Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos
    Sou novo nestas andancas e agradeco desde ja a vossa paciencia caso algo nao se passe
    Da melhor maneira.
    Pretendo comprar uma pequena quintinha e pensava utilizar uma parte do terreno
    (+-1000 a 1500 m2) para pomar e horta sendo o restante , zona habitacional/lazer (+-1000/1200 m2)
    E o que sobra um pequeno Bosque.
    O terreno é sobre o comprido e inclinado estando a casa no extremo mais alto , pensava por o bosque
    No extremo oposto deixando a zona produtiva no meio.
    O meu pedido de ajuda e : que tipo de árvores plantar no bosque (crescimento mais rápido , e utilidade/ lenha etc)
    E como organizar o pomar e horta em permacultura.
    Obrigado
  2.  # 2

    e tem água no terreno?

    não consegue ter uma horta e um pomar sem água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo64
  3.  # 3

    Sim , existem 2 poços e furo para serviço doméstico
  4.  # 4

    Colocado por: Paulo64Sim , existem 2 poços e furo para serviço doméstico


    para consumo próprio uma horta com 100m2 chega e sobra. Por isso tem ai terreno que chega e sobra.

    Se tem água eu fazia uma zona de citrinos (laranjas, marroquinas, etc) mas tb colocava alguns pés de pessegueiros, pera rocha, maçãs.

    não sei se fazia o bosque ou dava preferência a outros tipos de árvores como nogueiras, amendoeiras, cerejeiras, nespereiras.

    mas isto das árvores depende muito da zona. umas dão-se bem outras não.

    se não tiver oliveiras no terreno, punha tb meia duzia para ter algum azeite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo64
  5.  # 5

    Tinha pensado em canteiros elevados para a horta 250/400 m2 e o resto para os 1000/1500 m2 o pomar , com esse espaço
    Será suficiente ?

    Colocado por: pauloagsantos

    para consumo próprio uma horta com 100m2 chega e sobra. Por isso tem ai terreno que chega e sobra.

    Se tem água eu fazia uma zona de citrinos (laranjas, marroquinas, etc) mas tb colocava alguns pés de pessegueiros, pera rocha, maçãs.

    não sei se fazia o bosque ou dava preferência a outros tipos de árvores como nogueiras, amendoeiras, cerejeiras, nespereiras.

    mas isto das árvores depende muito da zona. umas dão-se bem outras não.

    se não tiver oliveiras no terreno, punha tb meia duzia para ter algum azeite.
  6.  # 6

    O disign (permacultura) do terreno/ otimização é que me faz medo 😅
    Erros custam demasiado tempo e dinheiro.
    O pomar colocaria entre a casa e a horta ou entre a horta e a casa ,
    E o pequeno galinheiro? (Máximo 5 galinhas,apenas interessam os ovos e o trabalho)
  7.  # 7

    não tem um rabisco do terreno com a exposição solar?
  8.  # 8

    Mas posso adiantar que os lados são norte/sul quase perfeito assim como os extremos este/oeste
  9.  # 9

    Está entre as 2 sebes/linhas de árvores e ou arbustos
      31E5D2CF-3471-466A-935D-10FE85D95360.png
  10.  # 10

    Colocado por: Paulo64Está entre as 2 sebes/linhas de árvores e ou arbustos
      31E5D2CF-3471-466A-935D-10FE85D95360.png

    Que bonita paisagem!
  11.  # 11

    Colocado por: Paulo64Está entre as 2 sebes/linhas de árvores e ou arbustos
      31E5D2CF-3471-466A-935D-10FE85D95360.png


    A foto, como se vê está como norte à direia e sul à esquerda? Nascente onde esta o fotografo e poente o oposto?

    A norte colocaria sempre algumas arvores perenes, Pinheiro, loureiro, Nespera, oliveira, são resistentes e podem fazer algum abrigo... além de n fazerem sombra às restantes. Se n for possível a colocação a norte, coloque-as na extrema mais baixa, por causa da sombra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo64
  12.  # 12

    Exatamente, norte/dta . Sul/esq.
    Ao fundo é onde pretendia plantar o pequeno bosque.
    Sobre permacultura tenho lido algumas coisas e na parte
    Do disign no terreno que ando às aranhas
  13.  # 13

    Há muitos vídeos no YouTube sobre permacultura e afins. Um dos mais "educativos" que vi foi este:
    https://youtu.be/uA4O5mYP9RI

    (Não é especificamente sobre permacultura, mas para mim é muito bom para quem está a dar os primeiros passos na ocupação de um terreno)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira, Paulo64
  14.  # 14

    Fvicente
    Vídeos em inglês francês ou espanhol não há problema
    Falo bem os 3 idiomas
 
0.0178 seg. NEW