Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, tenho 23 anos, trabalho na area da informática, no entanto possuo 4 hectares divididos por alguns terrenos, sendo de salientar 2 terrenos com 1 hectare cada, sendo os restantes 2 hectares divididos por 6 outros terrenos.

    Em um dos terrenos, mais pequeno, optei por plantar 150 pinheiros.
    No entanto nos outros terrenos não sei qual seria a melhor forma de rentabilizar, tendo em conta que não disponho de muito tempo para lá passar... tudo que seja mais de 1 ida por semana já seria demais para o tempo que posso despender, pelo que a minha ideia seria a plantação de algumas árvores, por exemplo o pinheiro bravo ou manso... isto é na zona periférica de Viseu, numa aldeia, com muitos terrenos ao abandono, e não quero ser mais uma pessoa a abandonar terrenos, ou a gastar apenas dinheiro para limpar... pelo que gostaria de investir algum tempo e dinheiro para colher algum retorno a médio ou longo prazo... vender também é impossível nesta zona...

    O que me aconselham a fazer? estou aberto a sugestões

    Agradeço desde já
  2.  # 2

    crie um parque:
    faça um desenho, geométrico ou não, mas geométrico requer que o terreno seja plano, e planifique onde plantar magnólias, cerejeiras, jacarandás, laranjeiras e outras, atractivas à vista e ao olfacto, mas autorizadas nesse território.
    não sei se tem pedras no terreno, considere agrupá-las para formar recantos para o pessoal se sentar e merendar, sem ser aquelas mesas e assentos formais.
    vede o espaço e cobre bilhetes para o pessoal visitar e por no instagram as fotos das árvores coloridas ;)
    Concordam com este comentário: miguelmonteiro09
  3.  # 3

    nos outros terrenos, plante carvalhos, castanheiros e sobreiros.
    Concordam com este comentário: miguelmonteiro09
  4.  # 4

    Colocado por: m.aur.eirano


    ahahah, com hastags e frases foleiras cravadas nos troncos das arvores? aproveitava e construía um baloiço... sucesso garantido ahah
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  5.  # 5

    os visitantes podiam até ser participativos e criar muretes em madeira para fazer os tais corações... mas o canivete tinha de ser comprado no artesanato local! :)

    podiam falar com os pastores da zona e organizar um dia de pastagem quando fosse preciso dar uma desbastadela aos fetos...
  6.  # 6

    ahhahah 'tou a imaginar o pessoal da cidade a pentear as cabras e as ovelhas ahahah

    desculpem lá:)
  7.  # 7

    Construir um parque de lazer não é aconselhável, visto o próprio dizer que não tem tempo. E neste caso para rentabilizar teria de estar lá alguém para cobrar bilhete.

    Veja no Facebook os grupos "Enxertia" e "Poda" e afins para ideias.
    Concordam com este comentário: miguelmonteiro09
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelmonteiro09
  8.  # 8

    Que tipo de rentabilidade é pretendida? Um corte ja daqui a 10 anos? 20, 40?

    Tendo 23 anos, eu arriscaria a pés juntos qualquer tipo de arvore nobre do tipo carvalho, pode ser um excelente plano de reforma. Quando tiver 60 anos podeis cortar a lenha e comprar aquele Ferrari que sempre foi desejado.

    Vai dar algum trabalinho nos primeiros anos, até as arvores começarem a ter alguma copa e por consequencia evitarem o aparecimento de vegetaçao rasteira. Nao é um trabalho exaustivo, diria 6 em 6 meses perder um fim de semana e ir la com um tractor. Se nao houver tractor, ou alguem que empreste um, entao 4 hectares é um verdadeiro pesadelo a cuidar usado apenas as unhas.

    Ha quem esteja também a apostar em castanheiros para venda do fruto. Mas isso ja requer uma logistica diferente e os amigos do alheio gostam de la ir apanhar. Vai depender se os terrenos sao relativamente proximos de habitaçoes ou estradas alcatroadas.

    Eucaliptos também é rentabilidade garantida a curto prazo. Mas é triste se optar por esta opçao. A diferença começa com a malta jovem a plantar algo diferente, ja que os mais velhos nao mudam de habitos.

