seu parecer.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro FerreiraBempreiteiro de confianca a ir dar me o seu parecer.

    O empreiteiro será o técnico menos isento, vai-lhe dizer o que o Pedro quer ouvir.
    O que pretende, requer licenciamento. Pode até nem ser possível licenciar
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro FerreiraBa hipotese de tentar colocar um 2 contador para agua e luz uma vez que se pretende fazer um estudio para aumentar rentabilidade.

    Só isto, pode ser a diferença entre ser possível o licenciamento ou não
  7.  # 8

    A fome de ganhar dinheiro ainda vai ficar caro.
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro FerreiraBpara aumentar rentabilidade.

    Fez ou mandou fazer um estudo técnico/económico do negócio?
  9.  # 10

    nao sei a que estudo tecnico se refere, se fala em orcamento sim, tudo o resto foi apenas visita ao imovel, com uma pessoa com 60 anos que tem a vida toda a trabalhar com renovacoes e obras de todo o tipo.

    Pode ficar so com um contador isso nao sera impeditivo, agora licenciamento perco todo o interesse no negocio, so o tempo e custos e risco..
  10.  # 11

    @Sirruper voce paga as batatas quando vai ao continente com o que? um sorriso? vivemos numa sociedade capitalista..comentários iguais aos seu são desnecessários e desenquadrados. se não vem ajudar nem precisa de escrever. tao simples.
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro FerreiraBnao sei a que estudo tecnico se refere, se fala em orcamento sim, tudo o resto foi apenas visita ao imovel, com uma pessoa com 60 anos que tem a vida toda a trabalhar com renovacoes e obras de todo o tipo.

    Pode ficar so com um contador isso nao sera impeditivo, agora licenciamento perco todo o interesse no negocio, so o tempo e custos e risco..
    Para o uso que pretende dar ao imóvel, aquilo que pretende fazer é exequível, mas na minha opinião com 2 condicionantes:
    Internamente, como é a separação entre pisos. Já é laje de betão ou é travejamento de madeira? E no 1° Andar o teto, mesma questão?
    Exteriormente, vai substituir a estrutura de telhado e aplicar Etics? O que me assusta mais é aquela contiguidade do lado direito. Aquela “ruína” é um caso sério é uma fonte de problemas para o seu lado☹️

    O restante é tudo um projeto executável e muito interessante, pois basicamente trata-se de fazer uma casa nova dentro de uma carcaça velha. É o que eu gosto de fazer.
    Embora exteriormente esteja melhor do que a sua, provavelmente vou começar em Fevereiro uma obra quase tirada a papel químico, que só está pendente de aspetos de consolidação estrutural interna. Ou se avança como está a nível de separação entre pisos e simples recuperação da estrutura de telhado, ou vai-se para substituição e aí meu Caro não haverá como fugir a licenciamento e projetos.

    Colocado por: Pedro FerreiraBmas se eu tocar na estrutura, seja so mesmo um reforco de vigas e ou trocar algumas partes do soalho nao passa a ser necessario licenciamento?

    eu nao vou assinar o cpcv sem antes ter o empreiteiro de confianca a ir dar me o seu parecer.
    A questão aqui será mesmo como tenciona fazer esse reforço de vigamentos. Se aplicar uma estrutura de suporte em ferro com pilares e vigas devidamente ancorados em pontos estratégicos a suportar o que está, ainda pode ser. Agora. Substituir vigamentos estruturais, eu não me metia nisso.
    Outro tema é o telhado. Se vai fazer uma substituição por novo ou uma extensa reparação, mas mantendo os mesmos materiais, dimensões, tipologia de modo a ficar tudo igual, deve passar só com um licenciamento simples. Se alterar elementos estruturais, não deve conseguir sem projeto. E mesmo que consiga, não deve no seu próprio interesse.

    Mas certamente ainda vai pensar bem no assunto e se for aconselhado por alguém avisado, concerteza chegará a boas conclusões. Parecendo que não a obra que aí tem, ainda tem bastante que se lhe diga.
    Boa sorte👍
    Concordam com este comentário: Pedro FerreiraB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro FerreiraB
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro FerreiraB
    eu nao vou assinar o cpcv sem antes ter o empreiteiro de confianca a ir dar me o seu parecer.

