Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho um termoacumulador instalado, com painéis solares e caldeira, também tem resistencia elétrica (mas ja não ligo ha algum tempo).

    Tive alguns problemas para o colocar a funcionar "corretamente". Comprei-o na OrangeFog ( antiga FogaoSol ) na expectativa de não ter de alterar canalizações e ser mais simples a substituição do cilindro antigo que era da FogãoSol, mas não foi bem assim, pois deu igualmente trabalho. A resistencia elétrica estava quase sempre ligada, percebi que o problema estava na sonda que não estava a ler corretamente o valor da agua dentro do cilindro, pedi assistência ao fornecedor que demorou um ano, varias ( muitas ) chamadas e, entretanto, o canalizador que fez a instalação colocou a sonda agarrada ao tubo de saída de agua quente, pois era onde o valor da temperatura parecia mais coerente. Quando o técnico da OrangeFog veio, colocou um tubo para a sonda e ficou a funcionar, eu achei que não mudou muita coisa, mas no meio disto e como solução provisória recuperamos um esquentador a gas, que que tínhamos como alternativa para o caso de o sistema de AQS tivesse algum problema, e ligava sempre que não tinha sol para aquecer a agua, pois as contas da luz estava bastante altas.

    Agora ja sabia que sempre que a sonda marcava menos de 30 graus, sabia que tinha de ligar o esquentador, mas hoje andava em bricolages aqui em casa e como era so para isso, tinha o esquentador desligado, mas a agua, apesar da sonde marcar 24 graus, estava a ferver. Continuo a achar que a sonda não está bem colocada, ou com algum problema. Foi colocado num retorno de agua conforme foto em anexo ( Fio preto, presa com uma bucha). Acham que está bem assim? Um cilindro novo, deveria ter estes fios todos a passar assim?

    Ja experimentei colocar no orifício onde esta identificado a sonda, mas ainda fica mais frio.

    O que acham que posso fazer para melhorar? trocar a sonda? Posso trocar a sonda? ha sondas melhores?

    Obrigado desde ja pelo vosso apoio.
    • SrR
    • 30 dezembro 2020

     # 2

    A sonda pode estar avariada
  2.  # 3

    Eu ja fiz o teste basico de acender um isqueiro e ela sobe a temperatura
    • SrR
    • 30 dezembro 2020

     # 4

    Pegue numa malga com agua quente e depois coloque um termômetro e a sonda dentro da malga e confira se as temperaturas sao similares, se estiver tudo ok veja se a bainha de imersão no depisito onde coloca a sonda é pequena ou muito larga pra sonda
  3.  # 5

    Vou fazer esse teste. Mas sabe se ha algum outro sensor ou forma de saber a temperatura dentro do cilindro? Porque neste momento nao consigo saber a temperatura da agua que tenho no termoacumulador.

    Obrigado.
 
0.0114 seg. NEW