    Esqueça a ideia do parque. Isso é ideias romanticas para os hippies no meio de Lisboa. A malta do meio rural prefere fazer batidas directamente nos caminhos de terra de forma gratuita e ver os bosques selvagens à volta.
    Concordam com este comentário: miguelmonteiro09
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 9

    Colocado por: Nostradamuscomprar aquele Ferrari que sempre foi desejado.

    Será que a madeira é assim tão valiosa?
  10.  # 10

    Colocado por: m.aur.eiracrie um parque:
    faça um desenho, geométrico ou não, mas geométrico requer que o terreno seja plano, e planifique onde plantar magnólias, cerejeiras, jacarandás, laranjeiras e outras, atractivas à vista e ao olfacto, mas autorizadas nesse território.


    Deve gostar de um programa da RTP2 chamado "Paraíso".
  11.  # 11

    Colocado por: NostradamusQue tipo de rentabilidade é pretendida? Um corte ja daqui a 10 anos? 20, 40?

    Tendo 23 anos, eu arriscaria a pés juntos qualquer tipo de arvore nobre do tipo carvalho, pode ser um excelente plano de reforma. Quando tiver 60 anos podeis cortar a lenha e comprar aquele Ferrari que sempre foi desejado.

    Vai dar algum trabalinho nos primeiros anos, até as arvores começarem a ter alguma copa e por consequencia evitarem o aparecimento de vegetaçao rasteira. Nao é um trabalho exaustivo, diria 6 em 6 meses perder um fim de semana e ir la com um tractor. Se nao houver tractor, ou alguem que empreste um, entao 4 hectares é um verdadeiro pesadelo a cuidar usado apenas as unhas.

    Ha quem esteja também a apostar em castanheiros para venda do fruto. Mas isso ja requer uma logistica diferente e os amigos do alheio gostam de la ir apanhar. Vai depender se os terrenos sao relativamente proximos de habitaçoes ou estradas alcatroadas.

    Eucaliptos também é rentabilidade garantida a curto prazo. Mas é triste se optar por esta opçao. A diferença começa com a malta jovem a plantar algo diferente, ja que os mais velhos nao mudam de habitos.

    Esqueça a ideia do parque. Isso é ideias romanticas para os hippies no meio de Lisboa. A malta do meio rural prefere fazer batidas directamente nos caminhos de terra de forma gratuita e ver os bosques selvagens à volta.


    xó!! fora com os eucaliptos!! nem se lembrem deles!!

    pois, o pessoal gosta de trilhos e de coisas bonitas ;) e se de repente lhe oferecerem flores, isso é um impulso... ai 'pera aí que só tem 23 anos, não percebe esta referência... então se tivesse um bosque de árvores em flor, todas juntinhas a derreter pétalas disponível para visitar, não gostaria de lá ir? chame-me hippie quanto quiser, mas garanto-lhe que não sou de Lisboa! parques verdes, temos muitos, parques coloridos onde estão?
    fala-se tanto de inovação, natureza, preservação, bem-estar... e quando alguém se lembra disto, ah, são hippies românticos!... ahahha ora que esta... ;)
  12.  # 12

    Colocado por: Palhava

    Deve gostar de um programa da RTP2 chamado "Paraíso".


    não vejo televisão há muitos anos, a não ser as notícias enquanto cozinho ;)
  13.  # 13

    Colocado por: m.aur.eira

    xó!! fora com os eucaliptos!! nem se lembrem deles!!

    pois, o pessoal gosta de trilhos e de coisas bonitas ;) e se de repente lhe oferecerem flores, isso é um impulso... ai 'pera aí que só tem 23 anos, não percebe esta referência... então se tivesse um bosque de árvores em flor, todas juntinhas a derreter pétalas disponível para visitar, não gostaria de lá ir? chame-me hippie quanto quiser, mas garanto-lhe que não sou de Lisboa! parques verdes, temos muitos, parques coloridos onde estão?
    fala-se tanto de inovação, natureza, preservação, bem-estar... e quando alguém se lembra disto, ah, são hippies românticos!... ahahha ora que esta... ;)

    Para árvores com flores e com algum rendimento teriam de ser árvores de fruto.
    Mas pela descrição do miguelmonteiro09 ele não tem tempo para elas.
  14.  # 14

    Colocado por: lmcaet
    Para árvores com flores e com algum rendimento teriam de ser árvores de fruto.
    Mas pela descrição do miguelmonteiro09 ele não tem tempo para elas.

