Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

2.  # 2

3.  # 3

Colocado por: antonylemosdá e é um cultivo tão viável como qq outro... mais do que qq outro.
    Concordam com este comentário:m.aur.eira

Nunca consumi.

Acho uma hipocrisia poder-se consumir mas não plantar e comercializar.
  4.  # 4

Colocado por: m.aur.eira

essa também é uma boa ideia!

Por acaso acho que uma excelente ideia, há uns 12/15 anos qd participava ativamente no associativismo da terra (Associação e IPSS) tive a mesma ideia, num terreno fazer um género de lar deste com mini hortas e pomar e, em conjunto colocar uma creche. Acho q resultaria numa simbiose interessante, de iteração entre crianças, idosos e campo. Os as crianças poderiam aprender algumas coisas com os mais idosos, e estes ganhar alegria no seu dia a dia.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  5.  # 5

Colocado por: NTORION

Por acaso acho que uma excelente ideia, há uns 12/15 anos qd participava ativamente no associativismo da terra (Associação e IPSS) tive a mesma ideia, num terreno fazer um género de lar deste com mini hortas e pomar e, em conjunto colocar uma creche. Acho q resultaria numa simbiose interessante, de iteração entre crianças, idosos e campo. Os as crianças poderiam aprender algumas coisas com os mais idosos, e estes ganhar alegria no seu dia a dia.

eu tenho essa mesma ideia e outras há mais de 20 anos!! cheguei até a desenhar um rabisco de projecto... mas infelizmente, não tenho capital suficiente.
  6.  # 6

Colocado por: Nostradamus

O eucalipto é capaz de ser a pior especie para segurar terras. Raizes profundas e pouco largas ao contrario do pinheiro manso, por exemplo, que tem raizes pouco profundas e largas.

Entre Viseu e Coimbra o IP3 ta todo minado de eucaliptos nas encostas e como é sabido, esta agora a fazer 1 ano que houve umas belas movimentaçoes de terra naquelas barreiras. As raizes nao seguram as terras e ainda tem o efeito destrutivo de abrir fendas nas rochas ao penetrar cada vez mais no solo.

E o resultado nao podia ser melhor:

https://www.google.pt/maps/@40.276161,-8.2754903,3a,75y,348.78h,111.35t/data=!3m6!1e1!3m4!1skEZWnLBBeChsQwrGIFUI-Q!2e0!7i16384!8i8192

https://www.google.pt/maps/@40.2768745,-8.274521,3a,75y,317.18h,106.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sAwit-aAttZROOTfkJ8qtiQ!2e0!7i16384!8i8192

https://www.google.pt/maps/@40.3309685,-8.2286052,3a,75y,226.34h,109.76t/data=!3m6!1e1!3m4!1srlBnCYeMC4D-LjKHzu-VpA!2e0!7i16384!8i8192

Agora andam a betonar a encosta toda, fica mais lindo.

Ornamento do territorio feito por pessoas sem a minima noçao ambiental e de silvicultura.
      Screenshot_20201230_135553.jpg
  7.  # 7

Colocado por: NostradamusQue tipo de rentabilidade é pretendida? Um corte ja daqui a 10 anos? 20, 40?

Tendo 23 anos, eu arriscaria a pés juntos qualquer tipo de arvore nobre do tipo carvalho, pode ser um excelente plano de reforma. Quando tiver 60 anos podeis cortar a lenha e comprar aquele Ferrari que sempre foi desejado.

Vai dar algum trabalinho nos primeiros anos, até as arvores começarem a ter alguma copa e por consequencia evitarem o aparecimento de vegetaçao rasteira. Nao é um trabalho exaustivo, diria 6 em 6 meses perder um fim de semana e ir la com um tractor. Se nao houver tractor, ou alguem que empreste um, entao 4 hectares é um verdadeiro pesadelo a cuidar usado apenas as unhas.

Ha quem esteja também a apostar em castanheiros para venda do fruto. Mas isso ja requer uma logistica diferente e os amigos do alheio gostam de la ir apanhar. Vai depender se os terrenos sao relativamente proximos de habitaçoes ou estradas alcatroadas.

Eucaliptos também é rentabilidade garantida a curto prazo. Mas é triste se optar por esta opçao. A diferença começa com a malta jovem a plantar algo diferente, ja que os mais velhos nao mudam de habitos.

