Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Agradecia muito se alguém me pudesse esclarecer uma questão: a minha garagem, que fica por baixo da habitação, tem um portão seccionado que queria alargar. No entanto, ao abrir a parede informaram-me que tal não era possível porque existia um pilar (ou viga?) e não era possível mexer. Isto soou-me muito estranho porque quando olho para a planta de estabilidade da casa, a localização do pilar não deve ser aquela...

    Eu não tenho uma foto do local real, mas arranjei uma mais ou menos ilustrativa que vou anexar e marquei:

    1 - a localização onde acredito que esteja o pilar (acreditando na planta de estabilidade)
    2 - a parte que queria abrir e que me dizem que não dá

    Obviamente eu não vou avançar com nada sem procurar apoio especializado de um arquiteto ou engenheiro, mas nesta fase só queria mesmo validar para saber se vale a pena seguir ou não.

    Sendo assim, a minha questão é: faz sentido a existencia de 2 pilares contíguos, lado a lado? Ou aquilo é algo adicional que foi lá colocado para suportar a existência do portão seccionado (se é que isso costuma fazer-se)

    E se realmente aquele pilar é só de apoio ao portão, então posso "acabar com ele" e encostar o novo portão ao pilar (ao que acredito mesmo que é pilar? Ou isso pode ser perigoso para a estabilidade da casa?

    Agradeço desde já pela ajuda.
      Screenshot at Dec 30 14-32-26.png
  2.  # 2

    Em principio o pilar deve estar na posição 2.
    se tiver um berbequim pode fazer um pequeno furo e perceber se ali há betão ou não
  3.  # 3

    Os pilares, não são de apoio ao portão. São de suporte da edificação.
  4.  # 4

    Fotos ilustrativas, para o seu caso pouco servem. Pode ter um pilar junto à ombreira do portão, ou não. O ideal é sondar.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaEm principio o pilar deve estar na posição 2.
    se tiver um berbequim pode fazer um pequeno furo e perceber se ali há betão ou não


    Obrigada pela sua ajuda! :)

    Mas então faria sentido colocarem o pilar de apoio à casa desalhinhado dos outros? Já fizemos um furo (superficial) e de facto é betão, e não tijolo, como no resto da casa. No entanto como não está em linha com restantes, nasce daí a minha dúvida. Porque se ele estivesse em linha com os restantes (e de acordo com o que está na planta), estaria mesmo na posição 1...
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasOs pilares, não são de apoio ao portão. São de suporte da edificação.


    Obrigada pela ajuda! :)

    Sim, essa parte eu sei. Mas tal como mencionei no meu comentário anterior, estranho que este esteja "desalinhado" dos outros. Por isso pensei que fosse um pilar de apoio extra ao portão, se é que isso se costuma fazer...não sei...
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasFotos ilustrativas, para o seu caso pouco servem. Pode ter um pilar junto à ombreira do portão, ou não. O ideal é sondar.


    Tem razão nessa parte. Se calhar vou pedir para me tirarem pelo menos uma foto do interior, que se calhar até é mais ilustrativo. Porque os pilares de apoio da laje são visíveis no teto (ficaram de fora de estrutura)e por isso eu consigo vê-los. E é por isso que digo que este pilar, a existir, está desalinhado.

    Obrigada.
  8.  # 8

    Carina, nos não somos adivinhos e muitas vezes, nas obras, fazem-se coisas que não são pela lógica...
  9.  # 9

    Colocado por: CarinaME é por isso que digo que este pilar, a existir, está desalinhado.

    O que tem ali pode não ser um pilar estrutural mas uma espécie de pilar que serve de ombreira ao portão
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 10

    A garagem só tem a largura do portão (mais ou menos)?
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasCarina, nos não somos adivinhos e muitas vezes, nas obras, fazem-se coisas que não são pela lógica...


    Pois, pois, eu imagino que sim! E claro que não estou à espera que saibam exatamente o que lá está. Se calhar nem indo ao local, quanto mais à distância! A ideia era tentar perceber como as coisas funcionam (pelo menos na teoria) e mediante isso chamar alguém que me valide essa questão. Para saber se vale a pena ou se mais vale pensar já noutra coisa.
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    O que tem ali pode não ser um pilar estrutural mas uma espécie de pilar que serve de ombreira ao portão
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Pois, esse foi o meu raciocínio. Mas se assim for, posso mexer nele sem problema, certo? Porque não faz parte da estrutura da casa.
  13.  # 13

    Por dentro, junto à esquina da ombreira do portão com a padieira, parta o reboco para perceber o que existe ali.
    Na zona onde eventualmente deveria estar o pilar, tente perceber se está mesmo.
    Tudo é possível, o custo da intervenção é que pode não lhe agradar
  14.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesA garagem só tem a largura do portão (mais ou menos)?


    Olá Vitor,

    Não. É bem maior. Ocupa toda a casa, mas só tem um portão à esquerda e uma janela à direita. Supostamente a meio estaria então o pilar de sustentação da casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 15

    Não consegue colocar cá uma foto da vista de rua do Google Maps por exemplo? Um print com nomes de ruas censurado para proteger a sua privacidade.
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilvaPor dentro, junto à esquina da ombreira do portão com a padieira, parta o reboco para perceber o que existe ali.
    Na zona onde eventualmente deveria estar o pilar, tente perceber se está mesmo.
    Tudo é possível, o custo da intervenção é que pode não lhe agradar


    Eu vou pedir fotos do lado de dentro da casa. Acho que vai ser mais fácil para perceber, até porque dá para ver o pilar em cima.

    Pois, eu não quero de todo mexer na estrutura da casa. Isto era suposto ser simplesmente alargar uns 30/35 cm para tornar o portão maior, até à zona onde, pelas minhas contas, estava o pilar, e já que vou ter que trocar o portão e vou. Mas por aí não vale o custo de uma intervenção estrutural, de modo algum. Se não for pilar de sustentação da casa, mas sim do portão e der para mexer, muito bem. Senão não se mexe e fica como está.

    Obrigada!
  17.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão consegue colocar cá uma foto da vista de rua do Google Maps por exemplo? Um print com nomes de ruas censurado para proteger a sua privacidade.


    Realmente! Não me tinha lembrado disso! Cá vai a foto da casa! Marquei a vermelho aquilo que acredito que seja o pilar (com 40 cm) e a ideia era aproveitar mais aqueles 30 que estão ali à esquerda da marcação a vermelho.
      Screenshot at Dec 30 16-25-33.png
  18.  # 18

    Colocado por: CarinaM

    Realmente! Não me tinha lembrado disso! Cá vai a foto da casa! Marquei a vermelho aquilo que acredito que seja o pilar (com 40 cm) e a ideia era aproveitar mais aqueles 30 que estão ali à esquerda da marcação a vermelho.
      Screenshot at Dec 30 16-25-33.png


    Não consigo mostrar até baixo porque tem um muro na frente! :)
  19.  # 19

    Isso são casas geminadas?
    Certamente que os pilares estão junto às paredes divisórias de cada fração
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilvaIsso são casas geminadas?
    Certamente que os pilares estão junto às paredes divisórias de cada fração


    Não, é uma casa só. A janela que vê também faz parte da garagem. Mas os pilares estão no meio. Aliás, existe um no meio da garagem até. Não faço ideia porque fizeram assim, não dá jeito nenhum ali. Mas enfim, o que está feito, feito está.
 
0.0215 seg. NEW