    Perde-se muito tempo com as árvores de fruto?

    Ou é só preciso no início desde a plantação até começarem a dar fruto:3 a 5 anos?
  15.  # 15

    Colocado por: m.aur.eira

    não vejo televisão há muitos anos, a não ser as notícias enquanto cozinho ;)


    Já estive anos sem televisão, precisamente para não ver as notícias.
    Mas víamos séries fazendo download...


    https://www.rtp.pt/programa/tv/p34106
  16.  # 16

    Colocado por: PalhavaVeja no Facebook os grupos "Enxertia" e "Poda" e afins para ideias.

    E "política florestal em Portugal".
    Concordam com este comentário: miguelmonteiro09
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelmonteiro09
  17.  # 17

    Colocado por: Palhava
    Será que a madeira é assim tão valiosa?


    Dizer Ferrari é uma figura de estilo. Mas 40 mil metros de carvalho com 40 ou 50 anos vale umas belas coroas.

    La perto da minha terra, um pinheiro manso foi vendido por mais de 500 paus. Um pinheiro apenas. Tratava-se de um mastodonte dom uns 200 anos ou mais, com um belo diametro.

    O Tipo deve ir fazer umas mesas XPTO a valer 5 x isso.

    Certos tipos de madeira valem pequenas fortunas. No final é tudo uma questao de espessura, idade, procura, etc. Como é obvio o segredo nao é vender a serraçoes mas sim pontualmente a fabricantes de moveis, carpinteiros, etc.


    Colocado por: m.aur.eiraxó!! fora com os eucaliptos!! nem se lembrem deles!!


    Infelizmente quem tem floresta, em alguma parte tera ou ja teve Eucaliptos. O eucalipto permite um "break-even" do investimento praticamente no primeiro corte.

    Apesar de ser contra o modelo economico do eucalipto da industria do papel, nao sou 100% contra a sua utilizaçao. Nunca poderia era ocupar os hectares que ocupa actualmente. Uma taxa de ocupaçao de 15 ou 20% da nossa floresta por exemplo.
    Hoje começamos o IC8 na Figueira da Foz até Castelo branco e 90% da floresta é eucalipto devido à estrada ser um meio de comunicaçao directo entre a fabrica do papel e o "pinhal interior".
    Agora, um particular com 5000 m2 de eucalipto permite tirar rentabilidade para tratar depois dos outros 35 000 m2 de floresta autoctone.

    é um pequeno sacrificio para um bem maior.

    Qualquer das maneiras, eu no lugar dele nao plantava eucaliptos e arriscava apenas perder uns fins de semana a cuidar da floresta. Em ultimo caso o terreno pertence a um privado e sera ele a gerir o seu terreno como quiser.



    40 mil metros com arvores de fruto? Se alguma doença atacar, la vai ele meter 3 dias de ferias a sulfatar as maças para nao perder as arvores.

    E depois quem apanha a fruta em 40 mil metros? Ou paga a algum "negro" ou deixa para os melros comerem.

    E se vier um verao escaldante que é preciso ir la regar as arvores? La se vao mais 3 dias de férias para as regar.

    So se mete em arvores de fruto quem tiver tempo ou pensar fazer isso da vida.
    Concordam com este comentário: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  18.  # 18

    Colocado por: Nostradamuspinheiro manso

    O pinhão vale ouro.
  19.  # 19

    Colocado por: NostradamusEucaliptos


    Numa aldeia que conheço plantam apenas para "segurar" terras de caminhos em zonas de declive. Há outras espécies vegetais endógenas que pudessem fazer o mesmo efeito?
  20.  # 20

    há mais árvores que dão flor sem serem de fruto... eu não sei são os nomes... e não seria exactamente uma floresta, seria mais um jardim gigante ;)

    tirem o som e ponha a velocidade x2:
    https://www.youtube.com/watch?v=rq0BRilAqqY

    não é giro?!?

    e ele tem um dia por semana, já plantou 150... eu ofereço-me para ir plantar, se for preciso, se puder!
 
0.0226 seg. NEW