Esqueça a ideia do parque. Isso é ideias romanticas para os hippies no meio de Lisboa. A malta do meio rural prefere fazer batidas directamente nos caminhos de terra de forma gratuita e ver os bosques selvagens à volta.

A ideia que tinha antes de abrir este tópico seria um retorno em 15-20 anos em um hectare, e nos restantes 3 hectares um retorno a longo prazo, 30-40 anos.

Trator e todo o material necessário tenho... e gosto e sempre que tenho tempo gosto de pegar e ir fazendo alguma coisa nem que seja só para desanuviar um pouco...

Eucaliptos não pretendo, não faz parte da nossa floresta, alias um desses terrenos tinha alguns eucaliptos, e apesar de legalmente (se não estou em erro) ser possível continuar essa exploração, vendi as arvores e queria optar por algo nosso...

A ideia romantica nunca a levei a sério como é obvio ahah insustentável em todas as formas que se possam imaginar
  8.  # 8

Colocado por: Nostradamus40 mil metros com arvores de fruto? Se alguma doença atacar, la vai ele meter 3 dias de ferias a sulfatar as maças para nao perder as arvores.

E depois quem apanha a fruta em 40 mil metros? Ou paga a algum "negro" ou deixa para os melros comerem.

E se vier um verao escaldante que é preciso ir la regar as arvores? La se vao mais 3 dias de férias para as regar.

So se mete em arvores de fruto quem tiver tempo ou pensar fazer isso da vida.

Exato... arvóres de fruto não passa de todo pelo que eu ponderava em fazer, procurava algo que não me fizesse lá perder muito tempo, porque não o tenho, que não me obrigasse a ir lá mais que 2x por mês (tirando no inicio que suponho que seja necessários mais cuidados) que a cada ano que passe menos trabalho me dê inclusive para limpar os terrenos que para mim é algo que não pode faltar, todos os terrenos terão que estar sempre limpinhos e sem risco de ajudar os incendios a lavrar grandes areas...
  9.  # 9

Palhava, essa foto foi de um gajo que queria aproveitar o terreno até ao maximo das estremas.

As raizes estao obviamente por baixo da estrada, e no dia que isso for arrancado, la se vai meia estrada. Tenho as minhas duvidas se ele pode fazer aquilo. Nos meus deixo sempre 1 a 2 metros para passagem de tractores e maquinas com reboque. Ha que ter a cima de tudo bom senso.

Colocado por: miguelmonteiro09A ideia que tinha antes de abrir este tópico seria um retorno em 15-20 anos em um hectare, e nos restantes 3 hectares um retorno a longo prazo, 30-40 anos.

Pinheiro é uma aposta tradicional para algum retorno aos 20 anos. Apesar de os preços variarem imenso. Em ultimo caso da para meter numa lareira e aquecer no inverno. Ganha dinheiro indirectamente.

Daqui a 40 anos pode ser que ja possa fazer um bom corte de carvalho, frances, cerquinho. Agora é fazer uma pequena pesquisa no mercado a ver o que paga melhor.

Ha especies que passam por baixo do nosso radar, e nem ligamos nenhuma...

Ha uns tempos havia a moda da madeira de nogueira e cerejeira. Nem sei se isso ainda tem procura.
  10.  # 10

Colocado por: KduvidasTenho algumas dúvidas entre o título do tópico e o conteúdo da mensagem, por isso coloco as seguintes questões:
    Os seus terrenos são de vocação agrícola ou são apenas rústicos?
    Algum deles, nomeadamente os maiores têm manancial de água?
    São muito distantes uns dos outros?
    Têm rede elétrica perto?

Não me diga que tenciona plantar lenhosas em terrenos agrícolas de 1hectare!?
    Se o seu “projeto” passa por silvicultura é uma coisa. Se essa opção é ditada meramente por falta de tempo e ponderaria uma opção de manter como área de cultivo e as terras trabalhadas, tem opções culturais muito mais rentáveis e que encaixam no seu perfil de disponibilidade de tempo.
    É pena os seus terrenos serem em Viseu, caso contrário teria uma proposta de sociedade para lhe propor.
    Negócio seguro, bastante rentável a médio prazo e pouco investimento em tempo da sua parte.
    Mas Viseu realmente fica relativamente fora do meu radar🤨

Vocação agricula, sim. Todos têm boas fontes de agua, e todos perto de eletricidade, sim

