Colocado por: m.aur.eiracrie um parque
Colocado por: Palhava
Também deve gostar de Sintra.
Palácio-Quinta da Regaleira: uma Eurodisney de pedra
Colocado por: PalhavaNuma aldeia que conheço plantam apenas para "segurar" terras de caminhos em zonas de declive.
Colocado por: miguelmonteiro09Boa noite, tenho 23 anos, trabalho na area da informática, no entanto possuo 4 hectares divididos por alguns terrenos, sendo de salientar 2 terrenos com 1 hectare cada, sendo os restantes 2 hectares divididos por 6 outros terrenos.Tenho algumas dúvidas entre o título do tópico e o conteúdo da mensagem, por isso coloco as seguintes questões:
Em um dos terrenos, mais pequeno, optei por plantar 150 pinheiros.
No entanto nos outros terrenos não sei qual seria a melhor forma de rentabilizar, tendo em conta que não disponho de muito tempo para lá passar... tudo que seja mais de 1 ida por semana já seria demais para o tempo que posso despender, pelo que a minha ideia seria a plantação de algumas árvores, por exemplo o pinheiro bravo ou manso... isto é na zona periférica de Viseu, numa aldeia, com muitos terrenos ao abandono, e não quero ser mais uma pessoa a abandonar terrenos, ou a gastar apenas dinheiro para limpar... pelo que gostaria de investir algum tempo e dinheiro para colher algum retorno a médio ou longo prazo... vender também é impossível nesta zona...
O que me aconselham a fazer? estou aberto a sugestões
Agradeço desde já
Colocado por: KduvidasTenho algumas dúvidas entre o título do tópico e o conteúdo da mensagem, por isso coloco as seguintes questões:
Os seus terrenos são de vocação agrícola ou são apenas rústicos?
Algum deles, nomeadamente os maiores têm manancial de água?
São muito distantes uns dos outros?
Têm rede elétrica perto?
Não me diga que tenciona plantar lenhosas em terrenos agrícolas de 1hectare!?
Se o seu “projeto” passa por silvicultura é uma coisa. Se essa opção é ditada meramente por falta de tempo e ponderaria uma opção de manter como área de cultivo e as terras trabalhadas, tem opções culturais muito mais rentáveis e que encaixam no seu perfil de disponibilidade de tempo.
É pena os seus terrenos serem em Viseu, caso contrário teria uma proposta de sociedade para lhe propor.
Negócio seguro, bastante rentável a médio prazo e pouco investimento em tempo da sua parte.
Mas Viseu realmente fica relativamente fora do meu radar🤨
Colocado por: m.aur.eirahá mais árvores que dão flor sem serem de fruto... eu não sei são os nomes... e não seria exactamente uma floresta, seria mais um jardim gigante ;)
tirem o som e ponha a velocidade x2:
https://www.youtube.com/watch?v=rq0BRilAqqY
não é giro?!?
e ele tem um dia por semana, já plantou 150... eu ofereço-me para ir plantar, se for preciso, se puder!
Colocado por: lmcaet
É giro, sim, mas qual a rentabilidade a médio e longo prazo de um "jardim gigante"? 🤔
Colocado por: PalhavaConstruir um parque de lazer não é aconselhável, visto o próprio dizer que não tem tempo. E neste caso para rentabilizar teria de estar lá alguém para cobrar bilhete.
Colocado por: lmcaetÉ giro, sim, mas qual a rentabilidade a médio e longo prazo de um "jardim gigante"? 🤔
Colocado por: pauloagsantoserva
Colocado por: Palhavadá e é um cultivo tão viável como qq outro... mais do que qq outro.
Também dá dinheiro?
Colocado por: m.aur.eiraeu não estou a brincar com situação nenhuma! posso estar bem disposta, mas estou a falar a sério.nem eu
Colocado por: NTORIONVocês têm noção do trabalho que árvores de fruto dão para ter 1 produto comercializavel? Ainda mais distribuídos por 8 terrenos? O homem não fazia outra coisa. Ainda se fosse apenas 1 ou 2 terrenos.
Colocado por: pauloagsantos
sobre as árvores de fruta, li à uns tempos uma noticia que na coreia-do-sul incentivavam as pessoas a guardar as sementes da fruta que consumiam e as largarem em terrenos abandonados quando viajavam de carro. A medida já tinha começado à mais de 20 anos e permitiu aumentar bastante o número de árvores de fruta "selvagens" que por sua vez provocou um aumento da fauna, porque a fruta permitia aumentar um maior número de animais (pássaros, esquilos, ratos que comiam a fruta e por sua vez alimentavam outros animais maiores)
portante umas árvores de fruta nesses terrenos, mesmo que não seja para aproveitar a fruta acaba por ser uma boa iniciativa. e existem árvores de fruta, cuja madeira é bastante valorizada como a cerejeira, nogueira, entre outras.
Colocado por: m.aur.eiraeu não estou a brincar com situação nenhuma! posso estar bem disposta, mas estou a falar a sério.
Colocado por: lmcaet
Tem a noção dos custos de: pés de árvores ornamentais, vedação da área total referida, implementação de um sistema automatizado de controlo de entradas, licenças/taxas municipais, etc?
E dos anos que essas árvores demoram a crescer, do baixo custo que o bilhete teria de ter para atrair visitas, e a partir de quantos anos é que a brincadeira seria rentável (x pessoas/ano)?
Deixemo-nos de folclore.
Miguel, siga os sábios conselhos do Nostradamus.