Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, sou um seguidor do fórum há bastante tempo mas até agora era apenas um curioso.

    Hoje venho pedir a vossa ajuda para me darem dicas para remodelar a escadaria cá em casa.
    A escada não tem corrimão no primeiro lanço, queria colocar um e aproveitar para actualizar, acho os corrimões existentes um pouco ultrapassados.Talvez em inox?

    Além disso, também pensei colocar vidro no primeiro lanço e patamar para resguardar quem está na sala (a escada vai até ao segundo andar e o topo das escadas tem mais 2 metros que o pé direito do segundo andar) porque se sente o ar mais frio vindo de lá.

    Antes de pedir orçamentos gostava que, se possível, me dessem dicas.
      IMG_20201230_231122.jpg
  2.  # 2

    Inox fica um bocado piroso...
    Esse pavimento mais claro é que não dá com nada.

    Refazer com madeira idêntica, mas com perfil simples sem rocococs...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasInox fica um bocado piroso...
    Esse pavimento mais claro é que não dá com nada.

    Refazer com madeira idêntica, mas com perfil simples sem rocococs...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rufio



    Obrigado pela resposta.
    O pavimento mais claro foi escolha do anterior proprietário da casa mas a foto também não ajuda porque a escada não está muito iluminada ao contrário do chão.
    Então no seu entender, um corrimão mais simples da mesma cor é a solução?
    E sobre a colocação do vidro para resguardar a escada? É uma boa opção?

    Obrigado
  4.  # 4

    Eu gosto das suas escadas assim, inclusive do contraste entre pavimento e carpintaria.
    Já pensou em pintar o corrimão para aligeirar, ao invés de substituir?!
    Pessoalmente não gosto de ver inox ou vidro em corrimões.
  5.  # 5

    Colocado por: Ana_DadoEu gosto das suas escadas assim, inclusive do contraste entre pavimento e carpintaria.
    Já pensou em pintar o corrimão para aligeirar, ao invés de substituir?!
    Pessoalmente não gosto de ver inox ou vidro em corrimões.



    Já pensei em pintar o corrimão, até tirei um print no tópico aqui no fórum de uma imagem que gostei (já não encontro o tópico).

    Ainda assim, preciso de acrescentar um corrimão no primeiro lanço de escada. A mim não me faz confusão mas já custa à minha sogra subir e descer as escadas sem se encostar à parede.
    Solução mais estética será ligar ao corrimão do primeiro patamar certo? Fixar na parede não ficará bem pois não?

    Sobre o vidro, não é tão importante como o corrimão mas queria aproveitar para tentar resolver o problema da diferença de temperatura já que a altura da escadaria é grande demais.
    • Rufio
    • 1 janeiro 2021 editado

     # 6

    Estou a tentar inserir o print mas está a dar erro
    "Encontrámos alguns problemas
    An error occured while creating a new attachment folder. Check your upload path permissions"
  6.  # 7

    Ao prolongar o corrimão da escada no mesmo estilo, na minha opinião, vai torná-la mais “pesada”.
    Talvez não fosse descabido, como diz, colocar algo numa linha mais simples na parede.
    Espreite por inspiração no Pinterest, às vezes encontram-se uma ideias giras.
  7.  # 8

    Colocado por: RufioEstou a tentar inserir o print mas está a dar erro
    "Encontrámos alguns problemas
    An error occured while creating a new attachment folder. Check your upload path permissions"

    Consegue colocar o link do tópico?
  8.  # 9

    Não encontro o tópico de onde tirei a foto.
    • Rufio
    • 2 janeiro 2021 editado

     # 10

    É esta a foto
      IMG_20210102_202236.png
  9.  # 11

    honestamente, gosto mais das suas escadas como estão. a fechar, também seria em vidro apoiado nas escadas, do lado de fora do corrimão. nesse primeiro lanço, colocaria um corrimão, igual aos que tem, preso à parede.
    Concordam com este comentário: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  10.  # 12

    Tenho uma situação similar para resolver no que respeita ao vão, não obstante tenho um pilar em pedra na prumada do patamar para o degrau e outro no primeiro degrau ou seja no fundo das escadas. A madeira é clara (freixo) logo pouco contrasta com o granito que é cinza claro.
    A opção que escolhi para vedar esses vãos é aplicação de acrílico cristal de 12mm, a peça maior acompanhando o recorte dos degraus e pousando literalmente em cima destes e ladeado pelos pilares.
    O meu primeiro instinto também foi o vidro, mas os recortes impossibilitam a execução pois além de fragilizar a peça tornaria o preço exorbitante. Chapar uma peça à parede de cima a baixo sem os recortes não era opção devido à estética, limpeza, funcionalidade, etc...
    O seu pé direito é de certeza maior do que o meu, por isso quanto maior o vão maior a “dor de cabeça “ neste caso.

    Perante o seu caso, eu arriscaria uma solução semelhante em 2 peças (1 para o patamar outra para a escadaria). Como fazer a transição e o fecho? Optaria por não colocar nada porque a ancoragem é feita em cima e em baixo, não nas laterais!
    É uma ideia. Pense nisso.
    Uma solução destas não lhe deve ultrapassar os 1.500€ com material e aplicação.

    Em vidro, ocorre-me que poderia colocar uma peça só com um corte em linha encostada aos degraus. Tipo um esquadro de ângulo recto invertido. Teria na mesma que fazer 2 peças (uma delas para o patamar), mas era capaz de ficar interessante. Mesmo com aquelas fixações modernas em inox acho que não iria chocar muito e era capaz de ficar interessante.
    Os custos em vidro temperado devem rondar a mesma coisa.

    Quanto ao corrimão, não tem nada que pensar. O correto e funcional é fazer a continuidade do de cima preso à parede. Quanto à estética não terá grande alternativa senão manter o estilo.

    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rufio
  11.  # 13

    @Kduvidas obrigado pela ajuda, não tinha pensado no acrílico. Quais as vantagens para além dos recortes relativamente ao vidro?

    Acho que o corrimão na parede não ficará bem para ser funcional. Fiz um esquema para se perceber melhor.

    E se retirar o corrimão do patamar e colocar vidro/acrílico com o corrimão directamente aplicado?
      IMG_20210103_105705.jpg
  12.  # 14

    No meu caso o acrílico é a única alternativa. Para lá da flexibilidade de utilização não vejo mais vantagens.
    Já na questão do corrimão, não aconselho fixar nada à separação pois vai fragilizá-la. Por outro lado, parece-me mais natural é muito mais segura a sequência fixa na parede.
 
0.0198 seg. NEW