Que ideias tem? partilhe-as ahaha
  11.  # 11

Colocado por: kolchakSe tiver acesso a capital
    https://www.dnoticias.pt/2020/12/22/243817-uma-aldeia-resort-para-quem-se-recusa-a-ir-para-um-lar/?utm_source=facebook&utm_medium=facebook&fbclid=IwAR3HIp8ohn24lMv6xtfViUJEpByDLRtp1aGqlf1VjBIESWV2NBcaG9t1C-8#

Seria de facto algo interessante de se fazer, no entanto o capital para investir seria mais alto do que eu estaria disposto a abdicar neste momento...
  12.  # 12

Colocado por: Nostradamusgajo que queria aproveitar o terreno até ao maximo das estremas.

Talvez.
    Mas não há mais eucaliptos na propriedade a não ser ali em que o declive é a pique e o caminho teria tendência em resvalar.
  13.  # 13

Colocado por: NostradamusDaqui a 40 anos pode ser que ja possa fazer um bom corte de carvalho, frances, cerquinho. Agora é fazer uma pequena pesquisa no mercado a ver o que paga melhor.

Sim claro, eu tenho feito pesquisa no entanto e apesar de eu gostar de campo e agricultura, não me sinto conhecedor o suficiente para conseguir optar apenas pelas ideias que tenho (leia-se tinha) ainda por cima sendo engenheiro quero rentabilizar os terrenos da melhor forma, e aí existe pouca informação, ou eu não encontrei... Devia existir uma tabela com o crescimento médio de cada espécie, assim como quantas toneladas de madeira dá ao fim de cada 'x' anos e a possivel rentabilidade ahahah

não sei se existe algum local que achem que valerá a pena procurar, se existe algum departamento ligado ministério da agrícultura (?) que poderá disponibilizar alguma informação ou aconselhamento
  14.  # 14

Há uns tempos ouvi uma entrevista na rádio de um jovem empreendedor de Mação, salvo erro, que investiu em hectares de limão.
    É bombeiro e agricultor,vai mantendo as duas actividades até a produção dar lucro.
  15.  # 15

Colocado por: miguelmonteiro09

Vocação agricula, sim. Todos têm boas fontes de agua, e todos perto de eletricidade, sim

Que ideias tem? partilhe-as ahaha
    Agora que respondeu às questões, já posso responder. O fruto é o limão.
    A minha zona é a metropolitana do Porto.

O que você tem e não sabe o que lhe há-de fazer, por aqui escasseia.
    As particularidades da cultura são simples de assimilar. O conceito do negócio é algo que só abordado em concreto e pessoalmente.
  16.  # 16

Sendo o limão um Citrino, penso que necessita de muitos cuidados.
    Por exemplo este ano com a Psila foi uma desgraça
  17.  # 17

Colocado por: lmcaetSendo o limão um Citrino, penso que necessita de muitos cuidados.
    Por exemplo este ano com a Psila foi uma desgraça
    É produtor? Conhece bem a cultura? Isso é o dogma dos manuais a funcionar. A prática é bastante diferente da teoria, a começar pelos custos na apanha e gestão do fruto na árvore.
    Por isso é que de país produtor, autosuficiemte e exportador que poderíamos ser, somos dependentes de outros em 90% e importamos a baixa qualidade produzida por europeus (Espanha/Itália) e América Latina (Argentina/Perú) a preços absurdos.

Enfim somos campeões proporcionais na pasta de papel com o eucaliptal. É o que temos, porque é o que queremos ter☹️
    • lmcaet
    • 30 dezembro 2020 editado

# 18

Quais manuais?
    Este ano a Psila foi um flagelo.
    Meu pai de dois limoeiros ficou-lhe um.
    O meu consegui salva-lo com dois tratamentos, mas logo a seguir foi atacado pela lagarta mineira. Mais dois tratamentos sem qualquer melhoria, mas a árvore não morreu.
    Isto de abril até setembro.
    Quanto ao laranjal do meu pai, cerca de 20 laranjeiras, tivemos que desistir a favor da Psila, tal foi o ataque. Os custos dos tratamentos e o trabalho associado não eram comportáveis.
    Esperemos que as futuras geadas matem a praga, e que as laranjeiras se salvem.
  18.  # 19

gente de sonhos curtos...

obrigada Palhava pelo link do Paraíso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  19.  # 20

0.0266 seg. NEW