Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite acabei de adquirir um terreno
    em Matosinhos.
    O terreno tem 300m2, por piso poderei construir cerca de 85m2 por piso queria construir res de chão +1 andar será possível construir pelo valor de 150000 € ou é complicado, pois ainda não tenho projecto obrigado por toda ajuda possível
  2.  # 2

    Boa noite Jorge,
    Vão todos refilar consigo, porque a variável é muito grande, então eu vim preparar caminho :o)
    Consta que a construção anda numa média estimada de 1000€ por m2, que é mais ou menos um valor consensual aqui no fórum.
    Há quem, construindo talvez em sítios muito recônditos, ou com adjudicação directa (eu não aconselho, é a minha opinião apenas) teime em fazê-lo por 650€ o m2. Eu duvido, muito sinceramente, que contas todas feitas se consiga tal, porque não conheço caso bom que possa servir de exemplo por este valor.
    Eu diria que um valor realista, e pela minha experiência, do que vou assistindo, será realmente entre os 1000€ e os 1200€ o m2. Para os seus 170m2.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  3.  # 3

    No entanto, quase me esquecia, temos um exemplo no fórum de um arquitecto construíu no Porto por 100mil€
    O tópico da construção é este
    https://forumdacasa.com/discussion/52536/1/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/
  4.  # 4

    Colocado por: Jorge Ribeiroou é complicado


    construir é sempre complicado, independentemente da área a construir e do dinheiro disponível.

    150k é um orçamento curto para 170m2. mas vai construir 85m2 no R/C e 85m2 no 1ºpiso?

    se construir menos área no 1º piso, por exemplo apenas 65m2, já estamos a falar de 150m2 de construção, mais próximo dos 1000€ o m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Ribeiro
  5.  # 5

    Conte com a média do fórum, 1000eur/m2+iva sem arranjos exteriores. Se sobrar óptimo, melhor do que faltar e não acabar a obra.

    Não se esqueça que precisa de ter em consideração custos com projetos, licenças e taxas e taxinhas que vai deixando em câmaras e entidades afins.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  6.  # 6

    Colocado por: Jorge RibeiroBoa noite acabei de adquirir um terreno
    em Matosinhos.
    O terreno tem 300m2, por piso poderei construir cerca de 85m2 por piso queria construir res de chão +1 andar será possível construir pelo valor de 150000 € ou é complicado, pois ainda não tenho projecto obrigado por toda ajuda possível


    Tenho um colega meu que vai agora iniciar construção de moradia em Setúbal. Terreno (custou 85k) + Moradia de 144m2 vai-lhe ficar tudo por volta dos 260k. Fica à volta do 1200€/m2.
  7.  # 7

    Colocado por: Jorge Ribeiroserá possível construir pelo valor de 150000 € ou é complicado,


    Olá, ambas estão correctas. É possível e é complicado. Talvez seja demasiado construir os 85m2 x 2 pisos, talvez tenha que considerar algo mais pequeno. Depende muito do seu terreno também, como e onde é. Como poderá adivinhar o custo de construir em Matosinhos Sul ou em Lavra não é o mesmo.

    Se tiver interesse numa cotação para os projectos, pode enviar-me email com mais informações para o [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Ribeiro
  8.  # 8

    Jorge, se o seu desejo e objetivo é construir os 170m2 que o terreno permite (o que é perfeitamente lúcido), siga a sua intuição.
    O post #2 da CMartin espelha na perfeição a realidade que vai encontrar, bem como a achega do Fredcunha.
    Isto para dizer que partilho das mesmas opiniões, portanto esteja preparado para mais 50k acima do que ajuizou inicialmente.
    Bom projeto👍
  9.  # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, ambas estão correctas. É possível e é complicado. Talvez seja demasiado construir os 85m2 x 2 pisos, talvez tenha que considerar algo mais pequeno. Depende muito do seu terreno também, como e onde é. Como poderá adivinhar o custo de construir em Matosinhos Sul ou em Lavra não é o mesmo.

    Se tiver interesse numa cotação para os projectos, pode enviar-me email com mais informações para o [email protected]


    É isto que me faz confusão, porque raio é mais caro construir 10 kms ao lado? De certeza que não é pelo custo dos materiais, e se o empreiteiro morar mais perto de Lavra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Ribeiro
  10.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ isto que me faz confusão, porque raio é mais caro construir 10 kms ao lado? De certeza que não é pelo custo dos materiais, e se o empreiteiro morar mais perto de Lavra?


    Por pura lógica.
    Uma obra numa zona mais densa, tende a complicar a chegada/saída à obra, o estacionamento ou parquímetros, as ocupações de via, as multas, as montagens desmontagens de gruas, andaimes, etc... Mais semáforos, maior trânsito, mais vizinhos, mais denúncias, mais fiscais camarários, menos área de estaleiro e armazenagem, maior numero de "entregas" etc, etc... Já numa zona menos densa, há o inconveniente com os ramais de ligação, por exemplo.

    Por vezes só consideramos o preço das coisas ao vê-las na loja, mas esquece-se o transporte, a montagem, os "imprevistos", etc.

    Não sei se percebeu, mas acho mais barato construir em Lavra, que em Matosinhos Sul por exemplo.
    Também porque, em teoria, quem tem terreno numa zona mais nobre, terá maior capacidade de pagar mais caro, aguentando com estes tais "imprevistos".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Ribeiro
  11.  # 11

    Obrigado pelas dicas que vão dando, pois ainda tenho pouca informação do que irei tentar fazer, mas no entanto vou colocando por aqui algumas anotações por exemplo o terreno fica no loteamento perto do pavilhão dos congressos Matosinhos (estádio Leixões) perto já agora projecto chave na mão vocês aconselham, e alguém de confiança conhecem? Obrigado e um Bom Ano Novo
  12.  # 12

    Fuja de chave na mão !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Ribeiro
 
0.0187 seg. NEW