    Foi o pedro que disse que o empreiteiro com 60 anos sabe de tudo e se ele disser que é possivel, o pedro avança com a compra.
    No dia que comecar as obras, vem um fiscal da CM e embarga tudo e começa a passar multas. Depois vai culpar o empreiteiro?
    Eu ando a decidir se vou comprar uma ruina. Mas antes de avançar com a compra pedi um PIP à CM. E só avanço se for favoravel à finalidade que pretendo.
    Mas se até lá perder o negocio, paciência.
    Mas nao é o vendedor, a imobiliaria ou um empreiteiro que vai dizer se posso ou nao.
    Portanto, aguente os cavalos e antes de tomar uma decisao, tenha a certeza para poder avançar .
    E se nao gostar do que lê, monte-se num porco e arranque.
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro FerreiraBtudo o resto foi apenas visita ao imovel, com uma pessoa com 60 anos que tem a vida toda a trabalhar com renovacoes e obras de todo o tipo.

    o que que essa pessoa disse em relação à parede do lado direito que confronta com uma construção que parece estar em avançado grau de degradação? o que que vai fazer com a parede de divisória que está neste momento exposta aos elementos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro FerreiraB
  14.  # 15

    Internamente, como é a separação entre pisos. Já é laje de betão ou é travejamento de madeira? E no 1° Andar o teto, mesma questão?
    Exteriormente, vai substituir a estrutura de telhado e aplicar Etics? O que me assusta mais é aquela contiguidade do lado direito. Aquela “ruína” é um caso sério é uma fonte de problemas para o seu lado☹️

    travejamento de madeira no teto e separacao entre pisos, em bom estado tanto vigas como o piso. telhado, tudo impecavel estruturalmente.

    O restante é tudo um projeto executável e muito interessante, pois basicamente trata-se de fazer uma casa nova dentro de uma carcaça velha. É o que eu gosto de fazer.
    Embora exteriormente esteja melhor do que a sua, provavelmente vou começar em Fevereiro uma obra quase tirada a papel químico, que só está pendente de aspetos de consolidação estrutural interna. Ou se avança como está a nível de separação entre pisos e simples recuperação da estrutura de telhado, ou vai-se para substituição e aí meu Caro não haverá como fugir a licenciamento e projetos.

    o que quer dizer com aspetos de consolidacao estrutural interna?
  15.  # 16

    Colocado por: viarq
    o que que essa pessoa disse em relação à parede do lado direito que confronta com uma construção que parece estar em avançado grau de degradação? o que que vai fazer com a parede de divisória que está neste momento exposta aos elementos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro FerreiraB


    ha a hipotese de adquirir a Ruina ao lado para demolicao e aproveitamento do terreno e transformar tudo num artigo, valorizando este imovel sendo possivel acrescentar uma area ou para garagem, jardim, area de cultivo, etc etc.
  16.  # 17

    O que quero dizer com consolidação estrutural, tem a ver com a precariedade da cobertura de teto do 1° piso, que provavelmente vai ter de ser integralmente substituída o que arrastará inevitavelmente a substituição do telhado.
    A equação €€€ deverá levar à aplicação de laje de betão e assim sucessivamente, por isso...
  17.  # 18

    mas fala do imovel do que vai recuperar? ou do imovel em questao deste post?

    porque nao planeio mudar o piso so reforcar as vigas no res do chao, e o telhado vou aproveitar a area do sotao para construcao de um quarto, reforcar tambem la, mas esta a madeira toda impecavel e solida, isolar e fechar com pladur.
  18.  # 19

    Obviamente do meu! Que dei como exemplo, mas pelos vistos confundiu mais do que esclareceu...
  19.  # 20

    eu na proxima semana tenho la mais 2 pessoas a verem o imovel, na proxima semana fecho ou nao o negocio, tudo indica que posso fazer as obras de renovacao apenas com comunicacao previa a camera.
 
0.0214 seg. NEW